Atividades extracurriculares desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE)

Autores

  • Rodrigo Furtado de Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Amanda Vargas Trindade Roela Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Andreza Soares Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Leiliane de Oliveira Costa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Vitor Venâncio Moreira Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Rhaíssa Ferreira Canutto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Saulo Machado Piccolo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Ana Paula Lisbôa Antonieto Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Camila Lima Temponi Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Karyne Emanuelly Leal Santos Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Raquel Ribeiro de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Liga acadêmica, Pesquisa, Extensão, Ensino, Odontologia

Resumo

Introdução: A LAROE é uma liga dedicada à odontologia, fundada em 2018, com papel
crucial na formação acadêmica. Objetivo: Complementar a formação acadêmica por
meio do tripé universitário: pesquisa, ensino e extensão. Metodologia: São aplicadas
diferentes metodologias de acordo com as atividades desenvolvidas: Hands-on para
aperfeiçoar conhecimentos práticos; Organização de eventos, possibilitando difusão
do conhecimento aos acadêmicos e propiciando novas formas de visualizar a
odontologia; Atividades de metodologias ativas, desenvolvida por meio de dinâmicas
com jogos; Visitas técnicas a laboratórios de prótese dentária, possibilitando a

aproximação dos alunos às atividades de mercado; Projeto de extensão “Sorriso-
canal digital”, com produção de vídeos em formato de entrevistas, postados no

canal da liga no YouTube, com presença de professores especialistas de variadas
áreas; Encontros quinzenais para discussão de artigos científicos pesquisados
sobre temas da atualidade; Apresentação de trabalhos em congressos, como o I
Congresso Internacional de Odontologia de Diamantina. Resultados alcançados: As
atividades desenvolvidas proporcionam aos discentes um meio complementar na
formação do conhecimento, bem como experiências práticas para o aprimoramento de suas habilidades na área da Reabilitação Oral e Estética. Por meio dessas
atividades os alunos são motivados ao estudo e debate de artigos de temas atuais;
Ampliam suas possibilidades de interação nas redes sociais com acadêmicos de
sua instituição e outras universidades; Aprimoram técnicas e habilidades práticas;
Ampliam seus conhecimentos do mercado de trabalho, presenciando o dia a dia dos
profissionais. Importância para a formação acadêmica dos discentes: Proporciona
a construção do conhecimento interdisciplinar; Aproximação entre acadêmicos e
docentes; Aprimora o desenvolvimento pessoal dos alunos, proporcionando maior
autonomia, desenvolvimento intelectual clínico/teórico. Conclusão: A realidade
vivenciada na liga acadêmica permite a formação de melhores profissionais na
área, ampliando a visão do conhecimento além da sala de aula. Ademais, o bom
desempenho da liga desperta o interesse dos alunos pela área. Fato comprovado
pela elevada procura nos processos seletivos. 

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

CARVALHO, R. F. de .; ROELA, A. V. T. .; SILVA, A. S. .; COSTA, L. de O. .; RODRIGUES, V. V. M. .; CANUTTO, R. F. .; PICCOLO, S. M. .; ANTONIETO, A. P. L. .; TEMPONI, C. L. .; SANTOS, K. E. L. .; OLIVEIRA, R. R. de . Atividades extracurriculares desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE). Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47910. Acesso em: 5 dez. 2025.

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