Índice de Preços ao Consumidor de Governador Valadares (IPC-GV)
Palavras-chave:
Economia, Preços, Inflação, Governador ValadaresResumo
Os indicadores de inflação a nível nacional se tornaram uma ferramenta crucial para avaliar a estabilidade econômica do país, sobretudo após o lançamento do plano Real, em 1994. Entretanto, este nível de agregação de dados não permite inferir sobre a situação específica dos municípios brasileiros. Por este motivo, tem sido crescente a criação de índices regionalizados de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor de Governador Valadares (IPC-GV) é um indicador do custo de vida do município. Entende-se por “custo de vida” a relação existente entre a quantidade de bens e serviços que um consumidor pode adquirir em dois momentos do tempo, ou seja, mensura-se o quanto o indivíduo terá que dispor de sua renda para manter a mesma satisfação em períodos de tempo distintos. Portanto, o IPC-GV tem a finalidade de medir a dinâmica de preços de um conjunto preestabelecido de bens e serviços consumidos pela população de Governador Valadares. Em termos metodológicos, os dados são produzidos por meio de pesquisas de campo, isto é, através da construção de uma base de dados primária, sobre os preços de diversos bens e serviços ofertados no município. No total, são avaliados mais de 90 itens, divididos por grupos, que compõem o orçamento médio de uma família em as áreas de alimentação, remédios e transportes. Considera-se no cômputo a importância relativa de cada produto ou serviço no orçamento familiar (método de Laspeyres). A posteriori, os dados, informações e análises produzidos serão transformados em ações específicas de extensão, com a promoção de eventos e seminários abertos no intuito de compartilhar informações e fomentar discussões que possam abrir caminhos para reduzir os efeitos da inflação (e consequentemente o custo de vida) na cidade. O público-alvo é o “consumidor típico médio”, conceito utilizado na construção do IPCA, estimativa do IBGE para a inflação nacional. Especificamente, compõem-se de indivíduos que pertencem a famílias de um a 40 salários mínimos e que residem na cidade de Governador Valadares. Alguns resultados apontam que a variabilidade dos preços é maior em momentos onde há aumento da instabilidade política e institucional, como observado no episódio do rompimento da barragem de Mariana, ao fim de 2015, e durante o processo de crise política e impeachment de 2016. Observa-se também que os itens da cesta básica que mais aumentaram seus preços ao longo do período de existência do projeto são banana, arroz e café em pó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luckas Sabioni Lopes, Thiago Costa Soares, Geraldo Moreira Bittencourt, Laryssa Rodrigues de Castro, Priscilla Vieira Lopes de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).