Chamada Volume Temático 2020/3 - ENCERRADA

2020-04-20

Volume Temático 24, n.3 (2020) – Fonologia e Ensino

O ensino de uma língua na escola e em outros ambientes educativos significa,
primordialmente, mostrar ao aluno o funcionamento da linguagem, sua estrutura, seus
padrões. A Fonologia é uma área que possui como principal objeto de estudo os
aspectos interpretativos dos sons e sua estrutura funcional dentro das línguas.
Portanto, além da aquisição da linguagem, o aprendizado da leitura e da escrita
perpassa os conceitos delimitados nessa área, embora o diálogo entre a disciplina de
Fonologia e suas teorias ainda não ocorra de forma transparente no ensino de línguas.
Tendo em vista todas essas questões que envolvem o ensino e o papel da Fonologia
nos percursos formativos de professores e alunos, apresentamos o volume temático
da revista Veredas "Fonologia e Ensino". O objetivo deste volume é reunir trabalhos
experimentais e/ou teóricos que relacionem as diferentes abordagens teóricas da
Fonologia ao processo de ensino e aprendizagem de línguas. São bem-vindos artigos
que contemplem o ensino de Português como L1, desde a alfabetização até os
estágios mais avançados do processo de aprendizagem, e o ensino de Português
como L2 e sua relação fonológica com outras línguas.

Início das submissões: 18/05/2020

Deadline: prorrogado até 31/08/2020

Editores do volume: Camila Tavares Leite (UFU), José S. Magalhães (UFU) & Aline Alves Fonseca (UFJF)