Ensino de Primeiros Socorros de Urgência em Escolas de Nível Fundamental e Médio
Palavras-chave:
Educação em saúde, Prevenção de acidentes, EmergênciaResumo
A promoção do conhecimento teórico-prático de primeiros socorros pode ajudar a evitar complicações em situações de urgência. Nesse sentido, escolas são locais importantes para divulgação deste tipo de informação, pois concentram grande número de jovens e evidências indicam que, mesmos crianças, são capazes de aprender métodos que auxiliem no atendimento e acesso a ajuda especializada em casos de urgência. Além disso, a experiência de educação em saúde pelos graduandos contribui para que eles aprimorem suas habilidades didático-pedagógicas que podem ser úteis em suas atividades acadêmicas e profissionais. O objetivo deste projeto foi levar atividades teórico-práticas do ensino de primeiros socorros, por discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, tendo como principais beneficiários da ação escolares de ensino fundamental e médio da cidade. Como método de trabalho, foram realizadas reunião com os discentes, discutidos e escolhidos os temas de atuação de acordo com a faixa etária dos beneficiários, sendo as selecionadas: desmaios, queimaduras, hemorragias e obstrução das vias aéreas. Os discentes do projeto, via tutoria, prepararam os materiais didáticos e, sob supervisão de um docente, ministraram os conteúdos, em duplas ou trios, nas turmas da Escola Estadual Diocesano. Complementarmente, foram elaborados questionários sobre os temas abordados nas dinâmicas e aplicados antes e após as atividades para parametrizar a retenção de conteúdos pelos participantes. Durante o primeiro período de 2019 foram atendidos 327 alunos entre as turmas de 6o e 9o ano. Destes, 223 responderam o questionário após a dinâmica. Nos questionários pré-intervenção, 61,77% dos alunos alcançaram mais de 60% de, já nas avalições pós-dinâmica, 95,07% dos alunos obtiveram este aproveitamento (P=0,0001 pelo teste de Qui-Quadrado). Adicionalmente, os discentes ministrantes das atividades relataram satisfação com as experiências nas atividades de ensino e estratégias pedagógicas aprendidas/utilizadas no processo. Diante do exposto, ainda que de forma preliminar, pôde-se observar que o uso de atividades teórico-práticas de primeiros socorros é efetivo para a promoção de conhecimento em saúde em escolares de ensino fundamental e médio, bem como, é uma experiência satisfatória para o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas em discentes de graduação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luís Fernando Deresz, Marília Martins Bandeira, Henrique Caetano Siqueira de Souza, Leonardo Vieira Nunes, Marina Fernandes Carvalho, Marina Gonçalves Vieira, Vinícius Néris de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).