Acesso às ações de controle da hanseníase na atenção primária à saúde em uma microrregião endêmica de Minas Gerais

Autores/as

  • Fernanda Lanza Universidade Federal de São João Del REi
  • Francisco Carlos Félix Lana Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Hanseníase, Prevenção & Controle, Atenção Primária à Saúde

Resumen

As ações de controle da hanseníase (ACH) estão descentralizadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF). O objetivo do estudo é analisar o acesso às ACH na Atenção Primária à Saúde dos municípios da microrregião de Almenara, Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em nove municípios dessa microrregião. Os sujeitos do estudo foram constituídos por 45 profissionais de saúde. Como técnicas para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental e essa coleta ocorreu de novembro 2007 a fevereiro 2008. Para tratamento e análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que a cobertura da ESF não assegura que a totalidade da população possua acesso às ACH.  O acesso é determinado pela priorização desse agravo na política de saúde, pela presença de profissionais capacitados e comprometidos na realização das ACH, pela disponibilização de instrumentos para a realização do exame dermatoneurológico, pelo oferecimento do exame baciloscópico e pela disponibilização de recursos para a divulgação dos sinais e sintomas da hanseníase para a população. Concluímos que as ACH que são ofertadas pelos serviços de saúde dos municípios da microrregião de Almenara são influenciadas pelo nível de organização tecnológica desses serviços.

Descargas

Biografía del autor/a

Fernanda Lanza, Universidade Federal de São João Del REi

Professora Assistente I do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Francisco Carlos Félix Lana, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2011-09-26

Número

Sección

Artigos de Revisão