GRUPOS DE ENCONTRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA ATENÇÃO AO TRABALHADOR DE SAÚDE

Autores

  • Marísia Oliveira da Silva Universidade Federal da Paraiba
  • Daniele Alves Peixoto Universidade Federal da Paraiba
  • Talina Bandeira Tavares da Nóbrega Universidade Federal da Paraiba

Palavras-chave:

Grupos de Treinamento de Sensibilização, Saúde do Trabalhador, Programa Saúde da Família, Promoção da Saúde

Resumo

O presente artigo relata a experiência vivenciada com os trabalhadores de uma unidade básica de saúde, do município de João Pessoa-PB. Identificando a necessidade de disponibilizar uma atenção à saúde dos trabalhadores de uma equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família (ESF) foram criados “grupos de encontros”, espaço, onde, mensalmente, os trabalhadores têm podido compartilhar suas experiências de sofrimento tanto relacionadas ao trabalho quanto à vida de uma forma geral. A metodologia utilizada se encontra ancorada nos fundamentos da psicologia humanista de Carl Rogers e da educação popular de Paulo Freire, sendo assim enfatizado, o diálogo respeitoso, a troca de saberes, no processo de promoção da saúde, autonomia e de empoderamento dos sujeitos. A experiência tem apresentado excelentes resultados em termos, da melhoria da saúde dos profissionais da equipe envolvida, das relações interpessoais e processo de trabalho, do fortalecimento dos vínculos solidários entre os trabalhadores e a comunidade, entre outros. Enquanto experiência vinculada ao projeto "Para Além da Psicologia Clínica Clássica", da Universidade Federal da Paraíba tem também contribuído para a formação dos estudantes, no âmbito da atenção primária, especialmente, no tocante à promoção da saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marísia Oliveira da Silva, Universidade Federal da Paraiba

Professora doutoranda da Universidade Federal da Paraiba, do Departamento de Psicologia e coordenadora do projeto "Para Além da Psicologia Clínica Clássica: Atenção à Saúde na Comunidade Maria de Nazaré"

Daniele Alves Peixoto, Universidade Federal da Paraiba

Estudante de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba e extensionista do Projeto "Para Além da Psicologia Clínica Clássica: Atenção à Saúde na Comunidade Maria de Nazaré"

Talina Bandeira Tavares da Nóbrega, Universidade Federal da Paraiba

Estudante de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba e extensionista do Projeto "Para Além da Psicologia Clínica Clássica: Atenção à Saúde na Comunidade Maria de Nazaré"

Downloads

Publicado

2013-09-02

Edição

Seção

Artigos de Atualização