Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento <p>A <em>Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação</em> é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As publicações ocorrem de forma digital, gratuita e em fluxo contínuo, com um volume anual.</p> <p>A revista publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, em português, espanhol ou inglês, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação. A missão da revista é contribuir com a formação e com a prática de professores e professoras das diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos e níveis educacionais. Possui avaliação B1 no Qualis/CAPES na área de Educação (2017-2020).</p> pt-BR revista.instrumento@ufjf.br (Fernanda Bassoli) fernanda.bassoli@ufjf.br (Fernanda Bassoli) Fri, 27 Sep 2024 09:04:59 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Divulgação científica sobre o ensino de oralidade e formação de professores https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46248 <table width="684"> <tbody> <tr> <td width="684"> <p>Neste trabalho, apresentamos os resultados do projeto de extensão ‘Divulgação científica, oralidade e formação de professores de Língua Portuguesa”, da Universidade Federal de Juiz de Fora, integrado ao Laboratório brasileiro de oralidade, formação e ensino – LABOR. Para tanto, evidenciamos a importância do trabalho de divulgação científica como mecanismo para possibilitar acesso de professores a conteúdos sobre oralidade, visto que pesquisas constatam uma ausência dessa temática na formação docente (Galvão; Azevedo, 2015; Luna, 2017; Magalhães; Lacerda, 2019). Desse modo, reforçamos a relevância de um trabalho sistematizado em torno dos gêneros orais, que busca romper com a supremacia da escrita. A fim de cumprir com nosso propósito, apresentamos ações desenvolvidas no decorrer do projeto, como a manutenção da página do LABOR no Instagram, com divulgação de resultados de pesquisa, cursos e materiais no eixo da oralidade. Finalmente, refletimos sobre os impactos gerados por essas atividades, tanto para nós quanto para os seguidores do perfil.</p> </td> </tr> </tbody> </table> Emily Souza Mattos, Jaqueline Reis Machado, Tânia Guedes Magalhães Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46248 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 A história das ciências e da matemática como recurso no ensino de medida de tempo no ensino fundamental https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46264 <p class="resumoabstractresumen">Este relato de experiência descreve uma atividade pedagógica desenvolvida com uma turma de 4º ano do ensino fundamental – anos iniciais, na qual o conceito de medida de tempo foi ensinado por meio da história das ciências e da matemática. A atividade teve como objetivo superar as dificuldades dos alunos em ler horas em relógios analógicos, utilizando uma abordagem que conectava a evolução histórica da medição do tempo com práticas contemporâneas. O método incluiu uma sondagem inicial, discussões teóricas baseadas em materiais didáticos e vídeos, e uma atividade prática de construção de relógios de sol. Os resultados indicaram uma melhora significativa na compreensão dos alunos sobre a leitura de horas, com aumento de acertos em comparação à sondagem inicial. A experiência proporcionou um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, aproximando os alunos da história e da ciência, e facilitando a compreensão de conceitos abstratos como o tempo.</p> Rosângela Rodrigues Garbin, Catiele Scheidt Kurz, Helena de Oliveira Lino Franchi Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46264 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 A interculturalidade em sala de aula de língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46256 <p>O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as implicações e os desdobramentos da utilização de uma abordagem intercultural no aprendizado de língua estrangeira, com foco na língua espanhola. A iniciativa proposta visou proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar elementos socioculturais, considerando a cultura da língua-alvo e sua interação com a cultura brasileira. A experiência oferecida aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF resultou em um conhecimento enriquecido sobre as culturas e gastronomias de diferentes países, promovendo um diálogo intercultural entre Brasil, Espanha e América Latina. Os resultados ressaltaram a relevância de explorar a pluralidade cultural que envolve a língua espanhola e evidenciaram a função social da língua no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, estimulando os alunos a conhecerem e refletirem sobre universos culturais diversificados, interagindo com diversos saberes e sabores.</p> Lucila Carneiro Guadelupe, Danilo Augusto da Silva Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46256 Tue, 17 Dec 2024 00:00:00 +0000 Amazônia, interculturalidade, literatura e arte: uma experiência nos anos iniciais do Colégio de Aplicação da UFRR https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45777 <p>O relato apresenta as ações desenvolvidas pela turma do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no Projeto de Extensão Cores e Linguagens, que elegeu como tema geral, no ano letivo de 2023, a <em>Literatura de/em Roraima</em>. O objetivo central das ações realizadas pela turma centrou-se na compreensão do conceito de interculturalidade a partir da obra da autora indígena Sony Ferseck. As ações foram organizadas por meio da abordagem qualitativa e com perspectiva interdisciplinar. Entre as estratégias didáticas, destacam-se: pesquisas, rodas de conversa, realização de oficina sobre a produção da autora, ensaio e apresentação cultural. Nas considerações finais aponta-se que as ações foram atrativas aos discentes, despertando a motivação no processo de execução e culminância e possibilitando o conhecimento de expressões artísticas e culturais de Roraima.</p> Soraya de Araújo Feitosa, Bruna Queiroz Ale, Laura Juliana Neris Machado Barros, Suênia Kdidija de Araújo Feitosa Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45777 Mon, 16 Dec 2024 00:00:00 +0000 PIBID-Matemática na UFNT https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45811 <p>O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de dois pibidianos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do núcleo de Matemática da Universidade Federal no Norte do Tocantins, Campus de Araguaína/TO, na aplicação de uma oficina para o estudo de sólidos geométricos, mediado por materiais concretos (sólidos de acrílico e canudos de plástico), junto a uma turma de 9º Ano do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, município de Araguaína/TO. A atividade teve como propósito melhorar a compreensão e produção de significados dos conceitos geométricos, promovendo um aprendizado mais dinâmico e lúdico, onde o trabalho em grupo foi fundamental para a sua realização. Apesar de algumas dificuldades enfrentadas na execução da oficina, percebemos que o diálogo e discussões entre os estudantes, promovidas pela interação direta com os materiais concretos, proporcionaram um aprendizado mais engajado e colaborativo e, por conseguinte, uma melhor compreensão dos conceitos geométricos estudados.</p> Sthefany Corso Mikulski, Adriano Fonseca Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45811 Mon, 18 Nov 2024 00:00:00 +0000 Formação inicial e PIBID https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46253 <table width="684"> <tbody> <tr> <td width="684"> <p>Esta pesquisa se insere no conjunto de produções investigativas, de abordagem crítica, sobre as políticas de formação inicial docente no Brasil. É uma pesquisa documental, cujos objetivos são: debater os princípios, fundamentos e objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em aspectos políticos e ideológicos e explicitar os fundamentos teóricos e metodológicos presentes nos documentos governamentais que o normatizam. Para tanto, lança mão do Materialismo Histórico-dialético, através das categorias: totalidade, contradição, mediação, estabelecendo as relações com o contexto social, político, ideológico. Ao final, conclui-se que não se pode desconsiderar que a aproximação da prática educativa através da imersão na escola de educação básica, através do PIBID, não seja necessária para os licenciandos, mas não se pode deixar de considerar que essa imersão não é capaz de garantir a formação teórica e prática na formação docente.</p> </td> </tr> </tbody> </table> Jorsinai Argôlo Souza, Rosemary Lapa de Oliveira Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46253 Fri, 13 Dec 2024 00:00:00 +0000 As Semanas da Matemática no contexto do PIBID https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45702 <table width="684"> <tbody> <tr> <td width="684"> <p>O PIBID, política pública de grande relevância social, envolve estudantes de licenciatura, professores universitários e da escola pública, colaboradores da formação de professores e da melhoria da Educação Básica. Nesse contexto, este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre as experiências de licenciandos no planejamento e desenvolvimento das chamadas ‘Semanas da Matemática’ em uma escola pública. Como resultados, evidenciamos a capacidade dos licenciandos de inovar o ensino de Matemática, assim como as atividades desenvolvidas tornaram a aprendizagem mais dinâmica e incentivaram a participação ativa e o trabalho em equipe entre os licenciandos, coordenação do PIBID, professores e estudantes da escola. Essas iniciativas ajudaram a desmistificar a Matemática, apresentando-a como uma disciplina acessível e divertida.</p> </td> </tr> </tbody> </table> Gabriela Piffer de Oliveira, Julia Citadine Pigati, Ana Paula dos Santos Malheiros, Lucas Carato Mazzi Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45702 Tue, 05 Nov 2024 00:00:00 +0000 O PIBID enquanto espaço de formação profissional para os supervisores da área de Ciências da Natureza https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46061 <p>Este estudo apresenta um levantamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas que relacionam o Pibid a um processo formativo para os professores supervisores das disciplinas de Química, Física e Biologia na educação básica publicadas nos anais dos principais eventos nacionais da área de Ciências da Natureza, promovidos pelas associações nacionais de ensino. Foram mapeadas as publicações entre 2009 e 2023 e utilizada a Análise de Conteúdo para a delimitação de duas categorias analíticas: coformação e espaço formativo. Constatou-se que a maior parte das pesquisas retrata a contribuição do programa para os licenciandos participantes e que os trabalhos que focalizam o supervisor e seu processo formativo durante a participação no programa estão decaindo no decorrer dos anos. O que leva a concluir que é necessário investir em pesquisas que articulem a participação dos professores da educação básica no Pibid ao seu desenvolvimento profissional, ressignificando e ampliando o escopo do programa.</p> Amanda Gomes de Almeida, Rita de Cássia Reis Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46061 Mon, 16 Dec 2024 00:00:00 +0000 Contribuições do PIBID na Formação de Professores de Matemática em uma Universidade Pública Goiana https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45465 <p>Este texto aborda a formação de professores de matemática através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focando na Educação Matemática Crítica (EMC). Discorremos como o PIBID pode possibilitar práticas educativas que incentivam a reflexão crítica sobre o ensino de matemática, relacionando-o com questões do cotidiano dos alunos. A relevância do estudo reside na necessidade de formar professores capazes de ensinar matemática de maneira crítica e reflexiva, alinhada às demandas sociais contemporâneas. Objetivamos, com este relato, apresentar como o PIBID contribui para a formação docente em matemática, investigando experiências práticas, metodológicas e teóricas. A metodologia adotada é qualitativa, envolvendo as interações entre Pibidianos, professores preceptores e formadores. Espera-se que os resultados demonstrem o impacto positivo do PIBID na formação de professores, evidenciando o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas essenciais para a prática docente.</p> Maria Francisca da Cunha, Luciano Feliciano de Lima Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45465 Sun, 24 Nov 2024 00:00:00 +0000 O papel do PIBID no enfrentamento dos dilemas atuais da formação de professores e no desenvolvimento do pensamento geográfico e da consciência espacial dos alunos https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45895 <p>O presente artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo abordar a importância do PIBID no enfrentamento dos dilemas atuais na formação de professores. Explora-se uma reflexão sobre os problemas antigos e ainda presentes nos cursos de Geografia e os caminhos teóricos que podem sustentar o trabalho do professor nesta trajetória. Iniciamos o texto com uma análise histórica sobre a formação pedagógica nos cursos de licenciatura, uma vez que o seu legado suscita a discussão sobre o dualismo entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico e a tradição da lógica formal presente nos cursos de formação. Destacam-se os dilemas da educação pública e o papel da escola e da universidade na formação humana, o impacto das políticas de internacionalização na educação e as suas consequências. Ressalta-se a importância de uma proposta de ensino no PIBID no enfrentamento destes dilemas e de uma concepção de aprendizagem que desenvolve capacidades cognitivas e consciência social dos alunos. Apresenta-se uma abordagem teórica de ensino de geografia que tem como objetivo o ensino de Geografia voltado para desenvolver, no processo de formação dos alunos, uma consciência espacial ou geográfica, marcada pela valorização docente e na importância do PIBID para a superação de uma proposta de ensino lógico-formal.</p> Anna Maria Kovacs Khaoule Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45895 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 O uso integrado de experimentação e de histórias em quadrinhos para o ensino de Termoquímica no contexto do PIBID https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45404 <p>esse estudo, o objetivo foi avaliar o uso combinado de experimentação e de histórias em quadrinhos (HQ), em relação à aprendizagem dos discentes sobre os conceitos de Termoquímica. Para tanto, foi implementada uma sequência didática com três etapas para abordar os conceitos de calor e temperatura, de quantidade de calor, de entalpia e variação de entalpia, de tipos de sistemas, de reações de combustão e de transferência de energia integradamente. A sequência incluiu aula teórica, experimentação demonstrativa e construção de diálogos de uma HQ, para ilustrar o experimento “Chama fria”. Participaram da pesquisa 30 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Belém/PA. Os dados para análise foram coletados, por meio de um formulário em escala Likert, com justificativas para as assertivas, aplicado após a intervenção. Os percentuais de níveis de concordância foram calculados e as justificativas, interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva. Diante disto, observou-se que o uso de estratégias didáticas associadas incentivou a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades, que auxiliaram sobremaneira na compreensão e na construção do conhecimento, fortalecendo o interesse dos alunos pelo estudo da Química.</p> Brenda Letícia da Silva Leite, Alan Moreira dos Santos, Ronilson Freitas de Souza, Lucicleia Pereira da Silva Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45404 Fri, 27 Sep 2024 00:00:00 +0000 O PIBID e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem Docente https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45863 <p>O presente trabalho aborda o processo formativo de professores de História, no âmbito do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal Fluminense, no Colégio Estadual Aurelino Leal (2014-2018). O objeto de estudo, se constituiu a partir de três questões fundamentais: “Como a formação inicial de professores vem sendo pensada pelas políticas públicas do século XXI? De que maneira essas políticas podem ser desenvolvidas na prática? Que tipo de impactos uma experiência formativa, forjada no âmbito dessas políticas, pode produzir nos percursos formativos de professores e no currículo escolar?” Para responder essas perguntas, foram situadas políticas públicas, estudadas no contexto das tensões e disputas pelos modelos de professor a se formar, refletindo acerca do ofício docente e sua lugaridade – a escola. Por fim, os processos constituintes do ambiente formativo foram analisados a partir do conceito de Comunidade de Aprendizagem Docente.</p> Priscila Artte Rosa Nascimento Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45863 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 PIBID/Pedagogia/UERN https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45849 <p>Este estudo é um recorte de uma dissertação desenvolvida no contexto do PIBID/Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, Mossoró/RN, tendo como desenho a narrativa do caminho percorrido pela pesquisadora dentro do Programa na condição de licencianda e depois como supervisora. Reflete as vivências no campo acadêmico e profissional simultaneamente. Tem como objetivo, portanto, compreender as contribuições que o PIBID tem oferecido à formação de professores e ao curso de Pedagogia. Para isso, foi produzida uma narrativa (auto)biográfica sobre as experiências produzidas no PIBID, aportada em autores como Larrosa (2020), Tizzo (2019), Passeggi (2011) e Morais e Baraldi (2019). Como apontamentos, problematizamos a necessidade da constante reflexão sobre a atenção ao ensino básico público, apontamos alguns impactos dentro da Universidade e da escola a partir da experiência e das apropriações construídas na coletividade e, consequentemente, as contribuições de Programas como o PIBID para oportunizar a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos.</p> Mirlândia Mendes de Vasconcelos Rodrigues da Silva , Marcelo Bezerra de Morais Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45849 Thu, 21 Nov 2024 00:00:00 +0000 Explorando operações básicas com o Boliche Matemático https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45847 <p><span style="font-weight: 400;">O presente relato apresenta uma ação de intervenção com o jogo Boliche Matemático, realizada pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Campus&nbsp; de Araguaína, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Matemática coordenado pelo professor Dr. Adriano Fonseca, junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, das escolas-campo: Escola Estadual Norte Goiano e Escola Estadual Marechal Rondon, ambas no município de Araguaína/TO. Esta ação teve como objetivo principal abordar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas operações aritméticas fundamentais, com exceção da divisão. Por conseguinte, relatamos nossas experiências e expectativas durante o planejamento, elaboração e aplicação do jogo nos dois momentos em que foi realizada, bem como sobre a tendência de Jogos no Ensino de Matemática de maneira a contribuir com a produção de conhecimento. </span></p> Guilherme Batista Fernandes Corrêa, Patrícia Silvério da Silva Celedonio, Domingos Silva Santos, Lays White dos Santos Ribeiro Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45847 Mon, 18 Nov 2024 00:00:00 +0000 Trajetórias pibidianas na formação de professores de Geografia https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45538 <p>O presente texto apresenta a narrativa de uma professora ao longo da sua trajetória profissional e o papel que o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) exerceu em sua prática docente. Ele está organizado a partir das vivências de uma professora e suas práticas junto ao PIBID nas universidades em que trabalhou, evidenciando, através do relato, a relação universidade e escola. Por fim, apresenta considerações sobre o impacto do PIBID na formação inicial e continuada de professores, não apenas para os alunos de Iniciação à docência, mas também para os professores atuantes como orientadores de área e supervisores. Desta forma, revelou-se um espaço-tempo para a reflexão do que é ser professor(a).</p> Aline de Lima Rodrigues Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45538 Thu, 07 Nov 2024 00:00:00 +0000 Cidade e escola https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45476 <p>O PIBID se constitui como um programa que entrelaça espaço/tempo, trajetórias e experiências, contribuindo para as travessias de professores(as) em formação. Por meio desse programa, aprofundamos o diálogo entre os diversos e diferentes saberes e experiências produzidos na relação entre escola e universidade, mas também entre a escola e a cidade. Afinal, essas duas escalas de experiências espaciais atravessam o cotidiano de grande parte dos sujeitos em formação. Portanto, este artigo tem como objetivo identificar e nos aproximar, brevemente, de algumas abordagens, seja no âmbito da Geografia, seja nas outras áreas do saber, que apontam para questões que envolvem a cidade e a escola. Para tanto, partiremos do relato das experiências vivenciadas por meio do PIBID no CIEP Brizolão 246 - Professora Adalgisa Cabral de Faria, escola localizada na cidade de São Gonçalo- RJ. O resultado nos revelou diálogos interessantes entre as abordagens que conectam a cidade e a escola e as experiências vivenciadas no PIBID.</p> Amelia Cristina Alves Bezerra, Victor Loback Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45476 Mon, 04 Nov 2024 00:00:00 +0000 Escuta comigo - sons da escola geo-grafados com as crianças https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45453 <p>No texto apresentam-se experiências e reflexões de um Bolsista de Iniciação à Docência, no Subprojeto de Geografia junto a alunos de um segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região central de Porto Alegre (RS). Nos encontros semanais com a turma foram desenvolvidas propostas didáticas intencionalmente planejadas, envolvendo a corporalidade, espacialidade e musicalidade, estimulando a autoria das crianças e os conhecimentos escolares. Esses momentos registrados em diário de campo da docência, foram profícuos para conhecer as percepções e as espacialidades das crianças, revelando suas lógicas e vivências no espaço escolar. Os recortes apresentados nesse trabalho reafirmam a importância da docência com a Geografia Escolar com propostas que considerem a presença das crianças no mundo, suas linguagens e autorias. Mostrou ainda, quão rica foi para a formação inicial do licenciando, a convivência com as crianças, à medida que pôde perceber as múltiplas compreensões e leituras de tempo e de espaço dessas, inclusive em outros momentos na escola que não na sala de aula.</p> <p> </p> Denise Theves, Anderson runetto Duarte , Élida Pasini Tonetto , Nestor André Kaercher Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45453 Mon, 16 Dec 2024 00:00:00 +0000 Movimentos de constituição desde a experiência no/do PIBID https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45869 <p>O estudo aborda a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, retomada 10 anos depois, em diálogo com outros estudos e narrativas. Partindo das questões: Como foi para você viver a experiência de formação no PIBID? De 2014 para cá, por quais caminhos você trilhou na educação ou fora dela? O que a experiência do PIBID contribuiu para a sua formação profissional, constituição identitária e para as trilhas e vivências que você foi vivendo nestes últimos 10 anos? Objetivou-se compreender a experiência e as contribuições da formação provocada pelo PIBID na vida profissional e no movimento de constituição de professoras/es/pedagogas/os. Para tanto, optou-se por um estudo bibliográfico inicial realizado no Portal de Periódicos da CAPES - últimos 10 anos - e, também, a leitura e análise de cartas produzidas por docentes ex-pibidianas. A investigação possibilitou compreender que o PIBID apresentou dialogicamente a realidade da práxis escolar, preparou as bolsistas para a docência e instigou-as a importantes escolhas profissionais.</p> Alexandre Cougo de Cougo Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45869 Tue, 17 Dec 2024 00:00:00 +0000 A dengue e o ensino de Ciências da Natureza em um itinerário formativo https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45290 <table width="684"> <tbody> <tr> <td width="684"> <p>Compreendemos que o estudo de Ciências da Natureza vai além da memorização e aplicação de conceitos e fórmulas. O desenvolvimento dessa Ciência envolve a observação de transformações ocorridas na natureza e no universo. Em muitos casos, tais observações requerem do aluno o contato direto com os fenômenos juntamente à possibilidade de experimentações que deem suporte para a criação de teorias correlacionadas. Assim, o presente trabalho tem a seguinte questão de investigação: de que maneira a área de Ciências da Natureza pode contribuir nas discussões acerca da epidemia de dengue? Mediante esse questionamento, temos como objetivo geral investigar duas aulas desenvolvidas no itinerário formativo intitulado de “Pesquisa e Intervenção” de uma instituição da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no primeiro semestre de 2024. Em linhas gerais, há indícios de que as intervenções realizadas possibilitaram a construção de novos conhecimentos acerca da temática, mostrando a importância de se trabalhar com questões sociais mais amplas.</p> </td> </tr> </tbody> </table> Brenda Finamor de Oliveira, Ana Luiza Guedes Edilberto, Guilherme Soares Boa Morte, Wallace Alves Cabral Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45290 Mon, 04 Nov 2024 00:00:00 +0000 PIBID-Matemática da UFNT https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45845 <p>O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma das etapas da sequência didática de uma oficina elaborada pelos pibidianos da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), núcleo de Matemática. A atividade teve como público alunos do Ensino Médio e seu objetivo principal era o estudo das funções trigonométricas seno e cosseno analisando ondas sonoras musicais, conciliando interdisciplinarmente Matemática e Música. Para tal, nos orientamos metodologicamente pelas tendências em Educação Matemática que abordam o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e a Modelagem Matemática no ensino, tendo em vista a manipulação de <em>softwares</em> e a problematização de situações reais culminando na mobilização de conceitos matemáticos durante a execução da atividade. Como resultado geral, percebemos que um trabalho interdisciplinar mediado por tecnologias digitais contribui significativamente com a aprendizagem matemática, desde que os alunos interajam diretamente com elas.</p> Kaylanne Freire Melo, Nayara Pires, Adriano Fonseca Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45845 Mon, 18 Nov 2024 00:00:00 +0000 A contribuição do ambiente escolar para a produção de experiências formativas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45790 <p>Este artigo parte do pressuposto de que a produção de experiências pelo professor acontece mediante a combinação de fatores internos e de condições objetivas existentes no ambiente escolar. De modo específico, este estudo tem como objetivo discutir como a equipe gestora da escola e o diálogo entre os professores podem favorecer ou enfraquecer a produção de experiências e a aprendizagem por meio delas. Estudos de John Dewey e Jorge Larrosa oferecem subsídios para o trabalho interpretativo. Os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados aproximam-se dos princípios da “entrevista compreensiva”. Fazem parte da pesquisa treze professoras, escolhidas intencionalmente com critérios e perfis predefinidos, de modo a assegurar a composição de um grupo representativo de profissionais, reconhecidas pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes e exitosas em suas práticas docentes. Os resultados apontam que as relações que são estabelecidas entre as professoras e seus pares contribuem para que elas experimentem a “pobreza da experiência”. As professoras elaboram suas experiências buscando coerência entre suas convicções pedagógicas e aquilo que o ambiente lhes oferece, confirmando que a experiência não depende apenas das condições externas e objetivas – como a atuação da direção escolar e da coordenação pedagógica –, mas é determinada pelo desejo, atitude e propósito de cada um.</p> Deniele Pereira Batista, Menga Lüdke Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45790 Mon, 04 Nov 2024 00:00:00 +0000 Respostas Educacionais às Enchentes https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45995 <p>Desastres socioambientais resultam da interação entre fenômenos naturais e fragilidades sociais, como urbanização desordenada e desigualdades econômicas, intensificadas pelas mudanças climáticas. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo analisar o papel das escolas públicas do Rio Grande do Sul na resposta às enchentes de maio de 2024, adotando uma abordagem qualitativa com estudos de caso e análise indutiva. A pesquisa revelou que as escolas atuaram como abrigos, centros de socorro e apoio psicológico, além de promoverem educação ambiental e simulações de emergência. A integração de práticas educativas sobre desastres e a colaboração com organizações locais cooperaram para a eficácia das respostas. O estudo destaca o papel das escolas como catalisadoras de mudança e resiliência, mostrando que a educação é significativa para preparar comunidades para emergências climáticas. Recomenda-se a continuidade de programas focados em desastres e o fortalecimento da participação comunitária para uma resposta coordenada e inclusiva.</p> Mônica Vasconcellos Barral Campos, Victor Cláudio Paradela Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45995 Thu, 21 Nov 2024 00:00:00 +0000 Formação docente em sala de aula invertida https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46184 <p>O cenário desafiador da educação exige alternativas que proporcionem aprendizagens significativas e relevantes para os estudantes. Nesse contexto, o uso de ferramentas tecnológicas, como a robótica, aliado à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, pode gerar impactos sociais, científicos e tecnológicos por meio de uma aprendizagem interativa e contextualizada, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Este estudo busca analisar as contribuições de uma formação docente em Sala de Aula Invertida aplicada a graduandos de um curso de licenciatura em Física em um contexto amazônico. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utiliza procedimentos de pesquisa-ação e coleta dados por entrevistas, questionários e observação sistemática, analisados com base na metodologia de Bardin. Os resultados indicam que a proposta é uma estratégia eficaz para engajar estudantes em formação docente e superar desafios educacionais, promovendo um ambiente de ensino mais participativo e colaborativo.</p> Luiz Claudio Ferreira de Souza, Brenda Kerollyn Ferreira Sampaio, Ana Beatriz Nascimento da Silva , José Fernando Pereira Leal Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46184 Mon, 16 Dec 2024 00:00:00 +0000 Metodologias de pesquisa com crianças https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45517 <p>Este texto é fruto de dois projetos de pesquisas realizados entre os anos de 2022 e 2023 em instituições da educação básica do estado do Rio de Janeiro. O que estes estudos carregam de semelhanças são o objetivo de registrar as variadas formas de espacialização da vida e suas relações com as ferramentas didáticas assumidas/produzidas com as crianças. Apoiados pelas teorias do campo da geografia da infância e dos conceitos da teoria histórico-cultural, desenvolvemos um tipo de metodologia de pesquisa que considerou a vivência do pesquisador de estar no campo de investigação com as crianças pequenas para propor qualquer nova situação social do desenvolvimento. Para isso, lançamos mão da pesquisa etnográfica e das ferramentas pedagógicas, globo terrestre e trabalho de campo, com a colaboração dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente. Os dados, produzidos durante a investigação, foram compartilhados neste ensaio por meio de fotografias e da elaboração de um livro paradidático de geografia.</p> Daniel Luiz Poio Roberti, João Victor Costa de Oliveira Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45517 Wed, 30 Oct 2024 00:00:00 +0000 Utilização da impressão 3D no ensino de isomeria espacial https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45813 <p>Este estudo teve como objetivo avaliar uma estratégia didática que utiliza modelagem e impressão 3D de moléculas para o ensino de isomeria. O processo de criação das moléculas envolveu o uso de softwares como MolView, Open Babel, Blender 3D e Ultimaker Cura. Os modelos impressos foram aplicados em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém/PA e, previamente, avaliados por professores de Química atuantes em escolas públicas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os modelos impressos apresentaram alta qualidade e foram eficazes no ensino da isomeria espacial, evidenciando o potencial da utilização das moléculas nesse contexto. Em síntese, o uso de modelos 3D para o ensino de isomeria espacial pode ser caracterizado como uma alternativa metodológica importante quando abordada de maneira lógica, integradora e articulada, pois possibilita a visualização prática dos conceitos teóricos de um conteúdo abstrato e complexo como a isomeria espacial. Assim, o estudo evidencia o potencial didático da utilização da impressão 3D como recurso pedagógico, demonstrando que essa tecnologia facilita a visualização e a compreensão dos conceitos teóricos de isomeria espacial.</p> Luiz Gabriel Araújo da Fonseca, Adriana Maria Queiroz Lima, Eduardo Zaragoza Ramos, Ronilson Freitas de Souza Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45813 Mon, 16 Dec 2024 00:00:00 +0000 Desafios e perspectivas para o ensino de história indígena em Minas Gerais https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46287 <p>O ensino de História passou por muitas transformações ao longo dos últimos quarenta anos, deixando para trás a perspectiva da <em>decoreba</em> e encontrando um caminho voltado para o pensamento e a ação críticas. Contudo, quando se trata da questão indígena, ainda encontramos grandes obstáculos, apesar dos significativos avanços na legislação. Diante do cenário, este artigo tem por objetivo, justamente, levantar as percepções que estudantes dos primeiro e segundo anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFJF possuem sobre os povos indígenas de Minas Gerais. Mostraremos, desta forma, que, apesar da temática indígena estar inserida nos currículos e nas obras didáticas, a forma como está sendo trabalhada não atende aos objetivos de formar para uma cidadania plena, capaz de respeitar e compreender as diferenças, sejam elas étnicas ou de qualquer outra forma, revelando ainda termos uma longa caminhada pela frente. </p> Fernando Gaudereto Lamas Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46287 Fri, 20 Dec 2024 00:00:00 +0000 Ensino de Ciências e alfabetização científica com Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45793 <p>O artigo analisa as possíveis contribuições de uma intervenção didática, baseada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), focada nos impactos ambientais causados por agrotóxicos na Amazônia paraense, com uma discussão voltada para os indicadores de Alfabetização Científica (AC). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando um estudo de caso, e emprega como instrumentos de coleta de dados a ficha de monitoramento ABRP e o diário de campo. Os dados foram analisados no contexto dos indicadores de AC. A partir dos registros escritos dos alunos, foram identificados esses indicadores, o que sugere que a intervenção didática contribui de maneira significativa para esse aspecto educacional. Dessa forma, a intervenção esclarece aos alunos os malefícios causados ao meio ambiente pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, destacando a importância de utilizá-los de forma correta e responsável, respeitando as normas de segurança.</p> <p><strong> </strong></p> Deivison Ferreira Oliveira, Mariele da Silva Gomes, Ronilson Freitas de Souza, José Fernando Pereira Leal Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45793 Sun, 24 Nov 2024 00:00:00 +0000 A formulação de perguntas de pesquisa no contexto educacional https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46175 <p>Este estudo tem o objetivo duplo de apresentar um levantamento das principais estratégias utilizadas na formulação de perguntas de pesquisa e propor duas abordagens específicas para incorporar elementos do contexto educacional. A metodologia adotada é exploratória e descritiva, com uma revisão de estudos publicados no Portal de Periódicos Capes entre 2019 e 2023. A discussão destaca a relevância dessas estratégias para a construção de perguntas objetivas e relevantes, a criação de strings de busca mais eficazes e a otimização da recuperação de evidências, beneficiando diretamente as pesquisas na área educacional. As conclusões ressaltam a importância de desenvolver e aplicar estratégias adaptadas às especificidades da área, explorando as oportunidades que essas práticas oferecem para promover uma cultura baseada em evidências, apoiar políticas e práticas educacionais, além de impulsionar futuras pesquisas e aprimorar revisões sistematizadas.</p> Iandra Maria Weirich da Silva Coelho Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/46175 Fri, 22 Nov 2024 00:00:00 +0000