https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/issue/feed Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação 2024-09-27T09:04:59+00:00 Fernanda Bassoli revista.instrumento@ufjf.br Open Journal Systems <p>A <em>Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação</em> é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As publicações ocorrem de forma digital, gratuita e em fluxo contínuo, com um volume anual.</p> <p>A revista publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, em português, espanhol ou inglês, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação. A missão da revista é contribuir com a formação e com a prática de professores e professoras das diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos e níveis educacionais. Possui avaliação B1 no Qualis/CAPES na área de Educação (2017-2020).</p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45404 O uso integrado de experimentação e de histórias em quadrinhos para o ensino de Termoquímica no contexto do PIBID 2024-07-29T18:31:15+00:00 Brenda Letícia da Silva Leite brendachemistry@gmail.com Alan Moreira dos Santos alanmoreiradossantos@hotmail.com Ronilson Freitas de Souza ronilson@uepa.br Lucicleia Pereira da Silva lucicleia.silva@uepa.br <p>esse estudo, o objetivo foi avaliar o uso combinado de experimentação e de histórias em quadrinhos (HQ), em relação à aprendizagem dos discentes sobre os conceitos de Termoquímica. Para tanto, foi implementada uma sequência didática com três etapas para abordar os conceitos de calor e temperatura, de quantidade de calor, de entalpia e variação de entalpia, de tipos de sistemas, de reações de combustão e de transferência de energia integradamente. A sequência incluiu aula teórica, experimentação demonstrativa e construção de diálogos de uma HQ, para ilustrar o experimento “Chama fria”. Participaram da pesquisa 30 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Belém/PA. Os dados para análise foram coletados, por meio de um formulário em escala Likert, com justificativas para as assertivas, aplicado após a intervenção. Os percentuais de níveis de concordância foram calculados e as justificativas, interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva. Diante disto, observou-se que o uso de estratégias didáticas associadas incentivou a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades, que auxiliaram sobremaneira na compreensão e na construção do conhecimento, fortalecendo o interesse dos alunos pelo estudo da Química.</p> 2024-09-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45702 As Semanas da Matemática no contexto do PIBID 2024-08-29T06:23:10+00:00 Gabriela Piffer de Oliveira gabriela.piffer@unesp.br Julia Citadine Pigati julia.pigati@unesp.br Ana Paula dos Santos Malheiros paula.malheiros@unesp.br Lucas Carato Mazzi lucas.mazzi@unesp.br <table width="684"> <tbody> <tr> <td width="684"> <p>O PIBID, política pública de grande relevância social, envolve estudantes de licenciatura, professores universitários e da escola pública, colaboradores da formação de professores e da melhoria da Educação Básica. Nesse contexto, este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre as experiências de licenciandos no planejamento e desenvolvimento das chamadas ‘Semanas da Matemática’ em uma escola pública. Como resultados, evidenciamos a capacidade dos licenciandos de inovar o ensino de Matemática, assim como as atividades desenvolvidas tornaram a aprendizagem mais dinâmica e incentivaram a participação ativa e o trabalho em equipe entre os licenciandos, coordenação do PIBID, professores e estudantes da escola. Essas iniciativas ajudaram a desmistificar a Matemática, apresentando-a como uma disciplina acessível e divertida.</p> </td> </tr> </tbody> </table> 2024-11-05T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45476 Cidade e escola 2024-08-20T19:53:43+00:00 AMELIA BEZERRA ameliacristina@id.uff.br Victor Loback Loback victorloback@gmail.com <p>O PIBID se constitui como um programa que entrelaça espaço/tempo, trajetórias e experiências, contribuindo para as travessias de professores(as) em formação. Por meio desse programa, aprofundamos o diálogo entre os diversos e diferentes saberes e experiências produzidos na relação entre escola e universidade, mas também entre a escola e a cidade. Afinal, essas duas escalas de experiências espaciais atravessam o cotidiano de grande parte dos sujeitos em formação. Portanto, este artigo tem como objetivo identificar e nos aproximar, brevemente, de algumas abordagens, seja no âmbito da Geografia, seja nas outras áreas do saber, que apontam para questões que envolvem a cidade e a escola. Para tanto, partiremos do relato das experiências vivenciadas por meio do PIBID no CIEP Brizolão 246 - Professora Adalgisa Cabral de Faria, escola localizada na cidade de São Gonçalo- RJ. O resultado nos revelou diálogos interessantes entre as abordagens que conectam a cidade e a escola e as experiências vivenciadas no PIBID.</p> 2024-11-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45290 A dengue e o ensino de Ciências da Natureza em um itinerário formativo 2024-08-19T18:23:19+00:00 Brenda Finamor de Oliveira brendafinamor43@gmail.com Ana Luiza Guedes Edilberto luluguedes10@yahoo.com.br Guilherme Rubens Soares Boa Morte guilhermesoares_bm@hotmail.com Wallace Alves Cabral wallaceacabral@gmail.com <table width="684"> <tbody> <tr> <td width="684"> <p>Compreendemos que o estudo de Ciências da Natureza vai além da memorização e aplicação de conceitos e fórmulas. O desenvolvimento dessa Ciência envolve a observação de transformações ocorridas na natureza e no universo. Em muitos casos, tais observações requerem do aluno o contato direto com os fenômenos juntamente à possibilidade de experimentações que deem suporte para a criação de teorias correlacionadas. Assim, o presente trabalho tem a seguinte questão de investigação: de que maneira a área de Ciências da Natureza pode contribuir nas discussões acerca da epidemia de dengue? Mediante esse questionamento, temos como objetivo geral investigar duas aulas desenvolvidas no itinerário formativo intitulado de “Pesquisa e Intervenção” de uma instituição da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, no primeiro semestre de 2024. Em linhas gerais, há indícios de que as intervenções realizadas possibilitaram a construção de novos conhecimentos acerca da temática, mostrando a importância de se trabalhar com questões sociais mais amplas.</p> </td> </tr> </tbody> </table> 2024-11-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45790 A contribuição do ambiente escolar para a produção de experiências formativas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental 2024-09-18T19:40:29+00:00 Deniele Pereira Batista deniele.batista@ufjf.edu.br Menga Lüdke menga@puc-rio.br <p>Este artigo parte do pressuposto de que a produção de experiências pelo professor acontece mediante a combinação de fatores internos e de condições objetivas existentes no ambiente escolar. De modo específico, este estudo tem como objetivo discutir como a equipe gestora da escola e o diálogo entre os professores podem favorecer ou enfraquecer a produção de experiências e a aprendizagem por meio delas. Estudos de John Dewey e Jorge Larrosa oferecem subsídios para o trabalho interpretativo. Os procedimentos de coleta, análise e interpretação de dados aproximam-se dos princípios da “entrevista compreensiva”. Fazem parte da pesquisa treze professoras, escolhidas intencionalmente com critérios e perfis predefinidos, de modo a assegurar a composição de um grupo representativo de profissionais, reconhecidas pelo compromisso com a aprendizagem dos estudantes e exitosas em suas práticas docentes. Os resultados apontam que as relações que são estabelecidas entre as professoras e seus pares contribuem para que elas experimentem a “pobreza da experiência”. As professoras elaboram suas experiências buscando coerência entre suas convicções pedagógicas e aquilo que o ambiente lhes oferece, confirmando que a experiência não depende apenas das condições externas e objetivas – como a atuação da direção escolar e da coordenação pedagógica –, mas é determinada pelo desejo, atitude e propósito de cada um.</p> 2024-11-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/45517 Metodologias de pesquisa com crianças 2024-09-16T17:48:33+00:00 Daniel Luiz Poio Roberti daroberti@yahoo.com.br João Victor Costa de Oliveira costaoli001@gmail.com <p>Este texto é fruto de dois projetos de pesquisas realizados entre os anos de 2022 e 2023 em instituições da educação básica do estado do Rio de Janeiro. O que estes estudos carregam de semelhanças são o objetivo de registrar as variadas formas de espacialização da vida e suas relações com as ferramentas didáticas assumidas/produzidas com as crianças. Apoiados pelas teorias do campo da geografia da infância e dos conceitos da teoria histórico-cultural, desenvolvemos um tipo de metodologia de pesquisa que considerou a vivência do pesquisador de estar no campo de investigação com as crianças pequenas para propor qualquer nova situação social do desenvolvimento. Para isso, lançamos mão da pesquisa etnográfica e das ferramentas pedagógicas, globo terrestre e trabalho de campo, com a colaboração dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente. Os dados, produzidos durante a investigação, foram compartilhados neste ensaio por meio de fotografias e da elaboração de um livro paradidático de geografia.</p> 2024-10-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024