PET-Saúde/GraduaSUS como uma ferramenta para a reestruturação curricular

Autores

  • Larissa de Freitas Bonomo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thainá de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Carla Oliveira Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Simone de Araújo Medina Mendonça Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lélia Cápua Nunes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

política pública, práticas interdisciplinares, capacitação profissional

Resumo

O PET-Saúde é um programa que viabiliza o aperfeiçoamento em serviço dos profissionais da saúde, induz mudanças na formação para o atendimento às reaisnecessidades de saúde da população e fomenta a articulação ensino-serviço-comunidade. O objetivo é revelar e compreender as vivências dos estudantes doscursos de saúde, integrantes do PET-Saúde/GraduaSUS. O método utilizado foi o estudo qualitativo com realização de análise de grupo focal. Os dados obtidos por gravação foram transcritos e a análise do material produzido feita por meio da análise temática, gerando categorias. Os resultados obtidos mostram o relato de que a inserção do estudante no cenário de prática no início do curso proporcionou uma melhora no aprendizado, à medida em que se aproximaram teoria e prática, e promoveu um vínculo efetivo com os trabalhadores da saúde. A vivência no PET
trouxe à tona que o processo de trabalho no SUS, quando realizado de forma integral
e interprofissional pode tornar-se mais efetivo. Como fragilidades, foi apontado
que disciplinas de saúde coletiva são oferecidas tardiamente, o que dificulta o
desempenho e entendimento acerca do serviço nos cenários do SUS. Destacou-se
que seria vantajosa a inclusão de atividades vivenciadas no programa nas disciplinas da matriz curricular dos cursos, a fim de inserir o estudante sem sobrecarregá-lo com atividades extracurriculares. Outras potencialidades observadas foram:importância das metodologias ativas para o estreitamento das relações entreos estudantes dos diferentes cursos, estímulo à busca de informações de formacrítica e reflexiva, e discussão de problemas e possíveis soluções em conjunto,possibilitando o aprendizado significativo e o desenvolvimento de competênciascolaborativas. Uma fragilidade percebida foi a resistência de alguns estudantes
às metodologias ativas, devido ao comodismo diante do processo de aprendizado tradicional, centrado no professor. Como conclusão nota-se que há a necessidade de uma mudança curricular dos cursos da área da saúde, e que as vivências no PET-saúde contribuirão para a formação de profissionais mais qualificados para o processo de trabalho colaborativo visando à integralidade do cuidado.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

BONOMO, L. de F. .; OLIVEIRA, T. de .; RODRIGUES, C. O. .; MENDONÇA, S. de A. M. .; NUNES , L. C. . PET-Saúde/GraduaSUS como uma ferramenta para a reestruturação curricular. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/48056. Acesso em: 5 dez. 2025.

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