A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NO BRASIL

Autores

  • Mayckel da Silva Barreto Universidade Estadual de Maringá e Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari.
  • Regina Lúcia Dalla Torre Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Angélica Pagliarini Waidman Universidade Estadual de Maringá
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Hipertensão, Programas Nacionais de Saúde, Literatura de Revisão

Resumo

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), há décadas é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. O objetivo do estudo foi relatar a trajetória histórica das políticas públicas brasileiras de saúde para o cuidado à HAS. Trata-se de uma revisão integrativa com levantamento de artigos, realizado no mês de junho de 2011, em três bases de dados indexadas: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Após a leitura dos resumos dos 41 artigos localizados verificou-se que apenas 14 se enquadraram nos critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os achados evidenciaram que o Brasil iniciou suas políticas públicas para a HAS no fim da década de 1980 e que modificou seu paradigma assistencial com a implementação do Sistema Único de Saúde e do Programa Saúde da Família. No entanto, apesar de diversas políticas públicas terem sido instauradas, ainda é difícil o diagnóstico precoce, tratamento e controle da HAS na atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayckel da Silva Barreto, Universidade Estadual de Maringá e Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN).

Regina Lúcia Dalla Torre Silva, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Angélica Pagliarini Waidman, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. 

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2014-07-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão