Avaliação do Perfil Nutricional, Consumo e Conhecimento Sobre Alimentos Funcionais de Idosos do Município de Governador Valadares

Autores

  • Clarice Lima Álvares da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Kellem Vincha Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Maria Cristina de A. Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Raquel Vigiani Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Walesca Agda Silva Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Alimentos Funcionais, Consumo Alimentar, Saúde

Resumo

Alimentação e nutrição são consideradas fatores ambientais modificáveis do estilo de vida com potencial de interferência na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Alimentos funcionais são capazes de proporcionar efeitos fisiológicos benéficos, prevenindo ou retardando as DCNT, além de suas propriedades nutricionais. Pesquisas nesta área vêm estabelecendo uma relação inversa de redução da mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer com aumento no consumo de alimentos funcionais. Avaliar o consumo e o conhecimento sobre alimentos funcionais de participantes de um grupo operativo do Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa (NEPI), em Governador Valadares, M.G. Grupo de 20 indivíduos, com idade entre 45 a ≥ 60 anos, de ambos os sexos, participantes das atividades de um grupo operativo do NEPI, no primeiro semestre de 2019. Para investigação do consumo e conhecimento sobre alimentos funcionais foram aplicados questionários de conhecimentos específicos em alimentos funcionais e de frequência alimentar (QFA) de alimentos funcionais. O grupo foi formado por 4 homens e 16 mulheres. Os participantes do grupo (100%), não sabiam sobre o conceito de alimentos funcionais apesar de relatarem saber que os alimentos têm nutrientes importantes para a saúde. Alguns deles (<50%) ouviram falar de alimentos funcionais, através de mídia e de amigos, mas não souberam dizer o que seriam. Os alimentos funcionais com ingestão diária, de no mínimo uma vez por dia, foram alho, cebola e tomate enquanto banana e maçã, o consumo foi de duas a três vezes no dia. A qualidade da alimentação dos indivíduos precisa melhorar pela inclusão de mais alimentos do grupo das frutas, legumes e verduras. Os resultados obtidos servem como alerta para profissionais da área da saúde quanto à importância do conhecimento sobre alimentos funcionais por parte dos indivíduos, incentivando-os para o consumo desses alimentos diariamente. O projeto, ainda, contribuiu para embasar ações de educação nutricional para os participantes desse grupo operativo, tornando-os aptos às escolhas e consumo de alimentos funcionais com o intuito de promover uma vida saudável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

SILVA, C. L. Álvares da .; VINCHA, K. .; BARBOSA, M. C. de A. .; VIGIANI, R. .; MIRANDA, W. A. S. . Avaliação do Perfil Nutricional, Consumo e Conhecimento Sobre Alimentos Funcionais de Idosos do Município de Governador Valadares. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48243. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>