https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/issue/feed Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática 2025-02-19T18:12:49+00:00 Reginaldo Fernando Carneiro revista.ridema@gmail.com Open Journal Systems <div style="text-align: justify;"> <p>A Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática – RIDEMA – é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), criada no ano de 2017. Tem como objetivo divulgar pesquisas científicas em Educação Matemática em andamento ou concluídas, possibilitando a atualização e o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da área entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores que ensinam matemática. A RIDEMA a partir do 2020 adota publicação em fluxo contínuo (<em>Rolling pass</em>) e a partir de 2021 passa a utilizar o software IThenticate passando a integrar o Programa de Integridade Acadêmica da PROPP - UFJF</p> </div> https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44197 Inclusão Escolar e Ensino da Matemática: o que revelam as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental? 2025-02-11T12:33:03+00:00 Mariana Araujo Ferreira marianaferraujo16@gmail.com Edilson de Araújo dos Santos edilson.araujo@usp.br <p style="font-weight: 400;">Neste artigo, expomos uma pesquisa que teve como objetivo investigar as formas de adequação curricular e metodológica na disciplina de Matemática direcionadas a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), propostas por professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Mediante uma pesquisa de campo de modelo exploratório, realizamos a coleta de dados por meio de questionários enviados às professoras que atuam com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com os dados da investigação, buscamos analisá-los a partir dos princípios da Teoria Histórico-Cultural (THC). Como resultados identificamos que a formação continuada específica para atuar com os estudantes com TEA é falha, o que para as profissionais dificulta o processo de adequar-se ao currículo e elaborar proposições de ensino para esses alunos. As docentes participantes indicaram como uma possível solução o uso de materiais concretos, jogos, como uma forma de adequação metodológica para o ensino de matemática.</p> 2025-03-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46544 Potencialidades do Roleplaying Game no ensino de conteúdos matemáticos: um mapeamento de teses e dissertações (2019 a 2023) 2025-02-19T17:35:25+00:00 Thiago de Vasconcelos Barros thiago.barros@aluno.uepa.br Roberto Paulo Bibas Fialho bibasfialho@gmail.com Miguel Chaquiam miguelchaquiam@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta um estudo que busca analisar o uso do Roleplaying Game (RPG) como uma possibilidade metodológica de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, temos como questão norteadora: Qual é o estado atual do conhecimento sobre a interface entre o ensino de matemática e o Roleplaying Game? Para tal, objetivamos apresentar um mapeamento sistemático da literatura acerca de estudos brasileiros – Teses e Dissertações – que proponham possibilidades e potencialidades do uso do Roleplaying Game (RPG) no ensino de Matemática. A abordagem metodológica adotada compreendeu busca, seleção e extração de dados provenientes de teses e dissertações em português e inglês, disponíveis nas plataformas CAPES e BDTD, no período compreendido entre 2019 e 2023, com base nas diretrizes propostas por Kitchenham e Charters (2007). Do conjunto pesquisado, apenas 12 estudos foram selecionados, com o uso do RPG com distintos propósitos, públicos-alvo, métodos, conteúdos e abordagens de pesquisa. Os resultados obtidos proporcionaram uma síntese dos estudos identificados, com destaque para elementos como a distribuição cronológica das pesquisas ao longo do período, a concentração geográfica das investigações, a variedade de conteúdos matemáticos incorporados nas práticas do RPG e os benefícios pedagógicos advindos dessa abordagem. Concluímos, com destaque para o potencial do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, para a compreensão e valorização dessa abordagem.</p> 2025-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45611 A Educação Estatística na BNCC E DCEPA no Ensino Médio: Possibilidades de Ensino envolvendo Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) 2025-02-19T17:30:02+00:00 Hermison Bruno Baia Palheta brunnopsol@gmail.com Mauren Porciúncula Moreira da Silva mauren.porciuncula@gmail.com Cassio Cristiano Giordano ccgiordano@furg.br <p style="font-weight: 400;">O presente artigo faz parte de um recorte de uma tese de doutorado em andamento que analisa as orientações da Base Nacional Comum Curricular- BNCC e Documento Curricular do Estado do Pará DCEPA para o trabalho com projeto de aprendizagem na Educação Estatística no ensino médio. Este artigo teve como objetivo analisar em que ponto o currículo para a educação estatística no ensino médio está conectado com a metodologia de Projeto de Aprendizagem Estatística (PAE). A metodologia utilizada será de cunho qualitativo baseado numa revisão bibliográfica e documental. As considerações finais revelam que embora a metodologia do PAE apresente desafios aos estudantes e professores da educação básica surgem como uma possibilidade de transformação de práticas pedagógicas inovadoras. Quanto as habilidades analisadas na BNCC e DCEPA, ambas não deixam claro para o trabalho com Projeto de Aprendizagem Estatístico no ensino médio, porém, observamos que elas nos dão pistas e contribuem para o desenvolvimento da estatística em contextos reais a vida do estudante, reafirmando a sua função social na formação do sujeito enquanto cidadão, que necessita estar preparado para atuar na sociedade e compreendê-la em todos os seus aspectos.</p> 2025-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45433 Laboratórios, Olimpíadas, Pensamento Computacional: reflexões sobre a juventude entre produções curriculares em Matemática 2024-12-30T01:58:18+00:00 Filipe Santos Fernandes fernandes.fjf@gmail.com Ana Paula dos Santos Mesquita anap.ssmesquita@gmail.com João Vitor Pires Vieira joaovitor212@gmail.com José Carlos Dias Ferreira prof.jcdias@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este texto tem como objetivo discutir as relações entre a produção curricular em matemática e os modos de vida esperados para e demandados pela juventude. Para isso, consideramos três práticas que entendemos como produtoras do currículo de matemática – o Laboratório de Ensino de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e o Pensamento Computacional – e que se assumem, no espaço escolar, como estratégicas e benéficas para a vida escolar e pregressa de jovens, fornecendo-lhes competências e habilidades para o convívio social e laboral. Buscamos, então, discutir como os ideários e discursos que produzem tais práticas podem estar associados à elaboração de um pensamento hegemônico e generalista sobre a juventude, fazendo-se reconhecer como mais valiosas certas condutas, conhecimentos, atitudes e aspirações ao mesmo tempo em que torna dissidentes, inadequadas e, muitas vezes, perigosas outras. Por fim, inserimos essas práticas em uma perspectiva educacional neoliberal, na nomeação, classificação e hierarquização de jovens a partir de marcas que, ao caracterizarem relações de sucesso ou insucesso com o conhecimento matemático escolar, passam a ser determinantes na configuração de certos modos de vida e na produção de processos de exclusão pelo currículo.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47422 Contribuições de oficinas sobre Educação Financeira para Estudantes da Educação de Jovens e Adultos 2025-02-19T17:52:48+00:00 Lucas Machado Garcia lucasgarcia_rs@hotmail.com Ângela Maria Hartmann angelahartmann@unipampa.edu.br <p style="font-weight: 400;">O mundo contemporâneo tem exigido do cidadão um letramento econômico que não se restringe apenas ao conhecimento de juros simples ou compostos, mas na adoção de um comportamento financeiro saudável e estável. A Educação Financeira, por ter uma aplicabilidade direta em situações do cotidiano, pode contribuir para a tomada de decisões rápidas e coerentes, seja em negócios empresariais ou no cálculo da rentabilidade de uma compra à vista ou a prazo. Adotando esses pressupostos e percebendo, empiricamente, a dificuldade de algumas pessoas em administrar suas finanças e estarem, consequentemente, endividadas por não utilizar o sistema de crédito bancário adequadamente, a intervenção e a pesquisa apresentadas neste artigo têm como problema: Qual a contribuição de uma sequência de oficinas para a educação financeira de estudantes de uma turma de EJA? Fundamentada nos princípios da Andragogia e da Teoria das Situações Didáticas, a intervenção e a pesquisa foram realizadas em uma escola pública municipal, que possui a modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Para tanto, foram realizadas cinco oficinas, uma a cada semana, em uma turma da Totalidade 5, que corresponde ao 8° Ano do Ensino Fundamental. Considera-se que as oficinas contribuíram para que os estudantes compreendessem que um manejo adequado dos recursos monetários promove uma vida financeira mais equilibrada, pois os conceitos pertinentes à Educação Financeira possibilitam identificar fatores que, geralmente, passam despercebidos no cotidiano, mas que têm grande impacto econômico.</p> 2025-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46714 O raciocínio proporcional: a 'pedra de topo' na formação de professores dos anos iniciais 2025-02-19T17:46:12+00:00 Silvia Rocha Falvo Silfalvo@gmail.com Lourdes de la Rosa Onuchic lronuchic@gmail.com Celia Barros Nunes celiabns@gmail.com <p style="font-weight: 400;">Este artigo é fruto de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico, de natureza qualitativa e descritiva, que buscou investigar o conhecimento que os professores têm do raciocínio proporcional e as potencialidades da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) na formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que conduziu toda a pesquisa foi: “Como os professores se envolvem, em uma investigação sobre o raciocínio proporcional, fazendo uso da MEAAMaRP e o que isso revela sobre seus conhecimentos e capacidades?” Neste artigo, pretende-se analisar se os professores foram capazes de diferenciar o pensamento aditivo do pensamento multiplicativo em uma situação-problema que explorava os conceitos de razão, proporção e raciocínio proporcional através da Resolução de Problemas. Apesar das dificuldades em distinguir esses dois tipos de pensamento, os professores se engajaram ativamente no modelo metodológico de ensino-aprendizagem em sala de aula, demonstrando um forte desejo de utilizar problemas como ponto de partida e de desafiar seus alunos nesse trabalho. Além disso, os professores tiveram a oportunidade de dialogar com seus pares, o que possibilitou o compartilhamento de experiências e saberes, promovendo uma reflexão crítica sobre suas práticas pedagógicas.</p> 2025-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45648 Aprendizagens relacionadas ao campo multiplicativo na resolução de problemas de quarta proporcional no 6º ano do Ensino Fundamental: o caso de Mariana 2024-10-26T00:37:59+00:00 Sara Rodrigues Ferraz sara.ferraz@educacao.mg.gv.br Ana Cristina Ferreira anacf@ufop.edu.br <p>A compreensão das operações aritméticas elementares é, historicamente, um dos pilares da vida escolar. Na transição dos anos iniciais para os anos finais do Ensino Fundamental, geralmente, esse é um dos conhecimentos matemáticos básicos que se espera que os alunos tenham construído. Contudo, as avaliações nacionais evidenciam que tal expectativa não tem se concretizado na maioria das escolas públicas brasileiras. Em vista disso, com base na Teoria dos Campos Conceituais, um conjunto de tarefas sobre o campo multiplicativo foi elaborado e desenvolvido em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto (MG). A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida ao longo de quatro meses, nos horários regulares das aulas de Matemática da turma e teve como foco a aprendizagem de noções associadas ao campo multiplicativo. Os dados foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo de algumas atividades desenvolvidas, do diário de campo da pesquisadora, de registros produzidos pelos(as) estudantes ao longo do trabalho e de entrevistas realizadas com alguns(mas) deles(as). Nesse artigo, é analisado o processo vivenciado por uma estudante ao resolver problemas envolvendo a quarta proporcional. Os resultados evidenciam que a aluna usou diferentes procedimentos ao longo do processo e que, ainda que suas respostas não permitam precisar exatamente qual a estratégia adotada em cada momento, conhecimentos matemáticos acerca da quarta proporcional foram mobilizados. Também foram identificadas outras aprendizagens (saber se relacionar com colegas e professora, saber ouvir os colegas, saber construir e expressar argumentos, etc.) no processo que tiveram papel importante no mesmo. O trabalho desenvolvido mostra-se uma possibilidade para a aprendizagem de conceitos matemáticos envolvidos no campo multiplicativo, favorecendo a transição e adaptação de esquemas do pensamento aditivo para o multiplicativo.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45522 A Educação Financeira nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia 2024-10-26T00:36:27+00:00 Caroline de Melo Ferreira camumado@outlook.com Enio Freire de Paula eniodepaula@ifsp.edu.br <p style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva mapear, descrever e analisar como a temática da Educação Financeira consta nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Matemática (LM) ofertados pelos Institutos Federais em Educação, Ciência e Tecnologia (IF) das regiões Sudeste e Sul. De início, partiu-se de um repositório publicizado, em 2021, por um grupo de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, que realizou o mapeamento dos cursos que estavam adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais publicadas em 2015 e que, na ocasião, ainda em vigor (Resolução CNE/CP 02/2015). Mediante as recentes alterações das, até recentemente, consideradas novas diretrizes, publicadas entre 2019 e 2020, realizou-se uma busca no sentido de atualizar os PPC disponíveis em 2024. Sendo assim, de caráter qualitativo e inventariante, esta pesquisa reúne um <em>corpus </em>de 39 PPC de IF dos quais foram identificados 68 componentes curriculares voltados à discussão da Educação Financeira (EF) na formação inicial de professores de matemática. A partir desse quantitativo, foram construídos quatro agrupamentos de modo a organizar as perspectivas de discussão ali presentes, a saber: <em>Educação Financeira</em>, <em>Matemática Financeira</em>, <em>Educação &amp; Matemática Financeira </em>e <em>Outros Títulos; </em>e se realizou uma leitura crítica dos materiais bibliográficos que subsidiam os componentes curriculares<em>. </em>Os resultados destacam que: (i) embora de presença ainda tímida, o processo de reformulação proporcionou a ampliação de discussões da EF e (ii) há uma sinalização, ainda incipiente, de reflexões a respeito dessa temática em contextos formativos que envolvem o campo das disciplinas das Práticas Pedagógicas e o desenvolvimento da curricularização da extensão.</p> 2025-01-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47025 Modelagem Matemática e Novo Ensino Médio: entrelace de diferentes papéis em uma mesma pesquisa 2025-02-19T18:12:49+00:00 Régis Forner regisforner@uol.com.br <p style="font-weight: 400;">Meu objetivo com este relato de experiência é apresentar minhas percepções em relação as possibilidades de implementação da Modelagem Matemática em aulas dos itinerários formativos da área de exatas no contexto do Novo Ensino Médio no estado de São Paulo, tendo como viés a execução simultânea de três papéis, a saber, do professor de Matemática, pesquisador em Educação Matemática e do Supervisor de Ensino. Para isso faço algumas considerações quanto às temáticas envolvidas partindo da minha vivência e de como se deram as convergências durante meu percurso profissional e acadêmico. Ao final, apresento documentos enviados a agência de fomento de pesquisa, nos quais constam o que era esperado da minha participação no projeto e o que acabou sendo realizado e nesse movimento apresento algumas denúncias e anúncios que se deram no desempenho dos três papéis. Entendo que essa reflexão se faz necessária para colaborar na pesquisa em Modelagem Matemática, questionar a forma como as políticas públicas adentram as escolas e como a pesquisa e a ação supervisora podem colaborar para que essas políticas possam ser repensadas e propostas de acordo com a realidade das escolas públicas.</p> 2025-02-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática