Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema <div style="text-align: justify;"> <p>A Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática – RIDEMA – é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criada no ano de 2017. Tem como objetivo divulgar pesquisas científicas em Educação Matemática em andamento ou concluídas, possibilitando a atualização e o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da área entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores que ensinam matemática. A RIDEMA a partir do 2020 adota publicação em fluxo contínuo (<em>Rolling pass</em>) e a partir de 2021 passa a utilizar o software IThenticate passando a integrar o Programa de Integridade Acadêmica da PROPP - UFJF</p> </div> pt-BR revista.ridema@gmail.com (Reginaldo Fernando Carneiro) reginaldo.carneiro@ufjf.edu.br (Reginaldo Fernando Carneiro) Thu, 30 Jan 2025 12:47:47 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Alfabetización matemática como praxis en la transformación de sí en la educación https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48273 <p>Se ha cumplido con <em>sustentar la alfabetización matemática como praxis en la transformación de sí en la educación</em>; lo hacemos con transmetodologías decoloniales complejas; formado rizomas, con el transparadigma complejo y el transmétodo la deconstrucción rizomática. En la reconstrucción del transmétodo hemos recogido algunos brotes en los rizomas que llevamos y consustanciamos un poco más de conceptualizaciones provocadoras: Matemática iluminación y provocación del <em>Sapere Aude</em>: potencial extraído del ser. Matemáticas para despertar iluminando las mentes, despertando los más excelsos pensamientos en los corazones un viaje de autoconocimiento, aceptación y desarrollo personal. Alfabetización matemática como práctica ética y de subjetivación, es una praxis del yo que se relaciona con la autoética y la auto-política del sí; el servicio al desarrollo de nuestro propio ser complejo, grandioso, a imagen de Jesucristo, con el poder de comprender y hacer. <em>Matemática en la deconstrucción y el des-ligaje de un sí oprimido y denigrado en el convencimiento del no ser apto para aprender profundo</em>. Formar de rizomas con brotes provocadores que se unan al expedito arte de poetizar con las matemáticas como creación y vida.&nbsp; Alfabetización matemática como ética, escritura, cuidado y praxis de sí, y de nuestros congéneres para desmitificar la injusticia hacia el mismo y la matemática como ciencia-arte-lenguaje. Como una necesidad de ser en su sentir para llegar a desenvolverse eficientemente y comprenderse en su propia constitución. Coadyuvadora de <em>una cabeza bien puesta, de la reforma del pensamiento auténticamente Moriniano, en vez de una cabeza repleta</em>. Matemática - Lenguaje en el ser que le es intrínseco a la creación de su propia biología; en una unidad indecible compleja de <em>alta ingeniería Celestial</em>. En la conformación del ciudadano ético, complejo, decolonial y pensante de los problemas; que no se queda en la superficialidad; comprende las raíces de sus orígenes.</p> Milagros Elena Rodriguez Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48273 Tue, 18 Nov 2025 00:00:00 +0000 A produção de vídeos de Matemática por estudantes: reflexões e desafios do Projeto Matflix https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47443 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo tem o objetivo de apresentar o Projeto Matflix, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Matemática, a partir das percepções dos alunos participantes. O projeto, desenvolvido no primeiro semestre de 2023 com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Pelotas/RS, integrou Matemática e produção de vídeos utilizando Tecnologias Digitais (TD) como estratégia pedagógica. Estruturado em seis etapas, o Matflix resultou na criação de 19 vídeos, seguindo critérios específicos de qualidade. Após a conclusão, os alunos responderam a um questionário com questões abertas, revelando que 95% nunca haviam produzido vídeos antes. As percepções destacaram o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, trabalho em equipe e uma nova forma de compreender a matemática, embora também tenham apontado desafios, como a timidez diante das câmeras e a complexidade da edição. Assim, o projeto evidencia o papel do PIBID na promoção de práticas inovadoras para o ensino da Matemática, alinhadas aos desafios do século XXI.</p> Leonardo Corrêa Sabbado, Caroline Rodrigues Soares, Carla Denize Ott Felcher Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47443 Wed, 03 Dec 2025 00:00:00 +0000 Da sociedade à sala de aula: entre a evolução tecnológica e os desafios educacionais https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48402 <p style="font-weight: 400;">O artigo analisa a trajetória da inserção das tecnologias no ensino de matemática no Brasil, desde o período da Guerra Fria, até a atualidade (1980-2000). Se inicia do Movimento da Matemática Moderna e das trocas internacionais ocorridas mesmo durante a Ditadura Militar, como visitas de teóricos ao país e projetos com apoio do MEC. O texto destaca programas como ProInfo, criados com o intuito de promover o usa da informática na educação básica, além da importância da formação docente voltada para o uso dessas ferramentas. Ainda assim, os resultados nem sempre foram positivos, revelando desafios como o tecnocentrismo e o analfabetismo semiótico, que comprometem a compreensão dos conteúdos matemáticos mediados por tecnologia. É defendido por meio destes que a presença tecnológica não deve se restringir ao uso instrumental, mas exige uma formação crítica que considere os aspectos simbólicos e cognitivos envolvidos na aprendizagem digital. Com base em autores como Santaella, Vieira Pinto e Costa e Silva, é feita uma análise sobre o uso acrítico das tecnologias e a necessidade de superar a visão de que elas, por si só, solucionam os problemas educacionais. Por fim, o artigo propõe uma reflexão sobre a urgência em se repensar as estratégias de ensino, considerando os avanços tecnológicos, mas sem desconsiderar a complexidade da educação e da formação humana.</p> Vanuza Camargo Durães, Edilene Simões Costa dos Santos Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48402 Sat, 20 Sep 2025 00:00:00 +0000 A Geometria Analítica para o ensino superior: saberes profissionais em obras de autores brasileiros nas décadas de 1960 e 1970 utilizados na UFJF https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48094 <p style="font-weight: 400;">Apresentam-se nessa escrita resultados de uma pesquisa de mestrado profissional que investigou o ensino de Geometria Analítica (GA) no ensino superior a partir de análise de livros didáticos de GA publicados nas décadas de 1960 e 1970 que circularam no contexto da UFJF. Foram analisadas cinco obras, a fim de observar como o ensino de GA é sistematizado em cada uma e apreender saberes <em>a</em> e <em>para ensinar</em>. Conforme as análises, identificamos como indícios de saberes <em>a</em> e <em>para ensinar</em> GA no ensino superior: o uso da linguagem da teoria de conjuntos, linguagem vetorial no plano e no espaço, tratamento algébrico, uso de conceitos da trigonometria e da geometria euclidiana plana e espacial, entre outros.</p> Daniel José de Paula, Maria Cristina Araújo de Oliveira Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48094 Tue, 01 Jul 2025 00:00:00 +0000 Contribuições de oficinas sobre Educação Financeira para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47422 <p style="font-weight: 400;">O mundo contemporâneo tem exigido do cidadão um letramento econômico que não se restringe apenas ao conhecimento de juros simples ou compostos, mas na adoção de um comportamento financeiro saudável e estável. A Educação Financeira, por ter uma aplicabilidade direta em situações do cotidiano, pode contribuir para a tomada de decisões rápidas e coerentes, seja em negócios empresariais ou no cálculo da rentabilidade de uma compra à vista ou a prazo. Adotando esses pressupostos e percebendo, empiricamente, a dificuldade de algumas pessoas em administrar suas finanças e estarem, consequentemente, endividadas por não utilizar o sistema de crédito bancário adequadamente, a intervenção e a pesquisa apresentadas neste artigo têm como problema: Qual a contribuição de uma sequência de oficinas para a educação financeira de estudantes de uma turma de EJA? Fundamentada nos princípios da Andragogia e da Teoria das Situações Didáticas, a intervenção e a pesquisa foram realizadas em uma escola pública municipal, que possui a modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para tanto, foram realizadas cinco oficinas, uma a cada semana, em uma turma da Totalidade 5, que corresponde ao 8° Ano do Ensino Fundamental. Considera-se que as oficinas contribuíram para que os estudantes compreendessem que um manejo adequado dos recursos monetários promove uma vida financeira mais equilibrada, pois os conceitos pertinentes à Educação Financeira possibilitam identificar fatores que, geralmente, passam despercebidos no cotidiano, mas que têm grande impacto econômico.</p> Lucas Machado Garcia, Ângela Maria Hartmann Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47422 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 O raciocínio proporcional: a 'pedra de topo' na formação de professores dos anos iniciais https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46714 <p style="font-weight: 400;">Este artigo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico, de natureza qualitativa e descritiva, que buscou investigar o conhecimento que os professores têm do raciocínio proporcional e as potencialidades da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) na formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que conduziu toda a pesquisa foi: “Como os professores se envolvem, em uma investigação sobre o raciocínio proporcional, fazendo uso da MEAAMaRP e o que isso revela sobre seus conhecimentos e capacidades?” Neste artigo, pretende-se analisar se os professores foram capazes de diferenciar o pensamento aditivo do pensamento multiplicativo em uma situação-problema que explorava os conceitos de razão, proporção e raciocínio proporcional através da Resolução de Problemas. Apesar das dificuldades em distinguir esses dois tipos de pensamento, os professores se engajaram ativamente no modelo metodológico de ensino-aprendizagem em sala de aula, demonstrando um forte desejo de utilizar problemas como ponto de partida e de desafiar seus alunos nesse trabalho. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de dialogar com seus pares, o que possibilitou o compartilhamento de experiências e saberes, promovendo uma reflexão crítica sobre suas práticas pedagógicas.</p> Silvia Rocha Falvo, Lourdes de la Rosa Onuchic, Celia Barros Nunes Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46714 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Gênese documental de uma professora de matemática no contexto de uma formação continuada https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45868 <p style="font-weight: 400;">O presente estudo analisa a gênese documental de uma professora de matemática em um contexto de uma formação continuada ocorrida de forma remota, durante a pandemia de COVID-19, utilizando a Abordagem Documental do Didático (ADD) com o objetivo de analisar como as ações ocorridas durante a formação continuada influenciaram sua construção documental. Foi utilizada a metodologia de investigação reflexiva na coleta dos dados durante a formação continuada aplicada com seis professores via plataforma Microsoft Teams, focando no uso de tecnologias como o GeoGebra. A fundamentação teórica baseia-se na ADD, que analisa a interação dos professores com seus recursos didáticos. Os resultados indicam que a professora ampliou seu repertório de recursos e desenvolveu novos esquemas de utilização, evidenciando uma evolução na organização e clareza de suas atividades pedagógicas. Conclui-se que a formação continuada e a adaptação às novas tecnologias foram cruciais para seu desenvolvimento profissional.</p> Adriana de Oliveira Dias, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45868 Fri, 18 Apr 2025 00:00:00 +0000 A Educação Estatística na BNCC E DCEPA no Ensino Médio: Possibilidades de Ensino envolvendo Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45611 <p>&nbsp;</p> <div id="eJOY__extension_root" class="eJOY__extension_root_class" style="all: unset;">&nbsp;</div> Hermison Bruno Baia Palheta, Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Cassio Cristiano Giordano Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45611 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Laboratórios, Olimpíadas, Pensamento Computacional: reflexões sobre a juventude entre produções curriculares em Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45433 <p style="font-weight: 400;">Este texto tem como objetivo discutir as relações entre a produção curricular em matemática e os modos de vida esperados para e demandados pela juventude. Para isso, consideramos três práticas que entendemos como produtoras do currículo de matemática – o Laboratório de Ensino de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e o Pensamento Computacional – e que se assumem, no espaço escolar, como estratégicas e benéficas para a vida escolar e pregressa de jovens, fornecendo-lhes competências e habilidades para o convívio social e laboral. Buscamos, então, discutir como os ideários e discursos que produzem tais práticas podem estar associados à elaboração de um pensamento hegemônico e generalista sobre a juventude, fazendo-se reconhecer como mais valiosas certas condutas, conhecimentos, atitudes e aspirações ao mesmo tempo em que torna dissidentes, inadequadas e, muitas vezes, perigosas outras. Por fim, inserimos essas práticas em uma perspectiva educacional neoliberal, na nomeação, classificação e hierarquização de jovens a partir de marcas que, ao caracterizarem relações de sucesso ou insucesso com o conhecimento matemático escolar, passam a ser determinantes na configuração de certos modos de vida e na produção de processos de exclusão pelo currículo.</p> Filipe Santos Fernandes, Ana Paula dos Santos Mesquita, João Vitor Pires Vieira, José Carlos Dias Ferreira Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45433 Thu, 30 Jan 2025 00:00:00 +0000 Inclusão Escolar e Ensino da Matemática: o que revelam as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental? https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44197 <p style="font-weight: 400;">Neste artigo, expomos uma pesquisa que teve como objetivo investigar as formas de adequação curricular e metodológica na disciplina de Matemática direcionadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), propostas por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Mediante uma pesquisa de campo de modelo exploratório, realizamos a coleta de dados por meio de questionários enviados às professoras que atuam com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com os dados da investigação, buscamos analisá-los a partir dos princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC). Como resultados identificamos que a formação continuada específica para atuar com os estudantes com TEA é falha, o que para as profissionais dificulta o processo de adequar-se ao currículo e elaborar proposições de ensino para esses alunos. As docentes participantes indicaram como uma possível solução o uso de materiais concretos, jogos, como uma forma de adequação metodológica para o ensino de matemática.</p> Mariana Araujo Ferreira, Edilson de Araújo dos Santos Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44197 Wed, 05 Mar 2025 00:00:00 +0000 A ação de identificar Fake News na perspectiva de futuros professores de ciências e matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47438 <p style="font-weight: 400;">Estudos acerca de habilidade são relevantes para o contexto de ensino e aprendizagem. Dentro dos estudos sobre essa temática, diagnosticar a compreensão inicial acerca de um determinado conhecimento é relevante, pois o uso de estratégias de avaliação formativa e somativa pode ajudar os educadores a monitorar o progresso dos alunos em relação ao seu aprendizado. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar a compreensão de futuros professores acerca da ação de identificar fake news. O contexto estudado foi o Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizado na cidade de Brejo Santo-CE e teve como participantes estudantes de formação inicial do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a Prova Pedagógica, os dados foram analisados de acordo com a orientação adotada como referência. Os resultados abordam as compreensões dos participantes, que teve como referência o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) para identificação de fake news. Partindo de uma orientação adequada, visando comparar as aproximações e distanciamentos dos participantes, foi possível identificar, a partir do diagnóstico realizado com os estudantes de graduação que suas respostas se aproximam parcialmente do modelo de orientação adotado como referência. Esse fato revela a importância de abordar o tema no contexto de formação de educadores, visando desempenhar um papel fundamental na educação dos estudantes, capacitando-os para ensinar sobre a importância do pensamento crítico, possibilitando que ele não seja manipulado por terceiros.</p> Maria Rosângela dos Santos Alves, Paulo Gonçalo Farias Gonçalves Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47438 Fri, 18 Apr 2025 00:00:00 +0000 Potencialidades do Roleplaying Game no ensino de conteúdos matemáticos: um mapeamento de teses e dissertações (2019 a 2023) https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46544 <p style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta um estudo que busca analisar o uso do Roleplaying Game (RPG) como uma possibilidade metodológica de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, temos como questão norteadora: Qual é o estado atual do conhecimento sobre a interface entre o ensino de matemática e o Roleplaying Game? Para tal, objetivamos apresentar um mapeamento sistemático da literatura acerca de estudos brasileiros – Teses e Dissertações – que proponham possibilidades e potencialidades do uso do Roleplaying Game (RPG) no ensino de Matemática. A abordagem metodológica adotada compreendeu busca, seleção e extração de dados provenientes de teses e dissertações em português e inglês, disponíveis nas plataformas CAPES e BDTD, no período compreendido entre 2019 e 2023, com base nas diretrizes propostas por Kitchenham e Charters (2007). Do conjunto pesquisado, apenas 12 estudos foram selecionados, com o uso do RPG com distintos propósitos, públicos-alvo, métodos, conteúdos e abordagens de pesquisa. Os resultados obtidos proporcionaram uma síntese dos estudos identificados, com destaque para elementos como a distribuição cronológica das pesquisas ao longo do período, a concentração geográfica das investigações, a variedade de conteúdos matemáticos incorporados nas práticas do RPG e os benefícios pedagógicos advindos dessa abordagem. Concluímos, com destaque para o potencial do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, para a compreensão e valorização dessa abordagem.</p> Thiago de Vasconcelos Barros, Roberto Paulo Bibas Fialho, Miguel Chaquiam Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46544 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Aprendizagens relacionadas ao campo multiplicativo na resolução de problemas de quarta proporcional no 6º ano do Ensino Fundamental: o caso de Mariana https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45648 <p>A compreensão das operações aritméticas elementares é, historicamente, um dos pilares da vida escolar. Na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, geralmente, esse é um dos conhecimentos matemáticos básicos que se espera que os alunos tenham construído. Contudo, as avaliações nacionais evidenciam que tal expectativa não tem se concretizado na maioria das escolas públicas brasileiras. Em vista disso, com base na Teoria dos Campos Conceituais, um conjunto de tarefas sobre o campo multiplicativo foi elaborado e desenvolvido em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida ao longo de quatro meses, nos horários regulares das aulas de Matemática da turma e teve como foco a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo. Os dados foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo de algumas atividades desenvolvidas, do diário de campo da pesquisadora, de registros produzidos pelos(as) estudantes ao longo do trabalho e de entrevistas realizadas com alguns(mas) deles(as). Nesse artigo, é analisado o processo vivenciado por uma estudante ao resolver problemas envolvendo a quarta proporcional. Os resultados evidenciam que a aluna usou diferentes procedimentos ao longo do processo e que, ainda que suas respostas não permitam precisar exatamente qual a estratégia adotada em cada momento, conhecimentos matemáticos acerca da quarta proporcional foram mobilizados. Também foram identificadas outras aprendizagens (saber se relacionar com colegas e professora, saber ouvir os colegas, saber construir e expressar argumentos, etc.) no processo que tiveram papel importante no mesmo. O trabalho desenvolvido mostra-se uma possibilidade para a aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos no campo multiplicativo, favorecendo a transição e adaptação de esquemas do pensamento aditivo para o multiplicativo.</p> Sara Rodrigues Ferraz, Ana Cristina Ferreira Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45648 Thu, 30 Jan 2025 00:00:00 +0000 A Educação Financeira nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522 <p style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva mapear, descrever e analisar como a temática da Educação Financeira consta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática (LM) ofertados pelos Institutos Federais em Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das regiões Sudeste e Sul. De início, partiu-se de um repositório publicizado, em 2021, por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que realizou o mapeamento dos cursos que estavam adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2015 e que, na ocasião, ainda em vigor (Resolução CNE/CP 02/2015). Mediante as recentes alterações das, até recentemente, consideradas novas diretrizes, publicadas entre 2019 e 2020, realizou-se uma busca no sentido de atualizar os PPC disponíveis em 2024. Sendo assim, de caráter qualitativo e inventariante, esta pesquisa reúne um <em>corpus </em>de 39 PPC de IF dos quais foram identificados 68 componentes curriculares voltados à discussão da Educação Financeira (EF) na formação inicial de professores de matemática. A partir desse quantitativo, foram construídos quatro agrupamentos de modo a organizar as perspectivas de discussão ali presentes, a saber: <em>Educação Financeira</em>, <em>Matemática Financeira</em>, <em>Educação &amp; Matemática Financeira </em>e <em>Outros Títulos; </em>e se realizou uma leitura crítica dos materiais bibliográficos que subsidiam os componentes curriculares<em>. </em>Os resultados destacam que: (i) embora de presença ainda tímida, o processo de reformulação proporcionou a ampliação de discussões da EF e (ii) há uma sinalização, ainda incipiente, de reflexões a respeito dessa temática em contextos formativos que envolvem o campo das disciplinas das Práticas Pedagógicas e o desenvolvimento da curricularização da extensão.</p> Caroline de Melo Ferreira, Enio Freire de Paula Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522 Thu, 30 Jan 2025 00:00:00 +0000 Matemática e Arte na Educação Básica: Um olhar interdisciplinar a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45169 <p style="font-weight: 400;">Este artigo, que compõe uma tese de doutorado estruturada no formato <em>multipaper,</em> apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que teve por objetivo mapear e analisar pesquisas de mestrado e doutorado que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, no âmbito da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se como plataforma de buscas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), com o propósito de responder à seguinte questão norteadora: Quais são as características das pesquisas brasileiras que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, desenvolvidas no âmbito da Educação Básica? Para isso, seguimos os passos descritos por Sampaio e Mancini (2007) para a produção de uma RSL, e nos apoiamos em Bardin (1977) para apresentação e tratamento dos dados, sob a luz da Análise de Conteúdo. Ao todo, analisamos 13 pesquisas, sendo 10 dissertações e 3 teses, as quais foram selecionadas mediante protocolo de pesquisa construído previamente, utilizando como descritores os termos “ENSINO DE MATEMÁTICA” AND “ARTE” e aplicando critérios de inclusão e exclusão. Suas conclusões nos revelam que, de modo geral, se originaram de uma insatisfação pela forma como a Matemática normalmente é ensinada, de forma mecanizada, e como a disciplina é recebida pelos estudantes, quase sempre com desmotivação. A partir desse ponto, os pesquisadores se dispuseram a trabalhar com a Matemática de forma mais contextualizada, descolando o ensino da disciplina de uma prática memorística e atrelando-o às conexões com a Arte. Verificamos uma estreita relação entre as Artes Visuais e a Geometria, considerando a predominância destas duas unidades temáticas no universo pesquisado. A partir do panorama esboçado com esta RSL, seguiremos para o delineamento da nossa pesquisa, que se empenha em interpretar as representações de signos presentes em produções artísticas de estudantes e professores da Educação Básica, com foco no entrelaçamento do ideal artístico com conceitos matemáticos.</p> Veronice Meira da Silva, Claudinei de Camargo Sant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45169 Thu, 10 Apr 2025 00:00:00 +0000 Abordando a geometria presente na brincadeira “Pular elástico” https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48571 <p style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivos apresentar o material didático “Pular elástico: brincando com a geometria”, desenvolvido pelo projeto de extensão “Sem mais nem menos nas escolas” da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e descrever os resultados de suas aplicações. O material foi criado para revisar conceitos geométricos e minimizar dificuldades no aprendizado de figuras geométricas, usando a brincadeira “Pular elástico”. As aplicações do material ocorreram em turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio, de duas escolas da rede pública de Maceió, Alagoas. Ao todo, participaram 174 estudantes, organizados em 58 grupos. Eles receberam o elástico e a atividade impressa, conheceram um pouco sobre as possíveis origens da brincadeira, compreenderam as regras e os níveis da brincadeira e, após brincar, responderam a um questionário. Apesar dos desafios encontrados nos resultados em relação à identificação de figuras geométricas, a atividade proporcionou momentos de interação e engajamento, ressaltando a importância de aprofundar o estudo dessas formas para uma melhor compreensão de suas propriedades e aplicações.</p> Thayane Camile dos Santos, Lucas Queiroz Cordeiro de Moura, Viviane de Oliveira Santos Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48571 Sun, 21 Sep 2025 00:00:00 +0000 Encontros da Etnomatemática com uma aula da Pós-Graduação https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48435 <p style="font-weight: 400;">Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato acerca de uma aula ministrada por mestrandos, evidenciando o encontro da Etnomatemática e da prática do jogo Mancala, com pesquisadores em formação. Para tanto, a metodologia está pautada em observações, discussões e reflexões geradas por meio da aula, e da prática realizada em sala. Ministramos uma aula simulada com 32 estudantes, apresentando a Etnomatemática e, o momento de prática, utilizando o Mancala. Os principais resultados revelam que o jogo oportuniza o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, em especial, a contagem, sequências numéricas, simetrias, raciocínio lógico e operações básicas. Concluímos que a experiência de proporcionar uma aula dinâmica e contextualizada nos permitiu vivenciar um momento de troca de conhecimentos, contribuindo para a nosso processo formativo, evidenciando a importância de diferentes estratégias metodológicas no ensino da Matemática e não apenas priorizando o ensino formalizado.</p> Saulo Macedo de Oliveira, Angelica Aparecida Pacheco Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48435 Wed, 11 Jun 2025 00:00:00 +0000 Modelagem Matemática e Novo Ensino Médio: entrelace de diferentes papéis em uma mesma pesquisa https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47025 <p style="font-weight: 400;">Meu objetivo com este relato de experiência é apresentar minhas percepções em relação as possibilidades de implementação da Modelagem Matemática em aulas dos itinerários formativos da área de exatas no contexto do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo, tendo como viés a execução simultânea de três papéis, a saber, do professor de Matemática, pesquisador em Educação Matemática e do Supervisor de Ensino. Para isso faço algumas considerações quanto às temáticas envolvidas partindo da minha vivência e de como se deram as convergências durante meu percurso profissional e acadêmico. Ao final, apresento documentos enviados a agência de fomento de pesquisa, nos quais constam o que era esperado da minha participação no projeto e o que acabou sendo realizado e nesse movimento apresento algumas denúncias e anúncios que se deram no desempenho dos três papéis. Entendo que essa reflexão se faz necessária para colaborar na pesquisa em Modelagem Matemática, questionar a forma como as políticas públicas adentram as escolas e como a pesquisa e a ação supervisora podem colaborar para que essas políticas possam ser repensadas e propostas de acordo com a realidade das escolas públicas.</p> Régis Forner Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47025 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000 Editorial https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/50188 <p>Editorial</p> Marcelo Carlos de Proença, Érika Janine Maia-Afonso Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/50188 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 As compreensões de licenciandos em Pedagogia sobre o uso do EAMvRP para o ensino da geometria https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49266 <p style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo analisar as compreensões de licenciandos em Pedagogia sobre o Ensino-Aprendizagem da Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP) para ensinar geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada com 27 licenciandos de uma universidade pública do interior do Paraná, participantes de uma formação docente dentro da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática II. Durante a formação, aconteceram discussões na direção teórico-prática referente à literatura sobre a Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem da matemática nos Anos Iniciais e, de modo específico, no ensino-aprendizagem da geometria. A coleta de dados ocorreu por meio de questionários e a análise foi realizada com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os futuros pedagogos compreendem que o EAMvRP contribui para, dentre outros aspectos, dar significado para a matemática, contextualizar o ensino e tornar o aluno agente principal no processo de construção do seu conhecimento. Além disso, percebem a importância do uso dos conhecimentos prévios dos alunos e do trabalho em equipe. Em contrapartida, no que tange a elaboração e implementação de propostas de ensino nos Anos Iniciais, os licenciandos demonstraram incertezas direcionadas à demanda do tempo necessário tanto para o planejamento da proposta quanto para a sua implementação em sala de aula, dificuldades para realizar a previsão de estratégias para resolver o problema, e preocupação em relação as dificuldades dos alunos da Educação Básica para resolverem problemas. Concluímos que os encontros formativos possibilitaram momentos de reflexões atrelados a articulação entre teoria e uma possível prática de sala de aula, o que contribuiu para que fosse gerado um espaço de formação que favoreceu a compreensão dos conhecimentos do conteúdo (da geometria) e dos conhecimentos pedagógicos (uso da Resolução de Problemas para ensinar matemática) dos futuros pedagogos.</p> Érika Janine Maia-Afonso Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49266 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Dificuldades de alunos de 6º ano nas etapas do processo de resolução de problemas envolvendo MDC https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49119 <p style="font-weight: 400;">Este trabalho trata-se de um recorte da dissertação da primeira autora, que aborda o processo de resolução de problemas e o conteúdo de Máximo Divisor Comum (MDC) no 6° ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é analisar as dificuldades desses alunos na resolução de um problema que envolve o MDC. De natureza qualitativa, nosso estudo envolveu a implementação de uma situação de Matemática com 30 alunos de uma escola pública no Paraná. Os resultados mostraram que as dificuldades ocorreram na compreensão da linguagem, dos termos matemáticos, em elaborar um plano de solução adequado e cometeram erros na execução das operações aritméticas de multiplicação e divisão. Apesar disso, conseguiram identificar corretamente a natureza do problema e demonstraram a tendência de apresentar respostas completas, utilizando frases para expressar suas conclusões.</p> Flavia Hisayo Ribeiro Matsuo, Laís Vitória Lazarini, Marcelo Carlos de Proença Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49119 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Dinheiro em Discussão: Implementação da Educação Financeira através de Resolução de Problemas https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49381 <p style="font-weight: 400;">Este relato de experiência tem por objetivo apresentar como foi desenvolvida a implementação de um problema gerador com a temática “dinheiro”, e sua contribuição para a promoção do pensamento crítico e de competências matemáticas dos alunos em decisões financeiras do dia a dia. A aplicação ocorreu em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Paraná, utilizando como ponto de partida o problema gerador intitulado “Trocas na Comunidade”. Por meio dele propõe-se a reflexão sobre os limites do escambo e a necessidade de criação de um sistema monetário, proporcionando um ambiente de aprendizagem em que os alunos constroem coletivamente o conhecimento. O professor assume um papel central nessa abordagem, como mediador durante todas as etapas da metodologia, desde a proposição do problema até a formalização do conteúdo e a proposta de novos problemas. Os resultados refletem o envolvimento dos estudantes e a compreensão ampliada sobre a função social do dinheiro.</p> Juliana Bueno Gonçalves, Andresa Maria Justulin Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49381 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Enseñanza-Aprendizaje-Evaluación a través de la Resolución de Problemas: Un Informe Interdisciplinario entre la Ley de Cosenos y la Termodinámica en la Educación Secundaria https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49353 <p>Esta investigación presenta el informe de una experiencia didáctica-pedagógica basada en la Metodología de Enseñanza-Aprendizaje-Evaluación de las Matemáticas mediante la Resolución de Problemas (MEAAMaRP), propuesta por Onuchic y Allevato (2021). La actividad se desarrolló de forma interdisciplinaria en las asignaturas de Matemáticas y Física, con estudiantes de 1.º y 2.º de Bachillerato. Utilizando la evaluación formativa como eje metodológico, se propuso el problema generador “¡Navegando en alta mar!”, que involucró los conceptos de la Ley de Cosenos y las transformaciones isotérmicas. Se animó a los estudiantes, organizados en equipos, a explorar y discutir estrategias para resolver la situación, promoviendo el protagonismo estudiantil y el aprendizaje significativo. Los resultados de la experiencia muestran que la MEAAMaRP, al articularse con prácticas interdisciplinarias, favorece no solo la comprensión conceptual, sino también la expansión del interés de los estudiantes y la calificación de las prácticas de evaluación. El análisis indica que los momentos de mediación, escucha y sistematización favorecieron la construcción colectiva de conocimientos, contribuyendo a la integración entre enseñanza, aprendizaje y evaluación en un ambiente colaborativo y reflexivo.</p> Tatielen Demarchi, Alireza Mohebi Ashtiani, Ricardo Gonçalves Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49353 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Estimativa de Quantidade de Doces: uma experiência didática baseada na metodologia de Resolução de Problemas de Pólya https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49364 <p style="font-weight: 400;">Este trabalho relata uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Resolução de Problemas, no curso de Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, utilizando a metodologia proposta por George Pólya. A atividade foi realizada com a questão-problema "Qual a quantidade de doce que tem no vaso?", na qual três grupos de estudantes foram desafiados a estimar a quantidade de doces em vasos de vidro transparente sem retirá-los para contagem direta. A dinâmica incentivou o uso de técnicas matemáticas e a aplicação dos passos de resolução de problemas de Pólya. O relato inclui as etapas da atividade, as estratégias adotadas pelos estudantes e as reflexões sobre os resultados obtidos. Conclui-se que a experiência contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, além de estimular o desenvolvimento de competências matemáticas e de trabalho colaborativo.</p> Cíntia Cristiane de Andrade Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49364 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 O ensino através da resolução de problemas como contexto formativo para futuros professores de Matemática: narrativas de vulnerabilidade https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49378 <p style="font-weight: 400;">O objetivo desse artigo é discutir narrativas de vulnerabilidade de futuros professores de Matemática produzidas em contexto formativo caracterizado por uma prática fundamentada no Ensino através da Resolução de Problemas. Para isso, foram analisadas as narrativas de vulnerabilidade produzidas por futuros professores de Matemática, do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Paraná, após participarem de uma prática em sala de aula caracterizada pelo Ensino através da Resolução de Problemas. Como resultados identificamos potencialidades para os futuros professores, com relação ao contexto formativo com essas características, associadas à autoestima, felicidade, tranquilidade e reflexão.</p> Paulo Henrique Rodrigues, Allan Gomes Marcomini , Felipe Rodrigues da Silva Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49378 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 O Ensino de Paridade na via Resolução de Problemas Hands-on: Passeio do Cavalo no Tabuleiro de Xadrez https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49319 <p>Esta investigación tuvo como objetivo discutir, a través de un relato de experiencia, la Resolución de Problemas combinada con la Práctica, a partir del problema titulado El camino del caballo en el tablero de ajedrez, con foco en la enseñanza de la paridad. Participaron treinta y seis estudiantes de los grados 8 y 9 de la Enseñanza Primaria, trabajando en grupos utilizando un tablero de ajedrez (5x5) y una pieza de caballo del propio juego. Los datos recogidos del diario de campo fueron analizados cualitativamente. La actividad se realizó con mediación docente, sin respuestas prefabricadas, incentivando la investigación, la formulación de hipótesis y el trabajo colaborativo. Los principales resultados indican que la propuesta promovió la implicación, la valorización de conocimientos previos y la construcción significativa de nuevos conceptos. La versión reducida del tablero de ajedrez permitió una mayor autonomía en la exploración del camino del caballo, mientras que los problemas secundarios favorecieron la comprensión contextualizada de la paridad. En este sentido, la Resolución de Problemas combinada con la Práctica se revela como un camino interesante para nuevas investigaciones.</p> Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Emilly Gonzales Jolandek Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49319 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Princípios da Contagem na perspectiva da Resolução de Problemas com futuros professores de Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49358 <p style="font-weight: 400;">No presente artigo tem-se por objetivo apresentar o relato de uma experiência envolvendo os Princípios Aditivo e Multiplicativo da Contagem, na perspectiva da Resolução de Problemas, com licenciandos em Matemática. A Resolução de Problemas, na perspectiva em que os problemas são considerados como pontos de partida para o ensino e a aprendizagem de Matemática, foi adotada em uma ação formativa, desenvolvida pelo primeiro autor, sob a orientação da segunda autora e supervisão de terceiro autor, para a abordagem dos referidos conteúdos em uma disciplina de Prática e Metodologia de Ensino de Matemática: Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade pública estadual paranaense. Os futuros professores puderam vivenciar uma abordagem do conteúdo matemático que vai ao encontro tanto de recomendações de documentos curriculares oficiais relativas ao trabalho com esse conteúdo que se espera que desenvolvam com seus alunos, quanto de diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores no aspecto metodológico de seu futuro trabalho em sala de aula.</p> Tallys Yuri de Almeida Kanno, Edilaine Regina dos Santos, Bruno Rodrigo Teixeira Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49358 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Nociones de conteo mediante la Metodología de Resolución de Problemas: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49398 <p>El Principio Fundamental del Conteo (PFC) es un concepto esencial de la Matemática Discreta, ampliamente aplicado en la vida cotidiana, ya sea en la organización de combinaciones en menús, en la disposición de vestimentas o en probabilidades estadísticas. Sin embargo, muchos estudiantes enfrentan dificultades para comprender este principio, lo que puede afectar su desempeño en asignaturas más avanzadas. De esta forma, el presente relato de experiencia tiene como objetivo discutir las potencialidades iniciales de la construcción del concepto de PFC a través de la Metodología de Resolución de Problemas, superando la mera aplicación mecánica y acrítica de algoritmos. Para alcanzar este objetivo, se utilizó la metodología de investigación cualitativa, de naturaleza participativa, desarrollada con una clase de 32 estudiantes del octavo grado de la Educación Básica de una escuela pública ubicada en el municipio de Brejo da Madre de Deus, en el estado de Pernambuco, Brasil. El análisis de los datos implicó las resoluciones obtenidas a partir de la aplicación de un problema generador, que trataba sobre la creación de gafetes con algunas restricciones en cuanto a números y letras. Los resultados indicaron una diversidad de estrategias, desde la enumeración sistemática hasta la generalización intuitiva del PFC, así como dificultades en la comunicación del razonamiento y en la organización lógica. Se constató que el enfoque favoreció la construcción conceptual con significado, superando la aplicación mecánica de fórmulas. Así, la Resolución de Problemas se mostró como un camino eficaz para desarrollar la autonomía intelectual y el razonamiento combinatorio, aunque requiere una mediación docente atenta a los errores como oportunidades de aprendizaje.</p> Benildo, Roger Huanca Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49398 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Que número faz sentido? Do preenchimento de lacunas à aprendizagem matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49383 <p style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades de problemas do tipo “Que número faz sentido?” no contexto da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e abordagem teórica, fundamentada nas contribuições da Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino de Matemática. Um problema do tipo “Que número faz sentido?” consiste em apresentar aos estudantes um enunciado textual com lacunas numéricas e um conjunto de números que devem ser inseridos de modo que a situação descrita faça sentido matemático, linguístico e contextual. A revisão sistemática de literatura revelou uma escassez de produções acadêmicas nacionais sobre o tema, o que motivou a busca por fundamentações na literatura internacional. O estudo evidencia que esse tipo de problema possui potencial didático ao favorecer o aprimoramento da leitura matemática e da argumentação matemática a partir da elaboração e socialização das soluções. Além disso, apresenta versatilidade para abordar conteúdos e habilidades de diferentes unidades temáticas, como Números, Grandezas e Medidas, entre outras. A análise sugere que, ao serem bem planejados e integrados a metodologias de ensino sustentadas na Resolução de Problemas, como a MEAAMaRP e o EAMvRP, os problemas “Que número faz sentido?” podem atuar como ponto de partida para a aprendizagem, promovendo a participação ativa e o desenvolvimento do letramento matemático dos educandos.</p> Gilberto Vieira Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49383 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Reflexões de futuros professores sobre conhecer diferentes estratégias de resolução de problemas e suas implicações para o ensino de matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49379 <p style="font-weight: 400;">Este estudo tem como objetivo analisar as reflexões de futuros professores de matemática sobre a importância de conhecer diferentes estratégias de resolução de problemas e suas implicações para a prática docente. A investigação, de natureza qualitativa, foi realizada no contexto da disciplina de Currículo e Didática da Matemática: teoria e prática. Os dados foram produzidos por meio de respostas escritas de licenciandos a duas perguntas reflexivas e organizados por categorias. Os resultados indicam que os participantes compreendem a diversidade de estratégias como um recurso que favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, melhora a compreensão dos alunos, amplia o repertório didático e possibilita uma prática mais inclusiva e responsiva. As análises foram fundamentadas no modelo de Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP). Conclui-se que refletir sobre estratégias contribui significativamente para a constituição do conhecimento pedagógico e matemático dos futuros professores, evidenciando a importância de experiências formativas que integrem teoria e prática por meio da Resolução de Problemas.</p> Caleb da Silva Araujo Campelo, Jonas de Sousa Coelho Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49379 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Resolução de problemas matemáticos por meio do uso coordenado do ChatGPT e do GeoGebra https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49331 <p>Atualmente, professores e estudantes mobilizam diversas tecnologias digitais na busca por informações relacionadas à compreensão de conceitos, à resolução de problemas e à discussão de ideias. Este estudo examina como um grupo de seis professores em exercício no Ensino Médio integra, de forma coordenada, o ChatGPT e o GeoGebra em atividades de resolução de problemas nos domínios da álgebra, geometria analítica e cálculo diferencial. Sob uma abordagem qualitativa exploratória, a pesquisa visa analisar os diálogos estabelecidos com o ChatGPT e as construções dinâmicas realizadas no GeoGebra durante um seminário de atualização e formação docente, guiado por um marco metodológico de seis fases, que contempla o diálogo inicial, a análise crítica das respostas da ferramenta, a redirecionamento exploratório, a solicitação de métodos alternativos, a reflexão retrospectiva e a construção de modelos dinâmicos no GeoGebra. Os achados revelam dois tipos de raciocínios complementares: o algébrico-analítico, favorecido pelo ChatGPT, que impulsiona a criação de modelos algébricos; e o dinâmico-geométrico, favorecido pelo GeoGebra, que facilita a validação gráfica e a exploração dinâmica. A coordenação de ambas as ferramentas promove processos metacognitivos que permitem aos docentes avaliar e refinar continuamente suas soluções. Conclui-se que a combinação entre inteligência artificial generativa e ambientes de geometria dinâmica configura um modelo pedagógico promissor para o fortalecimento das competências de resolução de problemas.</p> Daniel Medina-Alarcón, Luz Manuel Santos-Trigo, Janaína Poffo Possamai, Norma Suely Gomes Allevato Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49331 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000 Operações de conjuntos na 1ª série do Ensino Médio Profissionalizante através da Resolução de Problemas https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49372 <p>A presente pesquisa apresenta uma prática de sala de aula desenvolvida com estudantes da primeira série do Ensino Médio Profissionalizante e tem por objetivo analisar de que modo a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode contribuir para a compreensão de conceitos e conteúdos da Teoria dos Conjuntos e no desenvolvimento do pensamento matemático do estudante. Trata-se de uma pesquisa de natureza empírica, de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por observação participante e análise documental, registrados em gravações, filmagens e diário de campo. Os protocolos analisados evidenciaram que essa metodologia favoreceu tanto a construção quanto a compreensão do conhecimento matemático relacionado à Teoria dos Conjuntos, bem como o desenvolvimento do pensamento matemático ao longo da resolução e durante os momentos de plenária. Cabe destacar, ainda, que o processo avaliativo possibilitou ao professor identificar e orientar dúvidas e dificuldades dos estudantes, promovendo a aprendizagem matemática.</p> Mário Barbosa da Silva Derechos de autor 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49372 Fri, 12 Sep 2025 00:00:00 +0000