MÉDICO DE FAMÍLIA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E ATRIBUIÇÕES REALIZADAS NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Autores

  • Maryanne Machado Silva Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Maria Lúcia Machado Salomão Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Medicina de Família e Comunidade. Médicos de Família.

Resumo

Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade médica caracterizada pela atenção integral à saúde e por levar em consideração a inserção do indivíduo na família e na comunidade. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil dos médicos de família de São José do Rio Preto em relação à sua formação profissional e as atividades por eles realizadas. Trata-se de um estudo descritivo transversal quantitativo e qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas. O município contava com o total de 19 profissionais nas Unidades Básicas de Saúde da Família. Desse total, 16 médicos (84,2%) participaram da pesquisa. Diante dos resultados, predominou o sexo feminino, faixa etária entre 30-50 anos, mais de 15 anos de formados e atuação na área há mais de 10 anos. A minoria realizou residência médica ou especialização na área de Medicina de Família e Comunidade. Apenas 56,2% dos médicos executavam ações de assistência integral em todas as fases do ciclo de vida. A maioria realizava atividades com hipertensos, diabéticos e idosos. Visitas domiciliares eram realizadas em média 4,6 horas por semana. Quase totalidade dos profissionais relatou remuneração injusta e dificuldade de exercer a estratégia de medicina de família, conforme é proposta. Entre as vantagens da especialidade destacaram-se o vínculo com o paciente e atuação na promoção à saúde e prevenção de doenças. Diante destes resultados pode-se concluir que para estes profissionais investigados a medicina de família não está sendo valorizada como especialidade médica e está gradativamente sendo descaracterizada em seu pilar essencial que é a assistência integral a saúde do indivíduo em todas as fases da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maryanne Machado Silva, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Médica Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela FAMERP.

Maria Lúcia Machado Salomão, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Médica Coordenadora da Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade da Famerp. Mestre e Doutora em Medicina Preventiva pela FMUSP.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Edição

Seção

Artigos Originais