VIVÊNCIA EM GRUPO: SEXUALIDADE, GÊNERO, ADOLESCÊNCIA E ESPAÇO ESCOLAR

Autores

  • CLAUDIA DE MORAES GOMES PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Palavras-chave:

Adolescência, Educação em saúde, sexualidade

Resumo

A partir de uma experiência realizada por acadêmicas do curso de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com adolescentes do sexo feminino, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, pertencente ao Distrito Sanitário Barreiro, é que se evidenciaram na roda de conversa, algumas questões importantes quanto ao desenvolvimento da sexualidade na adolescência, especificamente do gênero feminino; suas implicações de caráter negativo no vivido pelas adolescentes, tal como a gravidez precoce. Tema esse que foi sinalizador da necessidade de intervenção, percebida por profissionais da escola em que se deu tal estudo. Esse estudo possibilitou  ampliar  olhares e perceber que realmente existem modos diversos de viver a sexualidade. Constatou-se que a diversidade de gênero interfere nos modos de viver a sexualidade e deve ser considerada nos modos de abordar os adolescentes. Há também outros fatores fundamentais a serem levados em conta na perspectiva de que ações educativas tenham maior efetividade na construção de sujeitos-adolescentes críticos e autônomos, tais como, a abordagem de suas relações interpessoais significativas. A soma de esforços entre os profissionais da saúde e educação revelou-se fundamental, assim como o encontro com os adolescentes nesse espaço tão propício. Percebeu-se a necessidade de solidificação de vínculo, e para que isto aconteça, o profissional de saúde, especificamente o enfermeiro, deverá fazer parte desse cuidado integral na perspectiva de educação em saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDIA DE MORAES GOMES, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Enfermeira Egressa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2013-07-25

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)