CONHECIMENTOS E PERCEPÇÕES DAS MÃES EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE HIGIENE DE SEUS FILHOS

Autores

  • Sabrina Chapuis De Andrade
  • Verônica DE MARCO DAMIANI
  • Beatriz Sebben Ojeda PUCRS
  • Simone Travi Canabarro PUCRS

Palavras-chave:

Higiene, Saúde da Criança, Atenção à Saúde

Resumo

Resumo

Introdução: objetivo do estudo foi identificar conhecimentos e percepções das mães em relação às práticas de higiene dos seus filhos. Métodos: Pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa. Participaram do estudo dez mães de crianças que freqüentavam uma creche comunitária, respeitando-se os aspectos éticos. Foi realizada Análise de Conteúdo conforme Moraes. Análise e discussão: Emergiram duas categorias: identificando o conhecimento das mães sobre as práticas de higiene e a percepção das mães sobre os hábitos de higiene dos seus filhos.  As mães referem  a higiene  como  conceito ampliado de saúde e um fator de inclusão social na comunidade onde vivem.  Considerações Finais: Higiene corporal é referenciada como fator importante no desenvolvimento das crianças. A família é fonte transmissora dos conhecimentos de higiene.

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Biografia do Autor

Sabrina Chapuis De Andrade

Enfermeira de saúde da familia no município de Viamão, graduada em enfermagem pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Verônica DE MARCO DAMIANI

Enfermeira graduada pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Não possui vinculação profissional com nenhuma instituição no momento.

Beatriz Sebben Ojeda, PUCRS

 

Profa. Dra. diretora da faculdade de enfermagem, nutriçao e fisioterapia (FAENFI) da PUCRS, Orientadora do artigo

Simone Travi Canabarro, PUCRS

Profa. Dra. da faculdade de enfermagem, nutriçao e fisioterapia (FAENFI) da PUCRS, Co-orientadora do artigo

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Publicado

2014-11-12

Como Citar

De Andrade, S. C., DAMIANI, V. D. M., Ojeda, B. S., & Canabarro, S. T. (2014). CONHECIMENTOS E PERCEPÇÕES DAS MÃES EM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE HIGIENE DE SEUS FILHOS. Revista De APS, 17(2). Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15217

Edição

Seção

Artigos Originais