BARREIRAS A REALIZAÇÃO PERIÓDICA DO PAPANICOLOAU: ESTUDO COM MULHERES DE UMA CIDADE DO NORDESTE DO BRASIL

Autores

  • Maria Albertina Rocha Diógenes Universidade de Fortaleza
  • Roberta Jeane Bezerra Jorge
  • Luis Rafael Leite Sampaio Universidade Federal do Ceará
  • Franscisco Antonio da Cruz Mendonça Faculdades Nordeste
  • Lucijane Leite Sampaio Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Esfregaço vaginal, Periodicidade, Saúde da mulher

Resumo

 

Objetivou-se compreender quais as barreiras que levam as mulheres de uma cidade do Nordeste do Brasil a não realizarem o exame Papanicolaou periodicamente. Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido na Estratégia Saúde da Família de Caio Prado, em Itapiúna-Ce, com 83 mulheres de uma cidade do Nordeste do Brasil, através de uma entrevista semiestruturada, no período de setembro a novembro de 2008. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, contendo questões norteadoras analisadas de acordo com Bardin. Os resultados foram organizados nas temáticas: Barreiras à realização periódica do Papanicolaou dadas por mulheres de uma região do Nordeste do Brasil e Dificuldades do serviço de saúde à realização do Papanicolaou dadas por essas mulheres. Dentre as barreiras e dificuldades relatadas pelas entrevistadas para a realização do Papanicolaou ressalta-se a falta de motivação e de interesse em realizar o exame, muitas vezes pela sobrecarga do cotidiano. Assim, os gestores devem se preocupar com a excelência desses serviços de saúde e com a capacitação dos profissionais para desenvolverem atividades técnicas e de educação em saúde com vistas à transformação e ao controle dessas mulheres, permitindo, assim, uma melhor compreensão da importância da adesão ao Papanicolaou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Albertina Rocha Diógenes, Universidade de Fortaleza

Enfermeira pela Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente da Universidade de Fortaleza. Endereço Profissional: Avenida Washington Soares, 1321. Cep:60811-305. Bairro Edson Queiroz. Fortaleza-Ceará. Telefone para contato: (85) 34773000.

 

Luis Rafael Leite Sampaio, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Enfermagem Clínica: aspectos patológicos e farmacológicos do cuidar da Universidade Estadual do Ceará. Bolsista CNPq. Mestranda em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Endereço profissional: Departamento de Fisiologia e Farmacologia. Programa de Pós-Graduação em Farmacologia. Rua Cel. Nunes de Melo, 1127 - Rodolfo Teófilo. Caixa Postal 3219. CEP 60.430-270 Fortaleza - Ceará – Brasil. Fones: (85) 3366 8332 / Fax: (085) 3223 2903.

Franscisco Antonio da Cruz Mendonça, Faculdades Nordeste

Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família de São Joaquim / Umirim-CE. Professor das Faculdades Nordeste (FANOR). Especialista em Saúde da Família. Endereço profissional: Av. Santos Dumont, 7800 - Dunas - Fortaleza - Ceará - Fone/Fax: (85) 3052.4848.

Lucijane Leite Sampaio, Universidade de Fortaleza

Acadêmica de Fisioterapia do 6º semestre da Universidade de Fortaleza. Membro do Grupo Saúde da Mulher da Universidade de Fortaleza.

Downloads

Publicado

2011-01-11

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)