A RELAÇÃO ENTRE OS PROFISSIONAIS E USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE: TEIAS DE (DES) AFETAMENTOS

Autores

  • Maycon Carvalho Santos Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Débora Santos Flegeler Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Túlio Alberto Martins de Figueiredo Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
  • Rita de Cássia Duarte Lima Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Palavras-chave:

Saúde da Família, Trabalho, Pessoal de Saúde, Relações Profissional-Paciente.

Resumo

Buscou-se analisar as configurações produzidas nas práticas de cuidados no encontro usuário e trabalhadores de saúde em uma Unidade de Saúde da Família no Município de Vitória-ES. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, de abordagem qualitativa, tendo como sujeitos seis profissionais de saúde e dez usuários, com dados coletados por meio de roteiro semi-estruturado e analisados pela técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Constatou-se que, embora possa haver limitações dos profissionais de saúde na construção de seu vínculo com o usuário, houve o reconhecimento por parte dos profissionais de que os relacionamentos construídos no cotidiano de trabalho são considerados como positivos. Ambos os grupos pesquisados observaram uma melhoria nos serviços prestados para a população, entretanto, mesmo reconhecendo que a Estratégia de Saúde da Família tem favorecido avanços, apontam limitações que dificultam o acesso aos serviços prestados, como perpetuação de filas, demora no atendimento e descomprometimento de alguns profissionais. Isso embasa discussões a serem levantadas pela Equipe, consolidando a oferta de serviços com normas concretas para operar em seu território, que deve ser hegemônico na regulação das práticas dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Carvalho Santos, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Enfermeiro. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espirito Santo(UFES). Especialista em Gestão, Avaliação e Planejamento em Saúde Coletiva(UFES). Possui experiência como Professor Substituto para o curso de Graduação em Enfermagem (UFES), Docente do Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde (UVV;UNIVEN) e Coordenacão de equipe de Saude da Familia. Está associado as linhas de pesquisa que abordam as seguintes temáticas: Politica, Gestão e Avaliação em Saúde. Trabalho, Saúde e Violência Instittucional. Tem diversas pesquisa apresentadas em congressos de Enfermagem e Saúde Pública.

Débora Santos Flegeler, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Enfermeira, graduada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuação na Atenção à Saúde Coletiva, na área de Política e Gestão em Saúde, na linha de pesquisa sobre Avaliação em Saúde (Análise dos processos de trabalho em saúde, planejamento e gestão. Estudos de pesquisas visando qualificação de práticas e serviços de saúde) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela EMESCAM e Mestre em saúde coletiva - UFES.

Túlio Alberto Martins de Figueiredo, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), especialista em Esquizoanálise e Esquizodrama pelo Instituto Felix Guattari de Belo Horizonte (2009), mestre em Saúde Pública (1991) e doutor em Saúde Pública (1997) pelaFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos de Saúde nos Contextos Escolares, Análise Institucional, Esquizoanálise, Esquizodrama e Planejamento e Gestão em Saúde.

Rita de Cássia Duarte Lima, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES

Enfermeira. Pos Doutorado em Saúde Coletiva,concluido em 2010, no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Cursos de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2006/ENSP), Especialização em Gestão Hospitalar (1995/ Unicamp), Especialização em Metodolgia do Ensino Superior (1981/Faculdade Estacio de Sá-RJ ). Especialização em Recursos Humanos -ENSP/RJ. Mestre em Educação (1988) -Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é Professora Associada III do Departamento de Enfermagem e no Programa de Pos-Graduação em Enfermagem Profissional e no de Saúde Coletiva na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Está associada as linhas de pesquisa que abordam as seguintes temáticas: Politica,Formação, Gestão e Avaliação em Saúde. Trabalho, Saúde e Violência Instittucional e Avaliação de Tecnologias em Saúde. Tem diversos artigos publicados em periodicos de referencia nas áreas da Saúde Coletiva e Enfermagem. Tendo um livro e onze capítulos de livros publicados . Membro do GT Trabalho e Educação da Abrasco. Coordenadora do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva da UFES-

Downloads

Publicado

2013-07-25

Edição

Seção

Artigos Originais