Análise do Perfil e da Evolução dos Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade no Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo Aguilera Campos
  • Mellina Marques Vieira Izecksohn Escola Nacional de Saúde Publica

Palavras-chave:

Medicina de Família e Comunidade, Residência Médica, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família

Resumo

As mudanças recentes do perfil do Programa de Residência em MFC e o seu papel no atual contexto da APS e do SUS são os focos deste trabalho. Pretende-se ainda descrever a evolução da oferta de vagas em programas de Residência Médica no país, especialmente no que se refere à proporcionalidade do crescimento de novas vagas na especialidade MFC em relação às demais especialidades. Verifica-se, também, a evolução do número de vagas da RM em MFC segundo as regiões do país e os vínculos institucionais das entidades mantenedoras.

Foram pesquisadas as informações existentes no banco de dados do Ministério da Educação – Secretaria de Educação Superior (MEC-SESu), entre julho e setembro de 2007, onde podem ser consultados os dados referentes aos Programas de Residência Médica. Foi levantado o período compreendido entre 2002 e 2007, incluindo as seguintes variáveis: instituição, número de vagas, especialidade, tempo de duração da especialização, região do país em que se encontra e categoria administrativa. Cada variável foi analisada separadamente e, depois, em conjunto, possibilitando as comparações por ano, por especialidades e por categoria administrativa. A despeito da prioridade dada por diversos segmentos da gestão do SUS à Estratégia Saúde da Família e o decorrente aumento da demanda por este profissional., conclui-se que o Programa de Residência em MFC sofreu transformações importantes no sentido de se adequar às exigências da Política de APS no país e que os Programas de Residência Médica no Brasil e, em particular, a de MFC, tem tido um crescimento importante, mas ainda  estão aquém das necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mellina Marques Vieira Izecksohn, Escola Nacional de Saúde Publica

Médica de Família e Comunidade com Residência em MFC pela UFF. MFC do Centro de Saúde Escola Germano Silval Faria-ENSP-Fiocruz/SMS-RJ

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2010-03-04

Edição

Seção

Artigos Originais