Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema <div style="text-align: justify;"> <p>A Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática – RIDEMA – é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criada no ano de 2017. Tem como objetivo divulgar pesquisas científicas em Educação Matemática em andamento ou concluídas, possibilitando a atualização e o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da área entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores que ensinam matemática. A RIDEMA a partir do 2020 adota publicação em fluxo contínuo (<em>Rolling pass</em>) e a partir de 2021 passa a utilizar o software IThenticate passando a integrar o Programa de Integridade Acadêmica da PROPP - UFJF</p> </div> pt-BR revista.ridema@gmail.com (Reginaldo Fernando Carneiro) reginaldo.carneiro@ufjf.edu.br (Reginaldo Fernando Carneiro) Thu, 30 Jan 2025 12:47:47 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O raciocínio proporcional: a 'pedra de topo' na formação de professores dos anos iniciais https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46714 <p style="font-weight: 400;">Este artigo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico, de natureza qualitativa e descritiva, que buscou investigar o conhecimento que os professores têm do raciocínio proporcional e as potencialidades da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) na formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que conduziu toda a pesquisa foi: “Como os professores se envolvem, em uma investigação sobre o raciocínio proporcional, fazendo uso da MEAAMaRP e o que isso revela sobre seus conhecimentos e capacidades?” Neste artigo, pretende-se analisar se os professores foram capazes de diferenciar o pensamento aditivo do pensamento multiplicativo em uma situação-problema que explorava os conceitos de razão, proporção e raciocínio proporcional através da Resolução de Problemas. Apesar das dificuldades em distinguir esses dois tipos de pensamento, os professores se engajaram ativamente no modelo metodológico de ensino-aprendizagem em sala de aula, demonstrando um forte desejo de utilizar problemas como ponto de partida e de desafiar seus alunos nesse trabalho. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de dialogar com seus pares, o que possibilitou o compartilhamento de experiências e saberes, promovendo uma reflexão crítica sobre suas práticas pedagógicas.</p> Silvia Rocha Falvo, Lourdes de la Rosa Onuchic, Celia Barros Nunes Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46714 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Gênese documental de uma professora de matemática no contexto de uma formação continuada https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45868 <p style="font-weight: 400;">O presente estudo analisa a gênese documental de uma professora de matemática em um contexto de uma formação continuada ocorrida de forma remota, durante a pandemia de COVID-19, utilizando a Abordagem Documental do Didático (ADD) com o objetivo de analisar como as ações ocorridas durante a formação continuada influenciaram sua construção documental. Foi utilizada a metodologia de investigação reflexiva na coleta dos dados durante a formação continuada aplicada com seis professores via plataforma Microsoft Teams, focando no uso de tecnologias como o GeoGebra. A fundamentação teórica baseia-se na ADD, que analisa a interação dos professores com seus recursos didáticos. Os resultados indicam que a professora ampliou seu repertório de recursos e desenvolveu novos esquemas de utilização, evidenciando uma evolução na organização e clareza de suas atividades pedagógicas. Conclui-se que a formação continuada e a adaptação às novas tecnologias foram cruciais para seu desenvolvimento profissional.</p> Adriana de Oliveira Dias, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45868 Fri, 18 Apr 2025 00:00:00 +0000 A Educação Estatística na BNCC E DCEPA no Ensino Médio: Possibilidades de Ensino envolvendo Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45611 <p style="font-weight: 400;">O presente artigo faz parte de um recorte de uma tese de doutorado em andamento que analisa as orientações da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e Documento Curricular do Estado do Pará DCEPA para o trabalho com projeto de aprendizagem na Educação Estatística no ensino médio. Este artigo teve como objetivo analisar em que ponto o currículo para a educação estatística no ensino médio está conectado com a metodologia de Projeto de Aprendizagem Estatística (PAE). A metodologia utilizada será de cunho qualitativo baseado numa revisão bibliográfica e documental. As considerações finais revelam que embora a metodologia do PAE apresente desafios aos estudantes e professores da educação básica surgem como uma possibilidade de transformação de práticas pedagógicas inovadoras. Quanto as habilidades analisadas na BNCC e DCEPA, ambas não deixam claro para o trabalho com Projeto de Aprendizagem Estatístico no ensino médio, porém, observamos que elas nos dão pistas e contribuem para o desenvolvimento da estatística em contextos reais a vida do estudante, reafirmando a sua função social na formação do sujeito enquanto cidadão, que necessita estar preparado para atuar na sociedade e compreendê-la em todos os seus aspectos.</p> Hermison Bruno Baia Palheta, Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Cassio Cristiano Giordano Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45611 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Laboratórios, Olimpíadas, Pensamento Computacional: reflexões sobre a juventude entre produções curriculares em Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45433 <p style="font-weight: 400;">Este texto tem como objetivo discutir as relações entre a produção curricular em matemática e os modos de vida esperados para e demandados pela juventude. Para isso, consideramos três práticas que entendemos como produtoras do currículo de matemática – o Laboratório de Ensino de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e o Pensamento Computacional – e que se assumem, no espaço escolar, como estratégicas e benéficas para a vida escolar e pregressa de jovens, fornecendo-lhes competências e habilidades para o convívio social e laboral. Buscamos, então, discutir como os ideários e discursos que produzem tais práticas podem estar associados à elaboração de um pensamento hegemônico e generalista sobre a juventude, fazendo-se reconhecer como mais valiosas certas condutas, conhecimentos, atitudes e aspirações ao mesmo tempo em que torna dissidentes, inadequadas e, muitas vezes, perigosas outras. Por fim, inserimos essas práticas em uma perspectiva educacional neoliberal, na nomeação, classificação e hierarquização de jovens a partir de marcas que, ao caracterizarem relações de sucesso ou insucesso com o conhecimento matemático escolar, passam a ser determinantes na configuração de certos modos de vida e na produção de processos de exclusão pelo currículo.</p> Filipe Santos Fernandes, Ana Paula dos Santos Mesquita, João Vitor Pires Vieira, José Carlos Dias Ferreira Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45433 Thu, 30 Jan 2025 00:00:00 +0000 Inclusão Escolar e Ensino da Matemática: o que revelam as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental? https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44197 <p style="font-weight: 400;">Neste artigo, expomos uma pesquisa que teve como objetivo investigar as formas de adequação curricular e metodológica na disciplina de Matemática direcionadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), propostas por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Mediante uma pesquisa de campo de modelo exploratório, realizamos a coleta de dados por meio de questionários enviados às professoras que atuam com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com os dados da investigação, buscamos analisá-los a partir dos princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC). Como resultados identificamos que a formação continuada específica para atuar com os estudantes com TEA é falha, o que para as profissionais dificulta o processo de adequar-se ao currículo e elaborar proposições de ensino para esses alunos. As docentes participantes indicaram como uma possível solução o uso de materiais concretos, jogos, como uma forma de adequação metodológica para o ensino de matemática.</p> Mariana Araujo Ferreira, Edilson de Araújo dos Santos Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44197 Wed, 05 Mar 2025 00:00:00 +0000 A ação de identificar Fake News na perspectiva de futuros professores de ciências e matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47438 <p style="font-weight: 400;">Estudos acerca de habilidade são relevantes para o contexto de ensino e aprendizagem. Dentro dos estudos sobre essa temática, diagnosticar a compreensão inicial acerca de um determinado conhecimento é relevante, pois o uso de estratégias de avaliação formativa e somativa pode ajudar os educadores a monitorar o progresso dos alunos em relação ao seu aprendizado. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo caracterizar a compreensão de futuros professores acerca da ação de identificar fake news. O contexto estudado foi o Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus da Universidade Federal do Cariri (UFCA), localizado na cidade de Brejo Santo-CE e teve como participantes estudantes de formação inicial do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a Prova Pedagógica, os dados foram analisados de acordo com a orientação adotada como referência. Os resultados abordam as compreensões dos participantes, que teve como referência o Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) para identificação de fake news. Partindo de uma orientação adequada, visando comparar as aproximações e distanciamentos dos participantes, foi possível identificar, a partir do diagnóstico realizado com os estudantes de graduação que suas respostas se aproximam parcialmente do modelo de orientação adotado como referência. Esse fato revela a importância de abordar o tema no contexto de formação de educadores, visando desempenhar um papel fundamental na educação dos estudantes, capacitando-os para ensinar sobre a importância do pensamento crítico, possibilitando que ele não seja manipulado por terceiros.</p> Maria Rosângela dos Santos Alves, Paulo Gonçalo Farias Gonçalves Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47438 Fri, 18 Apr 2025 00:00:00 +0000 Potencialidades do Roleplaying Game no ensino de conteúdos matemáticos: um mapeamento de teses e dissertações (2019 a 2023) https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46544 <p style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta um estudo que busca analisar o uso do Roleplaying Game (RPG) como uma possibilidade metodológica de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, temos como questão norteadora: Qual é o estado atual do conhecimento sobre a interface entre o ensino de matemática e o Roleplaying Game? Para tal, objetivamos apresentar um mapeamento sistemático da literatura acerca de estudos brasileiros – Teses e Dissertações – que proponham possibilidades e potencialidades do uso do Roleplaying Game (RPG) no ensino de Matemática. A abordagem metodológica adotada compreendeu busca, seleção e extração de dados provenientes de teses e dissertações em português e inglês, disponíveis nas plataformas CAPES e BDTD, no período compreendido entre 2019 e 2023, com base nas diretrizes propostas por Kitchenham e Charters (2007). Do conjunto pesquisado, apenas 12 estudos foram selecionados, com o uso do RPG com distintos propósitos, públicos-alvo, métodos, conteúdos e abordagens de pesquisa. Os resultados obtidos proporcionaram uma síntese dos estudos identificados, com destaque para elementos como a distribuição cronológica das pesquisas ao longo do período, a concentração geográfica das investigações, a variedade de conteúdos matemáticos incorporados nas práticas do RPG e os benefícios pedagógicos advindos dessa abordagem. Concluímos, com destaque para o potencial do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, para a compreensão e valorização dessa abordagem.</p> Thiago de Vasconcelos Barros, Roberto Paulo Bibas Fialho, Miguel Chaquiam Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46544 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Aprendizagens relacionadas ao campo multiplicativo na resolução de problemas de quarta proporcional no 6º ano do Ensino Fundamental: o caso de Mariana https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45648 <p>A compreensão das operações aritméticas elementares é, historicamente, um dos pilares da vida escolar. Na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, geralmente, esse é um dos conhecimentos matemáticos básicos que se espera que os alunos tenham construído. Contudo, as avaliações nacionais evidenciam que tal expectativa não tem se concretizado na maioria das escolas públicas brasileiras. Em vista disso, com base na Teoria dos Campos Conceituais, um conjunto de tarefas sobre o campo multiplicativo foi elaborado e desenvolvido em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida ao longo de quatro meses, nos horários regulares das aulas de Matemática da turma e teve como foco a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo. Os dados foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo de algumas atividades desenvolvidas, do diário de campo da pesquisadora, de registros produzidos pelos(as) estudantes ao longo do trabalho e de entrevistas realizadas com alguns(mas) deles(as). Nesse artigo, é analisado o processo vivenciado por uma estudante ao resolver problemas envolvendo a quarta proporcional. Os resultados evidenciam que a aluna usou diferentes procedimentos ao longo do processo e que, ainda que suas respostas não permitam precisar exatamente qual a estratégia adotada em cada momento, conhecimentos matemáticos acerca da quarta proporcional foram mobilizados. Também foram identificadas outras aprendizagens (saber se relacionar com colegas e professora, saber ouvir os colegas, saber construir e expressar argumentos, etc.) no processo que tiveram papel importante no mesmo. O trabalho desenvolvido mostra-se uma possibilidade para a aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos no campo multiplicativo, favorecendo a transição e adaptação de esquemas do pensamento aditivo para o multiplicativo.</p> Sara Rodrigues Ferraz, Ana Cristina Ferreira Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45648 Thu, 30 Jan 2025 00:00:00 +0000 A Educação Financeira nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522 <p style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva mapear, descrever e analisar como a temática da Educação Financeira consta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática (LM) ofertados pelos Institutos Federais em Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das regiões Sudeste e Sul. De início, partiu-se de um repositório publicizado, em 2021, por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que realizou o mapeamento dos cursos que estavam adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2015 e que, na ocasião, ainda em vigor (Resolução CNE/CP 02/2015). Mediante as recentes alterações das, até recentemente, consideradas novas diretrizes, publicadas entre 2019 e 2020, realizou-se uma busca no sentido de atualizar os PPC disponíveis em 2024. Sendo assim, de caráter qualitativo e inventariante, esta pesquisa reúne um <em>corpus </em>de 39 PPC de IF dos quais foram identificados 68 componentes curriculares voltados à discussão da Educação Financeira (EF) na formação inicial de professores de matemática. A partir desse quantitativo, foram construídos quatro agrupamentos de modo a organizar as perspectivas de discussão ali presentes, a saber: <em>Educação Financeira</em>, <em>Matemática Financeira</em>, <em>Educação &amp; Matemática Financeira </em>e <em>Outros Títulos; </em>e se realizou uma leitura crítica dos materiais bibliográficos que subsidiam os componentes curriculares<em>. </em>Os resultados destacam que: (i) embora de presença ainda tímida, o processo de reformulação proporcionou a ampliação de discussões da EF e (ii) há uma sinalização, ainda incipiente, de reflexões a respeito dessa temática em contextos formativos que envolvem o campo das disciplinas das Práticas Pedagógicas e o desenvolvimento da curricularização da extensão.</p> Caroline de Melo Ferreira, Enio Freire de Paula Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522 Thu, 30 Jan 2025 00:00:00 +0000 Matemática e Arte na Educação Básica: Um olhar interdisciplinar a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45169 <p style="font-weight: 400;">Este artigo, que compõe uma tese de doutorado estruturada no formato <em>multipaper,</em> apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que teve por objetivo mapear e analisar pesquisas de mestrado e doutorado que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, no âmbito da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se como plataforma de buscas, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD), com o propósito de responder à seguinte questão norteadora: Quais são as características das pesquisas brasileiras que discutem a utilização da Arte no ensino de Matemática, desenvolvidas no âmbito da Educação Básica? Para isso, seguimos os passos descritos por Sampaio e Mancini (2007) para a produção de uma RSL, e nos apoiamos em Bardin (1977) para apresentação e tratamento dos dados, sob a luz da Análise de Conteúdo. Ao todo, analisamos 13 pesquisas, sendo 10 dissertações e 3 teses, as quais foram selecionadas mediante protocolo de pesquisa construído previamente, utilizando como descritores os termos “ENSINO DE MATEMÁTICA” AND “ARTE” e aplicando critérios de inclusão e exclusão. Suas conclusões nos revelam que, de modo geral, se originaram de uma insatisfação pela forma como a Matemática normalmente é ensinada, de forma mecanizada, e como a disciplina é recebida pelos estudantes, quase sempre com desmotivação. A partir desse ponto, os pesquisadores se dispuseram a trabalhar com a Matemática de forma mais contextualizada, descolando o ensino da disciplina de uma prática memorística e atrelando-o às conexões com a Arte. Verificamos uma estreita relação entre as Artes Visuais e a Geometria, considerando a predominância destas duas unidades temáticas no universo pesquisado. A partir do panorama esboçado com esta RSL, seguiremos para o delineamento da nossa pesquisa, que se empenha em interpretar as representações de signos presentes em produções artísticas de estudantes e professores da Educação Básica, com foco no entrelaçamento do ideal artístico com conceitos matemáticos.</p> Veronice Meira da Silva, Claudinei de Camargo Sant'Ana, Irani Parolin Sant'Ana Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45169 Thu, 10 Apr 2025 00:00:00 +0000 Contribuições de oficinas sobre Educação Financeira para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47422 <p style="font-weight: 400;">O mundo contemporâneo tem exigido do cidadão um letramento econômico que não se restringe apenas ao conhecimento de juros simples ou compostos, mas na adoção de um comportamento financeiro saudável e estável. A Educação Financeira, por ter uma aplicabilidade direta em situações do cotidiano, pode contribuir para a tomada de decisões rápidas e coerentes, seja em negócios empresariais ou no cálculo da rentabilidade de uma compra à vista ou a prazo. Adotando esses pressupostos e percebendo, empiricamente, a dificuldade de algumas pessoas em administrar suas finanças e estarem, consequentemente, endividadas por não utilizar o sistema de crédito bancário adequadamente, a intervenção e a pesquisa apresentadas neste artigo têm como problema: Qual a contribuição de uma sequência de oficinas para a educação financeira de estudantes de uma turma de EJA? Fundamentada nos princípios da Andragogia e da Teoria das Situações Didáticas, a intervenção e a pesquisa foram realizadas em uma escola pública municipal, que possui a modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para tanto, foram realizadas cinco oficinas, uma a cada semana, em uma turma da Totalidade 5, que corresponde ao 8° Ano do Ensino Fundamental. Considera-se que as oficinas contribuíram para que os estudantes compreendessem que um manejo adequado dos recursos monetários promove uma vida financeira mais equilibrada, pois os conceitos pertinentes à Educação Financeira possibilitam identificar fatores que, geralmente, passam despercebidos no cotidiano, mas que têm grande impacto econômico.</p> Lucas Machado Garcia, Ângela Maria Hartmann Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47422 Wed, 09 Apr 2025 00:00:00 +0000 Modelagem Matemática e Novo Ensino Médio: entrelace de diferentes papéis em uma mesma pesquisa https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47025 <p style="font-weight: 400;">Meu objetivo com este relato de experiência é apresentar minhas percepções em relação as possibilidades de implementação da Modelagem Matemática em aulas dos itinerários formativos da área de exatas no contexto do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo, tendo como viés a execução simultânea de três papéis, a saber, do professor de Matemática, pesquisador em Educação Matemática e do Supervisor de Ensino. Para isso faço algumas considerações quanto às temáticas envolvidas partindo da minha vivência e de como se deram as convergências durante meu percurso profissional e acadêmico. Ao final, apresento documentos enviados a agência de fomento de pesquisa, nos quais constam o que era esperado da minha participação no projeto e o que acabou sendo realizado e nesse movimento apresento algumas denúncias e anúncios que se deram no desempenho dos três papéis. Entendo que essa reflexão se faz necessária para colaborar na pesquisa em Modelagem Matemática, questionar a forma como as políticas públicas adentram as escolas e como a pesquisa e a ação supervisora podem colaborar para que essas políticas possam ser repensadas e propostas de acordo com a realidade das escolas públicas.</p> Régis Forner Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47025 Thu, 27 Feb 2025 00:00:00 +0000