https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/issue/feed Veredas - Revista de Estudos Linguísticos 2024-12-21T12:16:50+00:00 Equipe Editorial da Veredas fabio.fortes@ufjf.br Open Journal Systems <p>A Revista Veredas é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora <a href="https://www2.ufjf.br/portalperiodicos/">(Portal de Periódicos da UFJF)</a> e tem a missão de publicar artigos científicos, ensaios, traduções e resenhas, de caráter necessariamente inédito e de reconhecida qualidade acadêmica, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros, unicamente da área de Linguística, teórica e aplicada, em suas diversas subáreas.</p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43720 O Poder Simbólico da Língua e a Luta Antirracista 2024-07-29T22:54:30+00:00 Simone Cunha scunha20@hotmail.com <p>Esta&nbsp;investigação trata da interface entre as teorias crítico-reprodutivista de Bordieu e crítico-progressista de Freire na assunção de uma educação libertadora dos sujeitos e transformadora do capital simbólico de uma sociedade, que, gradativamente, se altera com a mudança de perspectiva educacional e linguística a respeito de culturas,&nbsp;como a africana. Dessa forma, objetiva-se analisar como,&nbsp;sob as teorias de Bordieu e Freire,&nbsp;pode ser&nbsp;promovida uma educação linguística dialógica e interacional, em que a língua é vista como ação social no e sobre o mundo. Assim, por meio de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apresentamos um material didático que, visando&nbsp;à&nbsp;mudança de capital linguístico, pode promover outro&nbsp;<em>habitus </em>e atribuir ao grupo a ele relacionado um poder simbólico dentro da sociedade atual. A partir disso, propõem-se reflexões sobre análise linguística na construção desse capital cultural para fornecer arcabouço teórico-epistemológico à práxis docente</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43700 “Nunca me senti representada” 2024-07-29T22:33:51+00:00 Renan Silva da Piedade renan-br@hotmail.com Emanuelle de Souza Fonseca Souza emanuellefonsouza@gmail.com <p>Neste artigo, refletimos sobre as questões raciais que perpassam a formação docente de uma professora negra de língua materna, a fim de propormos construções de saberes sociopoliticamente justos nos ambientes pedagógicos em que estamos inseridos. Alinhados à linguística aplicada crítica (Tanzi Neto, 2021) e à concepção de educação antirracista (Gomes, 2021), analisamos as experiências relatadas com/pela participante, sob um olhar qualitativo de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), com base no ferramental socioconstrucionista da análise da narrativa (Riessman, 2008) e dos estudos da avaliação (Thompson; Alba-Juez, 2014). Os entendimentos parciais sugerem que a ausência da representatividade negra durante a formação docente sustenta o projeto colonialista de manipulação de nossos imaginários negros (Rufino, 2021), bem como fomenta a perpetuação do racismo na educação universitária e escolar.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43891 A elaboração de material didático sob uma perspectiva discursiva e decolonial 2024-03-14T23:48:41+00:00 Jorge Rodrigues de Souza Junior jorgersouzajunior@gmail.com <p>Discutiremos a elaboração de um material didático de ensino de língua espanhola para brasileiros, proposto para um curso livre de idiomas voltado à comunidade LGBTQIA+. A partir dos Estudos Culturais, dos Estudos Decoloniais e da Análise do Discurso Materialista, pautamos a análise de enunciados elaborados a partir de uma posição decolonial em relação a saberes, corpos e identidades sexuais. O objetivo desse material é o de propiciar o deslocamento de um funcionamento discursivo de forte determinação no ensino de línguas estrangeiras, de posições eurocêntricas, que instala uma dicotomia entre língua e cultura, altamente vinculadas ao mercado e à globalização hegemônica. Neste trabalho, a especial relação de aliança e de confronto entre os saberes hegemônicos de matriz eurocêntrica e o seu deslocamento produzido no material pela abordagem de saberes y sentidos decoloniais, também serão discutidos.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43607 Leitura, ensino e suas intersecções na formação docente 2024-07-29T22:48:20+00:00 Victória Kennedy de Araújo victoriaka@unisinos.br Anderson Carnin anderson.carnin@gmail.com <p>Este artigo analisa concepções de leitura e seu ensino presentes em verbalizações de professoras de Língua Portuguesa em formação continuada produzidas durante o segundo ano da pandemia de COVID-19 no Brasil. Com abordagem qualitativa e viés interpretativo, combina estudos de letramento e estudos decoloniais em seu referencial teórico para tratar da leitura e da formação de professores/as. Em termos metodológicos, utiliza a perspectiva interacionista sociodiscursiva, especialmente o modelo de arquitetura textual, para a análise textual-discursiva dos dados. Os resultados revelam que concepções tradicionais de leitura, centradas em processos cognitivos e compreensão a partir da relação autor/texto são bastante frequentes nas verbalizações das professoras em formação continuada. Foram identificados, também, desafios relacionados à necessidade de se superar concepções tradicionais de ensino de leitura, integrar experiências leitoras extraescolares e promover uma educação linguística&nbsp; mais alinhada à uma pedagogia decolonial – tanto em contextos escolares quanto de formação docente.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/46896 Letramentos, Literatura e Formação de Professores de Língua Portuguesa 2024-12-13T01:38:12+00:00 Alexandre José Cadilhe alexandre.cadilhe@ufjf.br <p class="textoresumo">Neste estudo, discuto o desafio de integrar textos artístico-literários em projetos de ensino na formação inicial de professores de Língua Portuguesa. Essa dificuldade decorre da segmentação curricular nos cursos de Letras, que frequentemente opõem Língua e Literatura, além de práticas voltadas para a estrutura da língua e do texto. A questão central é: como usar textos literários para abordar temas e demandas sociais emergentes? Proponho a produção de portfólios temáticos como recurso para fomentar práticas de leitura literária, baseando-me em experiências de orientação de estágio e em um programa de iniciação à docência. Os portfólios organizam repertórios de textos ligados a temas como Educação em Direitos Humanos, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013), e consideram desigualdades raciais, de gênero e sociais. Essas práticas promovem novas formas de selecionar textos literários e de abordar a leitura, contribuindo para o campo dos estudos do letramento, do ensino da literatura e da formação de professores.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43701 Uma proposta de ensino de colocação pronominal a partir de uma reflexão teórica sobre colonialidade 2024-07-31T19:50:30+00:00 Gabriel De Oliveira zardogabriel1902@gmail.com <table width="652"> <tbody> <tr> <td width="465"> <p>Na língua portuguesa, podemos recorrer a formas diferentes no que tange à posição normativa dos pronomes oblíquos átonos. Alguns estudos recentes, como Bagno (2009), mostram que a mesóclise e a ênclise estão caindo em desuso, implicando uma ascensão do uso da próclise, passando a concorrer com as formas padrões. Baseado nos estudos teóricos do campo da colonialidade, este trabalho tem como objetivo problematizar os conceitos teóricos desse campo colonial, propondo uma prática pedagógica que valorize o repertório sociolinguístico do aluno através da reflexão sobre a colocação pronominal. Para isso, serão apresentados os conceitos de colonialidade, a fim de refletir o impacto que esses conceitos ainda têm nos dias de hoje, mostrando uma prática pedagógica que rompa com esses padrões coloniais.</p> </td> </tr> </tbody> </table> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43560 Novas teorias no ensino de línguas em Moçambique 2024-07-29T22:44:15+00:00 Arcedes José Manuel arcedesjosemanuel1@gmail.com <p>Este estudo analisa os conceitos axiológicos, principalmente o da entonação valorativa, na medida em que pode ser aproveitada como recurso para o ensino da leitura na sala de aula pelo professor, bem como pelo aluno. Desse modo, a pesquisa objetiva discutir como a entonação valorativa permite a formação de leitores-ativos no trabalho com os gêneros discursivos. Metodologicamente, o estudo ancorou-se na análise dialógica do discurso (ADD) e na análise de conteúdo (AC). Teoricamente, o estudo recorre aos conceitos de entonação valorativa (Volochinov, 1926;&nbsp; Dahlet, 1997; Bezerra e Menegassi, 2022; Bakhtin, 2003; Menegassi e Cavalcanti, 2013), bem como na noção de enunciado (Volochínov, 2017, 1929; Mendes-Polato, Beloti e Menegassi, 2018 e Volochínov, 2013a, 1930). Como resultados do estudo, foi notável a importância do conceito da entonação valorativa no ensino da leitura em sala de aula.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43689 Emoções docentes e relações institucionais na pandemia 2024-10-20T20:39:29+00:00 Marise Rodrigues Guedes mariseguedess@gmail.com Rodrigo Camargo Aragão aragaorc@gmail.com Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro profdajuda@gmail.com <p>O uso imperativo das tecnologias digitais na sala de aula impactou as experiências dos professores do IFXXX durante a pademia da covid-19. Nesse período, as relações institucionais, sobretudo no que tange à formação continuada, exerceram influências nas emoções desses docentes. Diante disso, o objetivo deste trabalho é investigar como as relações dos professores com a instituição se inter-relacionam com as emoções e experiências de ensino desses profissionais, na pandemia. A metodologia pauta-se na Pesquisa Narrativa, cujos instrumentos utilizados foram o questionário, a autobiografia, a entrevista e as rodas de conversações. Os resultados apontam para a urgência da Formação Humana nas instituições de ensino e para a relevância da constituição de espaços institucionais estruturados para práticas de reflexão sistemática sobre as emoções na vida docente. Desdobramentos dos resultados são discutidos à luz dos estudos revisados neste trabalho.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43735 Experiências de Professores no Projeto Adolescentes Poliglotas: formando estudantes para a cidadania global 2024-10-20T21:12:22+00:00 Nayara Oliveira olivernayara2016@gmail.com Valeska Virgínia Soares Souza valeskasouza@ufu.br <table> <tbody> <tr> <td> <p><span style="font-weight: 400;">Haja vista os benefícios advindos das ações de Internacionalização em Casa e da Educação para a Cidadania Global - conceitos discutidos ao longo da pesquisa - o Programa de Formação para Internacionalização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolve o projeto de extensão intitulado Adolescentes Poliglotas. Tal ação visa propiciar a adolescentes uma familiarização com as línguas espanhola, francesa e inglesa, buscando uma postura plurilíngue e de acolhimento à diversidade. Atentando para a importância de se refletir e acompanhar o desenvolvimento de atividades pedagógicas, este trabalho objetivou analisar as propostas didáticas do projeto de extensão, na perspectiva de docentes participantes e suas experiências, por meio de um questionário. Buscamos identificar se as premissas do curso são praticadas e a maneira como o desenvolvimento da cidadania global aparece no processo de ensino-aprendizagem. Pudemos constatar que os objetivos do projeto estão consoantes às ações.</span></p> </td> </tr> </tbody> </table> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43487 "Mataram o menino” 2024-02-05T17:48:06+00:00 Lavoisier Almeida dos Santos lavoisierdealmeida@hotmail.com <p>O presente artigo visa problematizar os limites do ensino de Língua Portuguesa (LP) no Brasil quando pautado sob um prisma meramente formal. A partir da Análise do Discurso (AD) pecheuxtiana, defende-se que a AD é um referencial teórico-metodológico necessário para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Como resultado, apresenta-se que a língua se constitui dialeticamente como um fator simbólico de dominação/imposição cultural e de resistência. Falar, então, sobre LP como língua materna dos brasileiros sem adendos/problematizações é naturalizar um processo de colonização violenta que impôs a língua oficial de Portugal como a língua do Brasil. Por fim, conclui-se que é urgente o fomento de um ensino de LP que tenha por base questões antropológicas, históricas e sociais, desconstruindo o efeito de obviedade do enunciado linguístico, quebrando automatismos, revelando simulacros e desnaturalizando processos históricos e sociais no tocante às práticas linguísticas.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43740 Participação, colaboração e construção de conhecimento no processo de ensino e aprendizagem de crianças autistas 2024-05-03T13:46:55+00:00 Wânia Ladeira wania.ladeira@ufv.br Carlos Henrique Oliveira Nonato carlos.nonato@ufv.br <p align="justify">A partir da perspectiva educacional do processo de ensino e aprendizagem como construção social que se realiza por meio da fala-em-interação, o objetivo geral é investigar a estrutura de participação e o formato de elocuções produzidas em interação entre professor e criança autista. O aparato metodológico é a descrição microetnográfica e a autoetnografia, usando recortes de aulas gravadas entre 2022-2024 e transcritas de acordo com métodos da Análise da Conversa. Apesar das dificuldades de comunicação e de interação da criança autista, a análise mostra a construção conjunta de conhecimento em interação através do incentivo à participação, concretizado por meio de estratégias comunicativas de revozeamento de respostas corretas, reformulação de perguntas e avaliações positivas para os acertos.</p> <p align="justify"> </p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43679 Reflexões sobre o ensino de português como L2 para alunos surdos do curso de Letras-Libras 2024-07-29T22:42:39+00:00 Giselli Mara da Silva gisellimara@gmail.com Thiago Loyola Franco thiagoloyola@yahoo.com.br Eva dos Reis Araújo Barbosa evalibras@gmail.com <p>Neste artigo, apresentamos uma experiência de ensino de português como segunda língua (PL2) para estudantes surdos do curso de Letras-Libras da [sigla da Universidade]. A experiência partiu de um projeto de produção de materiais didáticos e se desenvolveu por meio da aplicação desses materiais por um mestrando, que ministrou a disciplina de PL2 e construiu notas de campo sobre a experiência. Para a concepção da disciplina e a análise dos dados, exploramos contribuições oriundas dos Estudos do Letramento, dos Estudos Surdos, entre outros. Foram analisados três eventos de ensino e aprendizagem de vocabulário e se constataram: (i) a importância da Libras como língua de interação na sala de aula; (ii) a construção coletiva dos sentidos de palavras e expressões em português; (iii) a complexidade que envolve o trânsito entre as línguas na sala de aula.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43881 O discurso de divulgação científica e a produção textual acadêmica 2024-03-13T00:43:40+00:00 Laila Hamdan lailaham@me.com Carlos Daniel Narciso de Sousa lailaham@me.com Renan Moreira Silva lailaham@me.com <p style="font-weight: 400;">Esta pesquisa tem como foco a análise da produção textual acadêmica, elegendo como documentação as produções de TCC dos estudantes em períodos finais dos cursos de Letras. Interessou, portanto, o texto acadêmico, sua produção e sua leitura, a partir de interfaces com teorias atuais sobre produção textual acadêmica e com vistas a analisar os textos de graduandos objetivando que eles superem as dificuldades da produção textual necessária à formação profissional. Como método de trabalho, aproximou-se da pesquisa-ação pelo&nbsp;caráter participativo dos pesquisadores,&nbsp;impulso democrático&nbsp;e contribuição à mudança social. Como resultado, alcançou-se o envolvimento de discentes com práticas de produção textual mais atuais e mais próximas às necessidades emergentes na sua formação docente.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/43721 A função epistêmica da escritura 2024-07-31T20:13:38+00:00 Clemilton Lopes Pinheiro clemiltonpinheiro@hotmail.com <p>O enfoque <em>aprender para escrever</em> supõe uma pedagogia que coloca o(a)s aluno(a)s em contato com a escritura sob a lógica da transformação do conhecimento. Portanto, a prática da escritura é uma motivação para refletir e explorar ideias, e visa favorecer o conhecimento crítico e metacognitivo. Dessa forma, o(a)s aluno(a)s não apenas produzem um produto-texto, mas também aprendem a partir de seu próprio processo de escritura. Este trabalho se insere neste contexto. Interessamo-nos por um conjunto de textos produzidos por estudantes do ensino fundamental anos finais (6º, 7º e 8º anos) que participaram de um projeto de ensino desenvolvido em uma escola pública municipal com base na perspectiva <em>Escritura através do currículo. </em>Nosso objetivo é apontar evidências do papel epistêmico da escritura com base na análise do processo de escritura do(a)s estudantes. A categoria mobilizada para a análise dos textos são quatro tipos básicos de operações, constitutivas de todo movimento de escritura: adição, exclusão, substituição, deslocamento. Observamos que, nos textos, as operações, principalmente exclusão e adição, possibilitam ajustes e alterações associadas à estrutura retórica do texto e ao alinhamento de informações com o propósito do texto. A nosso ver, há nisso uma evidência do impacto da escritura no processo de aprendizagem.</p> 2024-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Veredas - Revista de Estudos Linguísticos