O ISD, a Análise da Conversação e os Meios não-linguísticos

uma proposta de quadro de análise da comunicação oral em eventos científicos

Autores

  • Juliana Bacan Zani
  • Luzia Bueno

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28027

Resumo

Neste trabalho, procuramos apresentar uma proposta de articulação do quadro de análise do ISD(BRONCKART, 1999/2009, 2006, 2008, 2013) com a inclusão de aspectos tratados na Análise da Conversação(MARCUSCHI 2001, 2003; KOCH 2007, 2012) e dos aspectos não linguísticos (SCHNEUWLY e DOLZ, 2004/2013; OIDA, 2001; KANAPP, 1999), a fim de se proceder ao estudo e ensino de gêneros orais. Para isso, exporemos a análise dos dados gerados em uma situação de ensino e aprendizagem do gênero comunicação oral em eventos científicos na área de Educação, produzidos durante um minicurso realizado em um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação. Este trabalho reforça que, para desenvolver o letramento acadêmico, é preciso procurar repensar os aportes teóricos existentes e buscar articulação com outros a fim de compreender melhor os gêneros para apresentá-los aos alunos. O ISD já tem um importante papel no tocante à escrita para os trabalhos com o letramento, e poderá, com essa proposta de articulação, contribuir também fortemente para o letramento acadêmico, sobretudo dos gêneros orais.

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Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Seção 4 – ISD e ensino: documentos norteadores, recursos e propostas didáticas