UFJF-GV In Focus

Descobertas, Desafios e Intervenções na Região do Médio Rio Doce

Autores

  • Fábio Alessandro Pieri Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Devani Tomaz Domingues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Dante Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Gabriella Ramos de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ivan Bretas Vasconcelos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Sebastião Júnior dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • André Batista Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Júlia Barbosa Gil Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Pedro Hiago Cerqueira Barros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares

Resumo

O Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora completou, ao final do ano de 2018, seis anos de seu funcionamento, o que a princípio deveria conferir à UFJF um reconhecimento já disseminado na região, por suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, apesar de atualmente não existirem ferramentas de mensuração do reconhecimento do Campus na região, e do seu impacto gerado na vida do cidadão, é de conhecimento amplo na comunidade acadêmica que a população ainda desconhece que existe uma universidade pública, gratuita e de qualidade na cidade. Ainda é comum na região a população buscar em faculdades particulares a oportunidade de cursar uma graduação, o que gera necessidade de complementar a renda com uma atividade laboral, durante os outros turnos, para custeio dos estudos, sem saber da possibilidade de cursar a graduação gratuitamente na UFJF-GV, e ainda ter a chance de se obter auxílios estudantis durante o curso. Assim, o projeto propõe converter o conhecimento gerado na universidade em linguagem acessível à população, utilizando para esse fim instrumentos de comunicação direta com a população, criados e alimentados por uma equipe multidisciplinar. Nesta direção, o projeto tem como finalidade entender a estrutura de comunicação existente no Campus, valorando a troca de saberes e a integração entre os diferentes atores envolvidos na produção de pesquisa, divulgação e prática extensionista. Para alcançar os objetivos, investiga-se na busca de resposta à questão: Qual a percepção desses atores acerca do ensino, das descobertas científicas e das inovações e ações extensionistas desenvolvidas pela Universidade no âmbito do território do Médio Rio Doce? Nesta etapa, a equipe fez a revisão da literatura sobre comunicação institucional e construiu a identidade visual do projeto. Com base na metodologia qualitativa, aplicou-se a técnica de grupo focal, envolvendo doze estudantes, de seis cursos da área de saúde. Após a análise dos relatos, concluiu-se: i) O acesso ao site e o uso oficial do Instagram devem ser ampliados, tendo em vista a centralidade institucional do site e a maior difusão do Instagram como rede social. ii) Padronizar a denominação de cada espaço utilizado pela UFJF com a finalidade de melhor identificar a presença do campus na cidade. Avalia-se que as ações do projeto devem ser mantidas e aperfeiçoadas para que a UFJF-GV atinja a população, consolidando, ainda mais, seu impacto na região do Médio Rio Doce. 

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

PIERI , F. A. .; DOMINGUES, D. T. .; SANTOS, D. R. dos .; MOURA, G. R. de .; VASCONCELOS, I. B. .; SANTOS, S. J. dos .; RODRIGUES, A. B. .; GIL, J. B. .; BARROS, P. H. C. . UFJF-GV In Focus: Descobertas, Desafios e Intervenções na Região do Médio Rio Doce. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48142. Acesso em: 5 dez. 2025.

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