A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO CONTRIBUI PARA A PROMOÇÃO DE MODOS SAUDÁVEIS DE VIDA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE?

Autores

  • Leysse Náthia Lourenço Lacerda UFMG
  • Mariane Mendes Miranda UFMG
  • Tábata de Aguiar Barcelos UFMG
  • Lícia Torres UFMG
  • Isabela Tavares Barreto Matias UFMG
  • Regina Célia de Castro Prefeitura de Belo Horizonte
  • Patrícia Moreira
  • Luana Caroline Santos UFMG

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Atenção Primária à Saúde, Integração Docente-Assistencial.

Resumo

Objetiva-se descrever como a integração ensino-serviço pode contribuir para a promoção de modos saudáveis de vida na Atenção Primária a Saúde (APS) no âmbito do Programa de Educação para o Trabalho pela Saúde em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Trata-se de um relato de experiência pautado em estudo longitudinal descritivo com abordagem qualitativa realizado com usuários da UBS, efetivado em três etapas: sensibilização, incentivo a participação em grupos operativos e oficina culinária. A sensibilização possibilitou aos acadêmicos um contato direto com a comunidade, proporcionando aproximação entre população-acadêmicos-profissionais do local. Nas demais etapas verificou-se interesse dos participantes, com relatos sobre os benefícios das atividades desenvolvidas. Concluiu-se que as ações realizadas oportunizaram a integração ensino-serviço e favoreceram a promoção de modos saudáveis de vida entre os usuários da APS.

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Biografia do Autor

Leysse Náthia Lourenço Lacerda, UFMG

Acadêmica de Nutrição. Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) 2011.

Mariane Mendes Miranda, UFMG

Acadêmica de Enfermagem. Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) 2011.

Tábata de Aguiar Barcelos, UFMG

Acadêmica de Terapia Ocupacional. Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) 2011.

Lícia Torres, UFMG

Acadêmica de Nutrição. Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) 2011.

Isabela Tavares Barreto Matias, UFMG

Acadêmica de Medicina. Monitora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) 2011.

Regina Célia de Castro, Prefeitura de Belo Horizonte

Enfermeira do Programa Saúde da Família. Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde). 

Patrícia Moreira

Psicólogoca do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Preceptora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde). 

Luana Caroline Santos, UFMG

Professora do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa em Intervenções em Nutrição. Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde). 

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Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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