PROCESSO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA FAMÍLIA: Revisão da literatura

Autores

  • Lidiege Terra Souza e Gomes Universidade Federal de Alfenas
  • Sinézio Inácio da Silva Júnior Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Trabalho. Equipe de assistência ao paciente. Processos gupais

Resumo

Revisão bibliográfica sobre o processo de trabalho de enfermagem na saúde da família. Foram consultadas as bases de dados LILACS e MedLine em julho de 2012. O objetivo foi identificar produção científica nacional sobre o processo de trabalho em enfermagem na saúde da família; caracterizar as publicações segundo a quantidade, o ano, o periódico, o tipo de estudo e o foco das abordagens; relacionar as abordagens dos textos selecionados em termos de conteúdo e contextualização. Analisaram-se os textos completos de 20 artigos publicados no período de 2000 a 2011. Foi observado que 35% dos artigos foram publicados recentemente em 2011, em periódicos destinados à Enfermagem e Saúde Pública. A maior parte dos textos analisados destaca a identificação de um dos elementos do processo de trabalho em saúde (40%) seguida da caracterização do processo de trabalho (35%), identificação do processo de trabalho em áreas específicas (20%) e as reflexões sobre o processo de trabalho (5%). A leitura crítica e aprofundada dos artigos permitiu sinalizar que a produção científica sobre o processo de trabalho da enfermagem em Saúde da Família no período estudado é escassa, diante da importância dessa temática no contexto da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiege Terra Souza e Gomes, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade José do Rosário Vellano (2010). Especialização em Saúde Pública e Gestão em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2012). Atualmente é mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Atua na linha Gestão em Serviços de Saúde. Bolsista de Pós-graduação da Fundação de Amparo e Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Tem experiência em pesquisas na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho, trabalho de enfermagem, serviços de saúde, acesso á saúde, avaliação em saúde, atenção primária à saúde e rede básica de saúde.

Sinézio Inácio da Silva Júnior, Universidade Federal de Alfenas

Graduado em Farmácia Bioquímica (modalidade alimentos) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2002). Atuou por sete anos em função executiva de governo na área de Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas. Atua no ensino de graduação e pós-graduação na área de saúde coletiva e na pesquisa em saúde coletiva e segurança alimentar e nutricional.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-04-13

Edição

Seção

Artigos de Revisão