PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DAS PARTICIPANTES DE UM CURSO PARA GESTANTES

Autores

  • Ana Gabriela Câmara Batista UFRN
  • Janiny Lima e Silva UFRN
  • Lílian Lira Lisboa UFRN
  • Rosemary Araújo Monteiro UFRN
  • Elizabel de Souza Ramalho Viana UFRN

Palavras-chave:

epidemiologia, gravidez e qualidade de vida

Resumo

Identificar a clientela assistida em um Curso para Gestantes e observar a qualidade de vida dessas mulheres. Estudo descritivo no qual foi aplicado um questionário semi-estruturado, abordando os aspectos sócio-econômicos e culturais, bem como o protocolo Medical Outcomes Study 36-item Short-form Health Survey (SF-36) para a análise da qualidade de vida. 41 gestantes com idades entre 19 e 38 anos, em sua maioria primigestas (95%), casadas (85,4%), empregadas (70,7%) e sedentárias (80,5%), com idade gestacional média de 21 semanas e nível superior de escolaridade (65,9%) e estado nutricional adequado (58,6%). A amostra apresentou média acima do escore médio do protocolo SF-36, com exceção do domínio aspectos físicos (46,95 ±37,58). Em relação à população feminina geral, considerada em outros estudos, as participantes também apresentaram pontuação média significativamente maior em seis dos oito domínios: saúde geral (81,21±16,45), capacidade funcional (66,09±21,98), aspectos emocionais (67,47±43,13), dor (63,58 ±24,30), função social (76,52 ±18,37) e saúde mental (71,70 ±14,32). As mulheres que procuram o Curso para Gestantes são em sua grande maioria adultas, casadas, com nível superior de escolaridade, empregadas e relatam renda familiar alta. Apresentam escores de qualidade de vida acima da população feminina em geral, com exceção dos domínios aspectos físicos e vitalidade, que parecem estar comprometidos nesse período. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Câmara Batista, UFRN

Fisioterapeuta foramda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pós graduanda em Fisioterapia Traumato-ortopédica pela UFRN.

Janiny Lima e Silva, UFRN

Fisioterapeuta, Mestre, Especialista em Fisioterapia em Urologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lílian Lira Lisboa, UFRN

Fisioterapeuta,Mestre, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rosemary Araújo Monteiro, UFRN

Fisioterapeuta, Mestre, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Elizabel de Souza Ramalho Viana, UFRN

Fisioterapeuta,Doutora, Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2015-02-04

Edição

Seção

Artigos Originais