AS VÁRIAS FACES DAS LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO E DAS DOENÇAS OSTEOMUSCULARES RELACIONADAS AO TRABALHO

Autores

  • Cristiane Lisboa Leolatto Prefeitura Municipal de Herval D’Oeste/SC
  • Laura Cavalcante de Farias Brehmer Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Fernanda Alves Carvalho_Miranda Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Transtornos traumáticos cumulativos, Doenças profissionais

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de verificar a produção de conhecimento, dos últimos 10 anos, relacionada às Lesões por Esforço Repetitivo e das Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Buscou-se identificar as principais causas descritas para o surgimento dessas doenças e suas principais consequências, bem como identificar o que a literatura propõe para a promoção e proteção da saúde do trabalhador. A busca foi realizada na base de dados da Biblioteca Científica Eletrônica on line, em fevereiro de 2011. Essa classe de doenças ocupacionais é causada, principalmente, por ritmo excessivo de trabalho, sobrecarga, e falta de ergonomia. Os principais fatores de risco são a baixa escolaridade e renda familiar e a segregação de gênero no trabalho. As consequências mais comuns são a desestruturação psicológica e o sentimento de incapacidade. Como principais formas de tratamento foram apresentadas a abordagem em grupos e a abordagem holística. A prevenção concentra-se na intensificação da vigilância em saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Lisboa Leolatto, Prefeitura Municipal de Herval D’Oeste/SC

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família do Município de Herval D’Oeste, Santa Catarina. Especialista em Saúde da Família pelo UNASUS - UAB / Universidade Federal de Santa Catarina.

Contribui substancialmente para a elaboração do rascunho, análise e interpretação dos dados.

Laura Cavalcante de Farias Brehmer, Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina.

Contribui para concepção, planejamento e aprovação da versão final do manuscrito).

Fernanda Alves Carvalho_Miranda, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Universidade Federal de Santa Catarina

Fisioterapeuta formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina em 2001; Especialista em Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Desportiva em 2002 pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão; Mestranda do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Santa Catarina na Área de Ciências Humanas e Políticas Públicas, na Linha de Pesquisa Planejamento e avaliação de serviços, programas e sistemas de saúde, com ênfase em Fisioterapia na Atenção Básica.

Contribui significativamente na revisão crítica do conteúdo e versão final.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Edição

Seção

Artigos de Revisão