Satisfação dos usuários em dois modelos de atenção

Autores

  • Elisa Gouvêa Bogossian UFRJ - Faculdade de Medicina
  • Fernando Simas da Silva
  • Vera Lúcia R.C. Halfoun
  • Denise Mattos

Palavras-chave:

Hipertensão, Atenção primária à saúde, qualidade

Resumo

A hipertensão arterial é uma doença de elevada prevalência na população mundial, sendo fator de risco para doenças cardiovasculares. No nosso país, o Programa Nacional de Hipertensão Arterial vem evoluindo com altas taxas de abandono às consultas e baixa aderência às medidas gerais e medicamentosas. A satisfação dos usuários com a atenção prestada pelo sistema de saúde é indicador de qualidade dos serviços e poderoso instrumento para melhorar a adesão e reduzir o abandono. Em 2001, foi implementado um modelo de atendimento alternativo, caracterizado por consultas multiprofissionais, coexistente ao modelo médico tradicional, em uma unidade básica do Município do Rio de Janeiro. Avaliou-se a satisfação dos usuários após 1  e 5 anos de acompanhamento, através de questionário previamente validado. Após o 1o ano, não houve diferenças significativas na satisfação em geral com os serviços prestados em ambos os modelos de atenção (89,6% X 95,9% p=0,1). Após 5 anos, houve maior percentual de pacientes extremamente e/ou bastante satisfeitos no atendimento multiprofissional em relação ao modelo médico (97,2 X 78% p<0,0001). A satisfação foi melhor também em relação à acessibilidade e à qualidade da consulta. Este fato pode ser atribuído à criação de maior vínculo dos pacientes com os profissionais da equipe multiprofissional após um intervalo de tempo suficiente para a garantia da permanência na Instituição, garantindo respostas mais livres e reais.

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Publicado

2011-09-06

Edição

Seção

Artigos Originais