ASCANAVI

Formação e Assistência Jurídica

Autores

  • Fernanda Henrique Cupertino Alcântara Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Marília Martins Bandeira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rosana Ribeiro Felisberto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Geova Jose Madeira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ângela Vitória Andrade Gonçalves da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Emanuel Anderson da Silva de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Giovanna Gaute Cavalcante Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lucas Tavares Pereira Pêgas Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Otávio Lopes de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Camila de Almeida Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Economia Solidária, Empreendimento Econômicos Solidários, Associação de catadores de materiais recicláveis Natureza Viva, ASCANAVI/GV, Assistência jurídica, Governador Valadares, Extensão, Universidade

Resumo

O projeto de Extensão “ASCANAVI: Formação e Assistência Jurídica” é uma continuação do trabalho de extensão desenvolvido no ano de 2018 com a Associação de Catadores de Material Reciclável Natureza Viva (ASCANAVI). A metodologia pauta-se na participação efetiva das catadoras e catadores de materiais recicláveis de forma continuada, consubstanciado na pesquisa-ação. O projeto atua em duas vertentes, como seu próprio nome sugere. A formação busca trazer ao debate coletivo temas fulcrais para a estrutura de organização do trabalho pretendida pelas catadoras e catadores, como seguridade social, regimento interno e estatuto social, educação financeira, além de outros de grande relevância econômica e social, como igualdade de gênero, comunicação virtual e invisibilidade social. As oficinas são ministradas por discentes e docentes, integrantes ou convidados, sempre acompanhados de outros membros do projeto que realizam o registro fotográfico, o gerenciamento da lista de presença e a elaboração da ata da reunião. A decisão sobre os temas, bem como a própria construção do debate como um todo é realizado de maneira conjunta com as catadoras e catadores, que apresentam demandas próprias e fomentam as discussões a partir de suas experiências. Assim, o projeto possui a pretensão de emancipar não só os associados individualmente, mas também a associação como um todo da ação de outros agentes técnicos necessários ao desenvolvimento da atividade. A assistência jurídica, por sua vez, acolhe todas as demandas jurídicas manifestadas pelos membros da associação e também pela pessoa jurídica. Aqui, os discentes, sob supervisão das professoras coordenadoras, prestam desde consultorias jurídicas, até serviços de advocacia, através da propositura de demandas. Entre as conquistas obtidas pelo projeto, destacam-se o fortalecimento das práticas de Economia Solidária no município de Governador Valadares, pela formação dos catadores, que através das discussões passam a possuir um panorama mais amplo do próprio associativismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

ALCÂNTARA, F. H. C. .; BANDEIRA, M. M. .; FELISBERTO, R. R. .; MADEIRA, G. J. .; SILVA, Ângela V. A. G. da .; CARVALHO, E. A. da S. de .; CAVALCANTE, G. G. .; PÊGAS, L. T. P. .; SOUZA, O. L. de .; MIRANDA, C. de A. . ASCANAVI: Formação e Assistência Jurídica. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48268. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2