ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA MULHER NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Autores

  • Aline Santos Diniz Universidade Federal de São João Del Rei
  • Mileide Borges Xavier Universidade Federal de São João Del Rei
  • Patícia Pinto Braga Universidade Federal de São João Del Rei
  • Eliete Albano Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João Del Rei

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Saúde da Mulher, Prevenção de Câncer de Colo Uterino, Enfermagem, Acesso aos Serviços de Saúde

Resumo

Trata-se de relato de experiência que descreve uma intervenção com foco na saúde da mulher realizada por discentes de enfermagem, no período de abril a maio de 2012, durante o estágio supervisionado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município do interior de Minas Gerais. A área de abrangência da UBS possui elevado número de mulheres que trabalham em fábricas de confecções, cuja jornada de trabalho coincide com o horário de funcionamento das unidades de atenção primária a que estão adscritas, dificultando o comparecimento para ações de prevenção como o exame preventivo de câncer de colo do útero. Realizou-se uma busca ativa cujo objetivo foi identificar e agendar o exame para mulheres que nunca o realizaram ou que estavam em atraso há mais de três anos. Visitou-se 12 fábricas da área de abrangência nas quais foi divulgada a realização da consulta ginecológica a ser feita no período da noite. De 35 mulheres agendadas, 16 (45,7%) compareceram. Essa intervenção reflete a contribuição da Instituição de Ensino Superior para a comunidade bem como reforça a importância do enfermeiro no contexto da atenção primária por ser capaz de identificar as dificuldades da população e de intervir procurando garantir equidade e acessibilidade nas ações oferecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Santos Diniz, Universidade Federal de São João Del Rei

Discente de Enfermagem. Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ. Divinópolis (MG), Brasil.

Mileide Borges Xavier, Universidade Federal de São João Del Rei

Discente de Enfermagem. Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ. Divinópolis (MG), Brasil.

Patícia Pinto Braga, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutoranda do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da EEUFMG. Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ. Divinópolis (MG), Brasil.

Eliete Albano Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisa René Rachou - FIOCRUZ.Universidade Federal de São João Del Rei/UFSJ. Divinópolis (MG), Brasil.

Downloads

Publicado

2014-04-02

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)