Validação de jogo educativo destinado à orientação dietética de portadores de diabetes mellitus
Palavras-chave:
diabetes mellitus, alimentação, educação em saúde, estudos de validação.Resumo
O estudo teve por objetivo validar o jogo educativo dirigido à orientação dietética de portadores de diabetes mellitus, sob os aspectos da objetividade, estrutura e apresentação, e relevância. Adotou-se o modelo trinário de validação que corresponde à validade de conteúdo, de critério e de construto. Realizou-se no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), do Sistema de Saúde de Fortaleza-CE, em abril e maio de 2007. Participaram sete juízes (duas enfermeiras, três nutricionistas, uma médica e uma pedagoga) e 56 jogadores. Os dados de caracterização dos juízes e de seu julgamento do jogo foram coletados por meio de questionário, respondido após apreciação de um kit contendo as regras e as peças do mesmo e as orientações de como proceder ao processo de validação. Caracterização dos jogadores e suas percepções sobre o jogo foram coletadas por meio de entrevista que seguiu um roteiro estruturado, realizada antes e após a participação dos mesmos no jogo. A análise dos resultados apresentados por juízes e jogadores considerou o jogo válido. Todavia, a validação é um processo infinito em que aperfeiçoamentos e ajustes devem ser contínuos, pois as perspectivas dos envolvidos estão vulneráveis a transformações. Espera-se que o conhecimento dos alimentos mais consumidos por cada grupo de jogadores, organizados na dinâmica de jogar, promova um plano alimentar saudável a cada participante.Downloads
Não há dados estatísticos.