Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento <p>A <em>Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação</em> é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As publicações ocorrem de forma digital, gratuita e em fluxo contínuo, com um volume anual.</p> <p>A revista publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, em português, espanhol ou inglês, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação. A missão da revista é contribuir com a formação e com a prática de professores e professoras das diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos e níveis educacionais. Possui avaliação B1 no Qualis/CAPES na área de Educação (2017-2020).</p> pt-BR revista.instrumento@ufjf.br (Fernanda Bassoli) fernanda.bassoli@ufjf.br (Fernanda Bassoli) Mon, 14 Apr 2025 13:18:56 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Orientações curriculares dos estados do nordeste do Brasil para a educação inclusiva de surdos no ensino fundamental https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/47102 <p>A pessoa surda participa de uma minoria linguística usuária da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), interagindo e aprendendo através da visualidade. Por isso, as atividades oferecidas pela escola, precisam considerar essa particularidade de acesso ao conhecimento por parte desses estudantes. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as orientações para educação inclusiva de surdos presentes nos documentos curriculares publicados pelos estados do Nordeste brasileiro. Para tanto, foi feita a análise documental das nove orientações curriculares desses estados, publicadas entre 2018 e 2020, disponíveis na <em>internet</em>. Esses dados foram analisados em uma abordagem qualitativa, através da Análise de Conteúdo. Como resultados, identificamos que a abordagem dos documentos sobre a educação especial, educação inclusiva e a educação de surdos (profissionais, instrumentos e práticas), precisam ser explicitadas de maneira mais direta nos documentos.</p> Adriana Moreira de Souza Corrêa, Luberna Andrade Pinheiro Fernandes, Aparecida Carneiro Pires Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/47102 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 +0000 Expediente https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/48338 Fernanda Bassoli Copyright (c) 2025 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/48338 Mon, 14 Apr 2025 00:00:00 +0000