ACESSO DOS USUÁRIOS AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS

Autores

  • Maristela Inês Osawa Chagas Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Clarissa de Maria Tomás Farias Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Fiama Kécia Silveira Teófilo Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Atenção Primária a Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Percepção

Resumo

A universalidade e a garantia de acesso por meio dos cuidados primários de saúde têm sido preconizadas em vários países do mundo como forma de se alcançar maior equidade e satisfação das expectativas dos usuários em relação aos serviços de saúde. O estudo objetiva conhecer a percepção dos enfermeiros sobre o acesso aos serviços dispensados aos usuários de um Centro de Saúde da Família (CSF), em Sobral – CE. As informações foram coletadas através de questionário aberto contendo questões referentes à caracterização dos informantes e a percepção dos sujeitos acerca da qualidade do acesso dos usuários aos serviços oferecidos pela Unidade. Para análise recorreu-se a técnica da análise temática cujas informações foram organizadas e discutidas à luz da literatura pertinente. Dentre os principais resultados sobressaem que há deficiência no que diz respeito à demora na marcação de consultas especializadas, a falta constante de medicamento e o número excessivo de famílias distribuídas por equipe multiprofissional. Percebe-se que prevalece a procura por tratamentos menos complexos e que a maioria dos problemas pode ser resolvido na própria unidade de saúde. Fica evidente que os problemas encontrados dificultam e limitam o acesso dos usuários à serviços de saúde de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela Inês Osawa Chagas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Clarissa de Maria Tomás Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Fiama Kécia Silveira Teófilo, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bolsista de iniciação científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Bolsista de iniciação científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-02-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)