QUALIDADE DE VIDA E RESILIÊNCIA: UMA INTERFACE COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores

  • MARCELA MONTEIRO DE OLIVEIRA LASMAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
  • TELMO MOTA RONZANI UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Palavras-chave:

promoção da saúde, qualidade de vida, resiliência

Resumo

A temática da promoção da saúde vem sendo discutida com bastante atenção nas últimas décadas, numa busca de superar o paradigma biomédico vigente até então. Associados a tal questão, emergem outros conceitos de extrema importância no que diz respeito a promover saúde. São a qualidade de vida e a resiliência, que visam favorecer os aspectos saudáveis dos sujeitos e grupos bem como uma consequente melhoria nas condições de saúde dos mesmos, sendo esse processo responsabilidade do Estado e da sociedade civil. Para tal, o presente estudo apresenta uma revisão da literatura, buscando uma articulação teórica e empírica entre os conceitos de promoção da saúde, qualidade de vida e resiliência. Ao final, aponta para a necessidade de se investir mais em pesquisas e estudos acerca de tais temas bem como a necessidade de implementá-los na prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARCELA MONTEIRO DE OLIVEIRA LASMAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

ÊNFASE: SAÚDE COLETIVA E PSICOLOGIA COMUNITÁRIA. ESPECIALISTA EM SAÚDE COLETIVA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, MESTRANDA EM SAÚDE NA COMUNIDADE PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

TELMO MOTA RONZANI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

ÊNFASE: SAÚDE COLETIVA COM ESTUDO EM ÁLCOOL E DROGAS. DOUTOR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO E PÓS DOUTORANDO EM ÁLCOOL E DROGAS PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

Downloads

Publicado

2008-12-15

Edição

Seção

Artigos de Revisão