PROCESSOS EDUCATIVOS EM SAÚDE CONSOLIDADOS NO CONTEXTO DO TRABALHO SEXUAL

Autores

  • Fabiana Rodrigues de Sousa PPGE/UFSCar
  • Flávia do Carmo Ferreira
  • Maria Waldenez de OLIVEIRA UFSCar

Palavras-chave:

Educação Popular - Processos educativos - Saúde - Trabalho Sexual

Resumo

Neste artigo, apresentaremos resultados de pesquisas desenvolvidas durante curso de mestrado em educação com objetivo de identificar processos educativos em saúde consolidados no contexto do trabalho sexual exercido em casas noturnas da cidade de São Carlos/SP. Os aportes da Educação Popular embasaram as metodologias das referidas pesquisas favorecendo a convivência, o diálogo e a busca por conhecer a realidade vivenciada por prostitutas participantes da pesquisa. Destarte, discorreremos sobre as contribuições desse referencial para pesquisa em contextos prostitucionais e, a seguir, apresentaremos processos educativos em saúde, bem como algumas vulnerabilidades do trabalho sexual. A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que prostitutas tanto aprendem como ensinam nas relações estabelecidas no exercício do trabalho sexual. Contrariando abordagens que insistem em retratar as prostitutas como vítimas, a análise dos depoimentos cedidos pelas participantes de pesquisa permite-nos considerar que elas possuem saberes e criam estratégias para promoção de sua saúde e redução das vulnerabilidades com que se deparam no exercício de sua ocupação. Almejamos que os dados, ora, apresentados possam suscitar reflexões que favoreçam o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da saúde da mulher prostituta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues de Sousa, PPGE/UFSCar

Fabiana Rodrigues de Sousa, graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, professora de alfebetização de jovens e adultos da rede municipal de São Carlos. Doutoranda em Educação (PPGE/UFSCar), bolsista FAPESP.

Flávia do Carmo Ferreira

Flávia do Carmo Ferreira, graduada em ciências sociais, Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (bolsa CAPES). 

Maria Waldenez de OLIVEIRA, UFSCar

Maria Waldenez de Oliveira, fez pós-doutorado em Educação Popular e Saúde junto à FIOCRUZ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Coordenadora da Rede de Educação Popular e Saúde e membro do Comitê Nacional de Educação Popular e Saúde do Ministério da Saúde

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)