Promoção da Saúde e Prevenção da Infecções Sexualmente Transmissíveis na População Masculina Privada de Liberdade
Palavras-chave:
Governador Valadares, Extensão, Universidade, IST, SocioeducativoResumo
As pessoas com privação de liberdade estão especialmente susceptíveis às IST/HIV/AIDS pelo próprio cenário carcerário que reúne diversas situações de vulnerabilidade. A dificuldade de acesso às informações acerca das Infecções sexualmente transmissíveis representa uma dessas vulnerabilidades, pois o desconhecimento sobre sinais e sintomas e mesmo os modos de infecção destas doenças, configuram-se uma limitação para que os internos procurem o serviço. Outros fatores importantes na transmissão das IST nesses ambientes são a grande possibilidade de troca de parceiros e o baixo uso do preservativo. Diante desse cenário, o presente projeto tem como objetivo principal a integração extensão e pesquisa afim de descrever o perfil demográfico e epidemiológico das IST na população em regime socioeducativo de Governador Valadares e seu conhecimento acerca do HIV, sífilis, hepatite B e C, além de aconselhar sobre AIDS, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, orientar sobre o tratamento de casos diagnosticados de infecção por HIV ou por outra IST, oferecer informações sobre IST/HIV/AIDS, tais como formas de contágio, danos à saúde, sintomas, tratamento e prevenção, proporcionar a diminuição da transmissão dessas infecções entre os adolescentes, por meio do fornecimento de educação em saúde, reconhecer situações de vulnerabilidade e das práticas sexuais de risco através de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, incluindo ações lúdicas e participativas entre os jovens privados de liberdade. Enfim, trata-se de um estudo descritivo, epidemiológico e transversal, a ser realizado no Centro Socioeducativo de Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, no ano de 2019. O estudo tem como população alvo pessoas em regime de privação de liberdade que, na ocasião, totalizam 50 adolescentes, em cumprimento de medida socioeducativa no regime semiaberto, fornecendo insumos para a formulação de políticas públicas de saúde voltadas a atenção das IST na população em regime socioeducativo do município, e a percepção de risco pelos adolescentes, adotando estratégias de prevenção de acordo com a realidade local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fábio Alessandro Pieri, Sheyla Fernandes Conrado Lopes, Caio de Cássio Bernardes, Lucas Ribeiro A. Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).