Serviço Social na Espanha

aproximações com a ética profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.37315

Palavras-chave:

Serviço Social internacional; Espanha; ética; formação

Resumo

     Este artigo objetiva contextualizar a dimensão da ética profissional no Serviço Social espanhol, com vistas a contribuir com o debate e o avanço de estudos sobre o Serviço Social internacional. Trata-se de um recorte da pesquisa de pós-doutoramento vinculada ao Departamento de Serviço Social da Universidade Complutense de Madri/Espanha, realizada em 2020, intitulada “As Particularidades da Dimensão Ética na Formação e no Trabalho dos Assistentes Sociais na Espanha”, que resulta de estudo documental em 38 Instituições de Ensino Superior espanholas que ofertam Serviço Social. Analisaram-se os Planos de Ensino de 1565 disciplinas: 137 (8,75%) abordavam “ética” ou “deontologia”. Identificou-se que 8 cursos não contêm disciplinas intituladas “ética/deontologia”, mas o conteúdo é abordado em, no mínimo, uma disciplina do curso. Percebe-se o ecletismo das bibliografias e que nem todos os professores da disciplina são Assistentes Sociais, limitando mediações com o exercício profissional.

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Biografia do Autor

Tatiana Reidel, UFRGS

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2001), Mestrado em Serviço Social (2005) e Doutorado em Serviço Social (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vinculada ao Curso e Departamento de Serviço Social. Professora do Pós-Graduação Política Social e Serviço Social. Professora do Curso de Especialização Gestão em Saúde Pública e Especialização em Medicina do Trabalho. Vice-líder grupo de pesquisa GEFESS, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho Profissional-UFRGS. Vice- Coordenadora e membro do Comitê de Ética do Instituto de Psicologia UFRGS. Membro da Comissão de Formação e Trabalho Profissional do Conselho Regional de Serviço Social CRESS/RS. Membro da Coordenação do GTP Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional do Serviço Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS)2019-2020. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos do serviço social, trabalho, formação profissional, ética e projeto ético-político.

Laís Duarte Corrêa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Assistente Social, Mestre em Política Social e Serviço Social pela UFRGS, Doutoranda em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista do CNPq. Integrante do GEPETFESS/UFRGS; do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Política Social na América Latina CNPq/UFSC, Núcleo de Pesquisa em Políticas e Economia Social – NEPES/PUCRS, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais -NEPPPS/UCS).

Maria Luiza Mendo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Luiza Mendo, graduanda em Serviço Social na UFRGS, bolsista de iniciação científica no grupo GEPETFESS/UFRGS e estagiária no SJMR Porto Alegre.

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Publicado

2022-06-20

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático