PARASITOSES INTESTINAIS: UMA REVISÃO SOBRE SEUS ASPECTOS SOCIAIS, EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E TERAPÊUTICOS.

  • Elisabeth Campos de Andrade
  • Isabel Cristina Gonçalves Leite UFJF
  • Vivian de Oliveira Rodrigues UFJF
  • Marcelle Goldner Cesca UFJF
Palavras-chave: Enteropatias parasitárias. Antihelmínticos. Antiprotozoários.

Resumo

No presente estudo, as enteroparasitoses mais prevalentes no Brasil foram avaliadas segundo determinantes sociais, aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos. Através de breve revisão de literatura e com base nos resultados de estudos de prevalência, são sintetizados achados que corroboram a associação de sua alta prevalência à pobreza e ao subdesenvolvimento. Foi dedicada especial atenção a doenças tais como a esquistossomose, a giardíase, a ancilostomíase, a amebíase, a estrongiloidíase, a ascaridíase e a teníase. Também estão sumarizadas referências às principais drogas antiparasitárias, modo de ação, efeitos adversos e avaliação da eficácia de cada tratamento. Destaca-se a importante atualização dos profissionais da atenção primária nesse assunto e o reconhecimento de que esforços são necessários para maximizar os benefícios adquiridos com o tratamento medicamentoso e manter a qualidade da saúde da população através da melhoria das condições de saneamento e educação em saúde.

Biografia do Autor

Elisabeth Campos de Andrade
Mestre em Saúde Brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF. Preceptora da Residência Médica em Saúde da Família (UFJF/SMS-JF). Docente da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – SUPREMA.
Isabel Cristina Gonçalves Leite, UFJF
doutora em Saúde Pública, docente da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Vivian de Oliveira Rodrigues, UFJF
bolsista do XVIII PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq/UFJF, Faculdade de Medicina da UFJF.
Marcelle Goldner Cesca, UFJF
bolsista do XXII PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA BIC/UFJF, Faculdade de Medicina da UFJF.
Publicado
2010-03-04
Seção
Artigos de Revisão