Diferenças Culturais Entre Profissionais de Saúde e Clientela Acerca do Nervoso: da Distância à Compreensão da Diversidade

Autores

  • Maria Liana Gesteira Fonseca ENSP/Fiocruz

Palavras-chave:

Nervoso, Saúde Mental, Sofrimento

Resumo

O presente artigo tem como objetivo traçar um panorama a respeito das publicações acerca do nervoso, código cultural hegemônico entre as classes populares para designar estados de sofrimento simultaneamente físicos e mentais. Tais estados constituem-se como importante demanda nos serviços de saúde. A metodologia usada foi a revisão bibliográfica não exaustiva, através da consulta aos principais autores da área, assim como suas próprias referências. As conclusões apontam para a diferença entre as concepções de corpo, dor e sofrimento das visões médico-psicológicas e a concepção do nervoso, hegemônica entre as classes populares, usuárias dos serviços públicos de saúde. A compreensão e o respeito acerca da diferenças entre esses códigos culturais são condições sine qua non para uma aproximação entre profissionais e clientela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Liana Gesteira Fonseca, ENSP/Fiocruz

Psicóloga, formada pela UFRJ, com Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência pelo IPUB/UFRJ e Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz. Sou Terapeuta Comunitária e atuo como bolsista de pesquisa da ENSP/Fiocruz na área de Terapia Comunitária.

Downloads

Publicado

2009-08-31

Edição

Seção

Artigos de Revisão