As práticas de saúde de enfermeiros na visita domiciliar e a promoção da saúde

Autores

  • Luciana Valadão Alves Kebian Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Daiana Albino Pena Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vanessa de Almeida Ferreira
  • Maria de Fátima Lobato Tavares Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ)
  • Sonia Acioli Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Enfermagem, visita domiciliar, promoção da saúde

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar estudos voltados para práticas de saúde realizadas por enfermeiros na visita domiciliar e analisá-los na perspectiva da estratégia de promoção da saúde. Para elaboração foi realizada uma revisão bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde (LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochrane e Scielo) em maio de 2010. Foram utilizados os descritores “visita domiciliar” e “enfermagem”. A pesquisa limitou-se aos anos de 1992 a 2010. Encontraram-se 66 publicações das quais selecionaram-se 17. Estas foram analisadas a partir de duas estratégias de promoção da saúde: o desenvolvimento de habilidades pessoais e a reorientação do sistema de saúde. Identificou-se que 13 são artigos científicos e quatro são teses. O período com maior quantitativo de publicações foi 2000-2002 e 2004-2005, com dois artigos em cada ano. A região sudeste destacou-se com 10 publicações. Identificou-se a predominância de pesquisas qualitativas em 15 estudos. Os sujeitos de estudo com maior quantitativo nas publicações foram os pacientes psiquiátricos e discentes (três estudos cada). Após analisar diferentes práticas de saúde desenvolvidas pelo enfermeiro na visita domiciliar, pôde-se identificar diversas propostas que englobam aspectos fundamentais no processo de construção da promoção da saúde, tais como o reconhecimento dos determinantes sociais de saúde, a particularidade cultural, a autonomia e a coparticipação do sujeito. A visita domiciliar mostrou-se como um espaço significativo de viabilização da promoção da saúde, uma vez que ela aproxima o enfermeiro dos aspectos importantes a serem identificados ou otimizados neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Valadão Alves Kebian, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Daiana Albino Pena, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vanessa de Almeida Ferreira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Maria de Fátima Lobato Tavares, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ)

Médica, Doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ). Pesquisadora e Docente do Programa de Saúde Pública (Mestrado e Doutorado) da ENSP/FIOCRUZ.

Sonia Acioli, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UERJ.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-02-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)