SAÚDE-DOENÇA MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Gabriela Maria Cavalcanti Costa UEPB
  • Suely Matos Celino UEPB
  • Alexsandro Silva Coura

Palavras-chave:

Objetivou-se compreender como tem se efetivado a assistência ao sujeito em sofrimento psíquico na atenção primária à saúde. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com profissionais de unidades de saúde da família do Município de Cabedelo

Resumo

Objetivou-se compreender como tem se efetivado a assistência ao sujeito em sofrimento psíquico na atenção primária à saúde. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com profissionais de unidades de saúde da família em um município de médio porte no nordeste brasileiro. Utilizou-se a técnica da entrevista individual, semiestruturada e a análise de conteúdo dos dados. Destarte, constatou-se, entre outros problemas, que existe dificuldade para diagnosticar os transtornos mentais, escassez de recursos para se efetivar uma assistência à saúde mental com qualidade e a falta de estabelecimento de um sistema de referência e contrarreferência efetivo. Nesse contexto, concluiu-se que uma assistência qualificada aos portadores de transtornos mentais depende da otimização dos recursos para a saúde mental, bem como da construção de redes de articulação e capacitação dos diversos atores envolvidos, viabilizando práticas que favoreçam a promoção da saúde e a integralidade da atenção, como meio de garantir o direito constitucional à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Maria Cavalcanti Costa, UEPB

Enfermeira. Psicóloga. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Programa de Pós-Graduação Mestrado em Saúde Pública-UEPB. 

Suely Matos Celino, UEPB

Enfermeira. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba.

Alexsandro Silva Coura

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-11-10

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)