Histórias orais de vida : artes da memória comum

Autores

  • Lúcia - Ozório UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • REgina Glória Nunes Andrade UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave:

Educação em saúde, história, cultura, participação comunitária

Resumo

Buscamos diálogos da história oral com a educaçăo popular em saúde. Desde esta perspectiva refletimos sobre comunidade como práxis intercultural. As histórias orais de vida em comum contribuem para a compreensão e realização desta práxis. Propomos um dispositivo, o Papo de Roda, no qual a força de um comum, intercultural, experencial através das histórias orais de vida em comum dá condições da transmissão acontecer. Estes diálogos buscam construir, na saúde, um pensamento-ação da/na diversidade, ocupando-se sobremaneira de uma matéria prima da saúde, as experiências de vida que articulam saúde com a minoritária história, descontínua, que se faz em outros lugares que năo os oficiais. Outro instrumento para a práxis política se afirma na educação popular em saúde, com pistas que respondem a demandas contemporâneas de comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia - Ozório, UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisadora sênior UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Instituto de Psicologia - PPGPS

Pesquisadora titular : Experice (Centro de pesquisa interuniversitária, Experiência, Fontes Culturais, Educação, Paris 8 – Paris 13).

Membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Comunitária - ANPPEP

Membro do Grupo de Trabalho de Educação Popular em Saúde da ABRASCO

 

REgina Glória Nunes Andrade, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Comunitária - ANPPEP

Downloads

Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão