https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/issue/feedTríades em Revista: Transversalidades, Design e Linguagens2024-09-16T03:44:41+00:00Prof. Dr. Frederico Braidarevista.triades@ufjf.brOpen Journal Systems<p>Tríades em Revista: Transversalidades, Design e Linguagens é uma publicação em fluxo contínuo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em pareceria com o Departamento de Artes e Design (DAD), da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e objetiva a promoção e divulgação de trabalhos acadêmicos no campo do Design, partilhando uma visão comum de que o constante aperfeiçoamento marca a posição recíproca do Design de promover o diálogo ao mais alto nível, cedendo e procurando espaços, objetivando concretizar em forma de saberes uma idealização do pensamento humano.</p>https://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44842Design e cinema2024-06-25T18:22:24+00:00Estêvão Lucas Eler Chromiecestevaochromiec@gmail.comLuciane Maria Fadelliefadel@gmail.com<p class="00Textodoresumo">As visualidades que o design cria possuem um papel importante na formação subjetiva dos indivíduos. Fato que pode estar sendo deixado de lado no posicionamento técnico-científico que o design vem ocupando no contexto da produção cinematográfica. O objetivo desse artigo é analisar como o design atua no imaginário do filme Coringa (Todd Phillips, 2019), a fim de evidenciar os aspectos ético-políticos da visualidade que o filme coloca no mundo. Para tanto, utilizou-se um instrumento de análise que observa o filme como produto de design-ficção, que o analisa sob a dimensão do seu discurso. Este artigo apresenta os resultados.</p>2024-10-19T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Me. Estêvão Lucas Eler Chromiec, Dra. Luciane Maria Fadelhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44794Análise semiótica orientada pela noção peirciana de diagrama2024-06-25T18:25:12+00:00Samuel Otavianosamuelotaviano@gmail.comLucy Niemeyerlucy.niemeyer@gmail.comRaquel Ponteraquelponte@eba.ufrj.br<p class="00Textodoresumo">O presente artigo traz resultados preliminares do processo de análise empregado em uma pesquisa de doutorado sobre as produções de design de André Vallias. Baseada na fenomenologia de Peirce, especialmente no conceito de diagrama, a análise evidencia o 'pensamento diagramático' nas produções de Vallias. Inicialmente focado na dimensão sintática, são trazidos dois exemplos das relações sintáticas presentes no esquema do site Música de São Paulo e na tipografia na capa do disco "OK OK OK" de Gilberto Gil. Conclui-se que a noção de diagrama, oriunda do signo icônico, é crucial para compreender como componentes de design se interrelacionam, destacando a sintaxe como elemento-chave na expressão das mensagens visuais e poéticas de Vallias.</p>2024-10-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Samuel Otaviano, Lucy Niemeyer, Raquel Pontehttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44787Ecos de signos2024-06-14T22:11:04+00:00Lya Brasil Calvetlyabcalvet@gmail.comThiago Henrique Gonçalves Alvesthiagohgalves@alu.ufc.br<p class="00Textodoresumo"><span style="font-size: 11.0pt;">Há um viés cocriativo na interpretação: o signo cresce na interação com quem interpreta. Nos estudos de Umberto Eco, a liberdade interpretativa de quem lê alimenta a definição de leitor-modelo, um agente fruidor que coopera ativamente para completar as elipses da mensagem estética. Além de preencher criativamente as lacunas do texto, o leitor-modelo analisa a obra nas presentes condições sociais, culturais e históricas. Diante dos diálogos que Eco estabelece com Peirce, o artigo propõe evidenciar essa relação dentro do contexto das histórias em quadrinhos. Eco reconhece a importância dos estudos semióticos das obras de arte e apresenta uma análise triádica com base no código, texto e leitor. Objetivamos elencar aproximações entre os autores e aplicar esses conhecimentos à produção de uma história em quadrinhos, com enfoque no conceito peirceano de abdução. A estrutura dos quadrinhos resultantes guiará a construção de múltiplas hipóteses imaginativas. </span></p>2024-01-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Lya Brasil Calvet, Thiago Henrique Gonçalves Alveshttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44769Suspensão2024-06-17T17:11:19+00:00Vanessa Koikyvanessakoiky@gmail.comJofre Silvajofre@eba.ufrj.br<p>Este ensaio propõe a compreensão do design visual como uma disciplina expandida, que dialoga com outros campos do conhecimento para dar espaço a diferentes processos de criação, por meio da abordagem interdisciplinar. A partir dessa premissa, apresenta um recorte e os desdobramentos poéticos iniciais de uma investigação teórico-prática ainda em desenvolvimento no programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes, da UFRJ. Com base em uma metodologia exploratória, a pesquisa investiga o potencial imagético da fotografia na criação de universos que estimulam a coragem para tentar modos outros de existência, conforme defendido por Michel Foucault. A partir de hibridizações entre produção analógica — fotogramas produzidos em ampliador — e manipulação digital, busca explorar como a combinação de diferentes registros fotográficos, com seus mais diversos significados, podem dar origem a esses registros utópicos. Se pretende, por meio da fotografia, propor um modo outro de viver. Aprofundar a discussão e contribuir para a ampliação das correlações entre os campos da fotografia, design, arte e tecnologia.</p>2024-04-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Vanessa Koiky, Jofre Silvahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44939Ser jovem nos artefatos de design contemporâneo2024-06-20T22:45:35+00:00Ana Paula Zarurana.zarur@uva.brLucy Niemeyerlucy.niemeyer@gmail.com<p class="00Textodoresumo">Concentrando esforços para compreender como objetos de uso cotidiano podem expressar a juventude, este trabalho propôs examinar organização interna de produtos de design, com suas características estruturais, padrões e relações. O processo de análise se estruturou, tendo por base conceitos da semiótica de extração peirceana. A análise dos artefatos foi realizada em três níveis: no sintático, que se refere à dimensão material, estrutura e funcionamento do produto; no semântico, que se refere às suas qualidades representativas; no pragmático, que se refere à sua dimensão de uso. Deste modo, foram identificadas as estratégias comunicativas empregadas para expressar a juventude no meio objeto: a adoção de um design provocativo, a estruturação de uma aparência de brinquedo e a apropriação de estilos e práticas inerentes à cultura jovem.</p>2024-07-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ana Paula Zarur, Lucy Niemeyerhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44871A revolução da inteligência artificial na arte2024-06-14T22:01:30+00:00Frederico Pachecofrpacheco@id.uff.br<p>Este artigo explora o impacto da Inteligência Artificial e do Metaverso na arte, analisando como essas tecnologias emergentes transformam o consumo e a criação artística. O estudo investiga as mudanças na autoria, propriedade e metodologias artísticas no contexto da ecologia das mídias. Adotando uma abordagem socioconstrutivista, o autor utiliza análise filosófica, pesquisas e netnografia para examinar as percepções e comportamentos de colecionadores de arte digital e membros de comunidades online. A pesquisa revela que NFTs e blockchain permitem uma nova forma de autenticidade e propriedade digital, enquanto a IA redefine as fronteiras da criatividade. Conclui que essas tecnologias apresentam tanto oportunidades quanto desafios para o futuro da arte, necessitando de uma reavaliação dos conceitos tradicionais de autoria e propriedade.</p>2024-10-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Frederico Pachecohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44802Semiótica peirceana aplicada2024-06-17T16:50:55+00:00Telma Valentetelma.valente@ufes.br<p class="00Textodoresumo"><span style="font-size: 11.0pt;">Trata-se de relato de experiência realizada com acadêmicos de Design, da UFES, na disciplina <em>Semiótica da Imagem</em>, da Profª Telma Valente, em 2018 e 2019. Refere-se ao Projeto e Desenvolvimento de embalagem experimental produzida com base nas metodologias projetuais da mesma, tendo o aporte teórico da Semiótica peirceana. Pretendia-se aplicar e consolidar o conceito de categorias fenomenológicas. Ademais, as estratégias de desenvolvimento da embalagem deveriam privilegiar sua capacidade de sensibilizar os diversos sentidos, proporcionando aos usuários uma experiência sensorial. Os resultados foram embalagens <em>sui generis</em> registradas nos <em>unboxing videos</em>. Este artigo tem como objetivo divulgar essa iniciativa e apresentar as categorias fenomenológicas alinhadas ao conceito de Design Sensorial, apoiados em Braida e Nojima (2011), Santaella (1983,1995) e Sato (2016). A escassez de artigos similares, a possibilidade de dar visibilidade à Semiótica americana e conscientizar sobre a relevância desta como componente da matriz curricular justificam essa proposta. </span></p>2024-10-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Telma Valentehttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44793A contribuição do Design na construção de discursos antifeministas em perfis no Instagram2024-06-17T16:36:37+00:00Paloma Souza Martinspalomasouzamartins@gmail.comTelma Valentetelma.valente@ufes.br<p class="00Textodoresumo">Este estudo investiga o discurso de ódio contra mulheres feministas nas redes sociais, com foco no<em> Instagram</em> ao analisar duas postagens de dois perfis antifeministas, sendo eles: Ana Caroline Campagnolo e Sara Winter. Utilizando a semiótica de Peirce, a pesquisa demonstra que as escolhas estéticas e gráfico-visuais, mesmo que não intencionais, configuram-se como formas significativas de propagação ideológica. Refutando a hipótese de um design neutro, o estudo mostra que a eficácia na utilização de elementos visuais contribui significativamente para o êxito ou falha na disseminação dessas ideologias. A metodologia é composta por pesquisa bibliográfica e técnica netnográfica aplicadas aos estudos de casos. Os perfis selecionados atenderam aos critérios de relevância, engajamento e frequência de postagens. Destaca-se a dinâmica do <em>Instagram</em>, que permite constante atualização e interação dos perfis analisados, evidenciando a complexidade e a efetividade do discurso de ódio no ambiente virtual.</p>2024-10-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Paloma Souza Martins, Telma Valentehttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44781Elementos de semiótica na análise gráfica de identidades visuais2024-06-25T18:25:55+00:00André Antônio de Souzaandredesign@ymail.com<p class="00Textodoresumo">Por volta dos anos 1970, Lygia Pape desenvolveu uma revitalização da identidade visual da Piraquê, que incluiu uma nova marca. A estrutura da representação tem despertado a curiosidade do público, uma vez que o seu sentido, à parte do logotipo, não se mostra com clareza. Com o objetivo de compreender a criação, este estudo exploratório empreendeu uma análise gráfica do desenho, com o auxílio de elementos de semiótica. Para isso, realizou-se uma consideração do percurso da artista no âmbito do <em>Design</em> e de conceitos da disciplina necessários para a avaliação. A análise enfatizou o caráter racionalista do signo, prováveis referências utilizadas por ela em sua concepção e uma possível explicação para o seu sentido oculto. A consideração faz parte de um estudo maior que procura ampliar a visibilidade de Pape como <em>designer</em> gráfica e a compreensão da obra da artista em sua totalidade.</p>2024-10-11T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 André Antônio de Souzahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44758Metaverso2024-06-14T22:12:47+00:00Carlos Pernisa Júniorcarlos.pernisa@ufjf.brAna Clara Fernandes Marrazzoana.marrazzo@estudante.ufjf.brLucas Santos Silva de Souzalucassantos.silva@estudante.ufjf.brAna Beatriz Ferreira de Oliveira dos Santosanabeatriz.santos@estudante.ufjf.br<p>O conceito de Metaverso não é recente, porém, após as investidas de Mark Zuckerberg, criou-se uma ideia de que um Metaverso ideal precisaria obedecer às suas ideias. Como exemplo, tem-se o uso dos óculos de Realidade Virtual (RV) desenvolvidos pela Meta que, além de caros, poderiam causar danos à saúde, após longos turnos de uso. Com isso, faz-se necessário pensar tecnologias e ideias capazes de tornar uma proposta de Metaverso mais acessível. É possível imaginar um Metaverso que tende majoritariamente para o aspecto sonoro e a incorporação da Realidade Aumentada (RA)<em>. </em>A metodologia envolve pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, visando encontrar possibilidades de se projetar um ambiente imersivo. Como resultados possíveis, pensar alternativas que sejam socioeconomicamente e sustentavelmente mais viáveis é parte fundamental do processo, buscando desenvolver um Metaverso funcional.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Carlos Pernisa Júnior, Ana Clara Fernandes Marrazzo, Lucas Santos Silva de Souza, Ana Beatriz Ferreira de Oliveira dos Santoshttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44958Semiótica da cultura e considerações sobre a produção do olhar e da memória na era da Inteligência Artificial2024-09-16T03:44:41+00:00Fernanda Ribeiro Salvofernandasalvo@hotmail.com<p>Neste artigo, refletiremos sobre o modo como a Inteligência Artificial (IA) complexifica a discussão sobre as expressões da cultura visual contemporânea, ao gerar representações convincentes de situações que, entretanto, nunca existiram. O fenômeno recoloca questões de peso relativas ao realismo e à crença na objetividade das imagens técnicas que, historicamente, embasaram os debates sobre a construção do visível. Não por acaso, a presença do olhar maquínico e do realismo observado nas representações atuais vem resultando em críticas importantes sobre a política das imagens nos dias de hoje (Beiguelman, 2021, 2023). Partindo desse quadro, buscaremos argumentar como a teoria semiótica de Tártu-Moscou oferece contribuição profícua para considerarmos as imagens engendradas pela IA como textos da cultura abertos à transmissão de informação, capazes de transformar e gerar novas mensagens, conformando a memória coletiva (Machado, 2003, 2007). </p>2024-12-15T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Fernanda Ribeiro Salvohttps://periodicos.ufjf.br/index.php/triades/article/view/44927Discurso, polêmica e persuasão2024-06-20T14:08:55+00:00Jéssica Gomes de Oliveirajessicagomes.mtz@gmail.com<p>O estudo concentra-se na análise das estratégias retóricas, valores e imaginários políticos mobilizados pela extrema-direita brasileira no ambiente <em>on-line</em>, levando-se em consideração o uso da polêmica como dimensão argumentativa do tecnodiscurso de caráter verbo-visual. Para tal, foi realizada uma análise qualitativa de quatro publicações coletadas no perfil do ex-presidente Jair Bolsonaro no X (<em>Twitter</em>), observando-se os signos-sintomas mobilizadores de sistemas de valores em polêmicas públicas sobre temas sociais sensíveis. O embasamento teórico-metodológico se funda na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, em especial, na Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Foram utilizados, especialmente, estudos de Amossy (2017, 2020) e Charaudeau (2015, 2020) sobre a polêmica e a argumentação, a noção de tecnodiscurso proposta por Paveau (2013, 2017) e as contribuições de Barthes (1990) sobre as mensagens conotadas em um discurso verbo-visual. Por meio das análises, observamos a polêmica como estratégia argumentativa do tecnodiscurso produzido pela extrema-direita brasileira nas redes sociais.</p>2024-10-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Jéssica Gomes de Oliveira