Atividades extracurriculares desenvolvidas pela Liga Acadêmica de Reabilitação Oral e Estética (LAROE)
Palavras-chave:
Liga acadêmica, Pesquisa, Extensão, Ensino, OdontologiaResumo
Introdução: A LAROE é uma liga dedicada à odontologia, fundada em 2018, com papel
crucial na formação acadêmica. Objetivo: Complementar a formação acadêmica por
meio do tripé universitário: pesquisa, ensino e extensão. Metodologia: São aplicadas
diferentes metodologias de acordo com as atividades desenvolvidas: Hands-on para
aperfeiçoar conhecimentos práticos; Organização de eventos, possibilitando difusão
do conhecimento aos acadêmicos e propiciando novas formas de visualizar a
odontologia; Atividades de metodologias ativas, desenvolvida por meio de dinâmicas
com jogos; Visitas técnicas a laboratórios de prótese dentária, possibilitando a
aproximação dos alunos às atividades de mercado; Projeto de extensão “Sorriso-
canal digital”, com produção de vídeos em formato de entrevistas, postados no
canal da liga no YouTube, com presença de professores especialistas de variadas
áreas; Encontros quinzenais para discussão de artigos científicos pesquisados
sobre temas da atualidade; Apresentação de trabalhos em congressos, como o I
Congresso Internacional de Odontologia de Diamantina. Resultados alcançados: As
atividades desenvolvidas proporcionam aos discentes um meio complementar na
formação do conhecimento, bem como experiências práticas para o aprimoramento de suas habilidades na área da Reabilitação Oral e Estética. Por meio dessas
atividades os alunos são motivados ao estudo e debate de artigos de temas atuais;
Ampliam suas possibilidades de interação nas redes sociais com acadêmicos de
sua instituição e outras universidades; Aprimoram técnicas e habilidades práticas;
Ampliam seus conhecimentos do mercado de trabalho, presenciando o dia a dia dos
profissionais. Importância para a formação acadêmica dos discentes: Proporciona
a construção do conhecimento interdisciplinar; Aproximação entre acadêmicos e
docentes; Aprimora o desenvolvimento pessoal dos alunos, proporcionando maior
autonomia, desenvolvimento intelectual clínico/teórico. Conclusão: A realidade
vivenciada na liga acadêmica permite a formação de melhores profissionais na
área, ampliando a visão do conhecimento além da sala de aula. Ademais, o bom
desempenho da liga desperta o interesse dos alunos pela área. Fato comprovado
pela elevada procura nos processos seletivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Furtado de Carvalho, Amanda Vargas Trindade Roela, Andreza Soares Silva, Leiliane de Oliveira Costa, Vitor Venâncio Moreira Rodrigues, Rhaíssa Ferreira Canutto, Saulo Machado Piccolo, Ana Paula Lisbôa Antonieto, Camila Lima Temponi, Karyne Emanuelly Leal Santos, Raquel Ribeiro de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).