OCORRÊNCIA DAS LEISHMANIOSES VISCERAL E TEGUMENTAR NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS, 2010 E 2021.

Autores

  • Yara de Oliveira Pena Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rivadávia Fernandes da Silva Neto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriela Sousa Leandro Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Weslley Augusto Pessanha Da Rocha Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Waneska Alexandra Alves Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Luiz Patrício Neto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Leishmaniose Visceral, Leishmaniose Cutânea, Epidemiologia Descritiva, Sistemas de Informação em Saúde

Resumo

INTRODUÇÃO As leishmanioses são doenças infecciosas causadas por protozoários do gênero Leishmania que possuem manifestações clínica sistêmica (Leishmaniose Visceral - LV) e cutaneomucosa (Leishmaniose Tegumentar - LTA). Essas doenças são transmitidas ao homem pela picada das fêmeas do inseto vetor do gênero Lutzomyia, que vivem em ambientes silvestres e urbanos. OBJETIVO Descrever a morbimortalidade por Leishmaniose Visceral (LV) e da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) na Macrorregião de Saúde Leste de Minas Gerais no período de 2010 a 2021.
METODOLOGIA Estudo observacional descritivo de números de internações e óbitos relacionados a Leishmaniose Visceral (LV) e Leishmaniose cutânea (LTA) obtidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), do período de 01/01/2010 a 31/07/2021. Foram utilizados os indicadores de morbidade (taxa de incidência e detecção) e de mortalidade (mortalidade específica e letalidade hospitalar). RESULTADOS E DISCUSSÃO No período do estudo foram registrados 716 casos totais de leishmanioses, sendo 379 casos para LTA e 337 casos para LV. A taxa de detecção acumulada foi de 4,6 casos por 100 mil habitantes para a LTA, e em relação a LV, a taxa de incidência foi de 4,1 casos por 100 mil habitantes. Em relação à morbidade hospitalar foram registradas 111 internações por LTA e 194 para LV. Ao analisar os dados da leishmaniose visceral utilizando a variável sexo, os casos em homens (n=1089) foram quase 50% a mais do número de casos em mulheres (n=741) no período analisado. Na leishmaniose tegumentar, o número de casos em homens (n=310) foi cerca de 46% maior que em mulheres (n=211). CONSIDERAÇÕES FINAIS Evidencia-se a necessidade de que os gestores busquem métodos que ampliem a notificação dos sistemas de informações para que os indicadores epidemiológicos reflitam a situação local. Além disso, ressalta-se a necessidade de políticas públicas direcionadas às populações sabidamente mais vulneráveis, como indivíduos do sexo masculino e em pacientes com AIDS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-21

Como Citar

PENA, Y. de O.; SILVA NETO, R. F. da .; LEANDRO, G. S. .; GOMES, W. A. P. D. R.; ALVES, W. A. .; PATRÍCIO NETO, L. . OCORRÊNCIA DAS LEISHMANIOSES VISCERAL E TEGUMENTAR NA MACRORREGIÃO LESTE DE MINAS GERAIS, 2010 E 2021. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 4, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48563. Acesso em: 5 dez. 2025.