ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM DUAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE EM UM MUNICÍPIO DO RIO GRANDE DO NORTE: UM CONTATO HUMANIZADO

Autores

  • Marcello Barbosa Otoni Gonçalves Guedes UFRN/FACISA
  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho UFRN/FACISA
  • Helder Viana Pinheiro UFRN/FACISA
  • Johnnatas Mikael Lopes UFRN/FACISA
  • Clécio Gabriel Souza UFRN/FACISA

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Sistema Único de Saúde, Centros de Saúde

Resumo

Introdução: A busca pela qualidade de vida e por um paciente ativo permeou as realidades fisioterapêuticas em todos os aspectos. Ainda, a promoção e a prevenção deixaram de ser coadjuvantes e adentraram fielmente nos atendimentos de base da fisioterapia na atenção primária. Visto isso, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vividas por graduandos e professores de graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/FACISA) na disciplina aplicada de Atenção Fisioterapêutica em Cardiologia e Pneumologia e ainda de promover o enfoque da fisioterapia na vida da comunidade. Desenvolvimento: as atividades foram realizadas na escola, com professores (motivacional e dinamizado) e estudantes (lúdico e participativo), e na unidade básica de saúde na sala de espera (palestras educativas) e com os agentes comunitários de saúde (capacitação e importância do trabalho em grupo). Ainda foram realizadas atividades em praça pública (prática de pressão arterial e glicemia) e promovidos atendimentos domiciliares ao longo da disciplina. Conclusão: a fisioterapia se insere integralmente na atenção básica com políticas principais de promoção de qualidade de vida e prevenção de agravos. Para tanto, faz-se necessário um atendimento humanizado e global, garantindo todos os pilares de construção do SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Barbosa Otoni Gonçalves Guedes, UFRN/FACISA

Fisioterapeuta pela UFVJM, Mestre em Ciências da Saúde pelo IPSEMG, Doutorando em Saúde Coletiva pela UFRN, Professor de Fisioterapia da UFRN/FACISA e do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN.

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, UFRN/FACISA

Fisioterapeuta pela UFRN/FACISA

Helder Viana Pinheiro, UFRN/FACISA

Fisioterapeuta, Mestre em Fisioterapia e Professor da UFRN/FACISA

Johnnatas Mikael Lopes, UFRN/FACISA

Fisioterapeuta, Mestre em Saúde Pública - Epidemiologia Clínica; Professor da UFRN/FACISA

Clécio Gabriel Souza, UFRN/FACISA

Fisioterapeuta, Mestre em Educação Física, Doutorando em Saúde Coletiva pela UFRN, Professor da UFRN/FACISA e Faculdade Estácio de Sá em Natal.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)