Territorialização, diagnóstico situacional e Planejamento Estratégico Situacional (PES) na Unidade de Atenção Primária à Saúde/ Estratégia Saúde da Família Santa Rita I

Autores

  • Erika Guerrieri Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Larissa de Freitas Bonomo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Nízia Araújo Vieira Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Janaína Cristina Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Claudete Pacheco Moreira Lima Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Daniela Geber de Melo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Bianca Paixão Guedes Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Manoel das Núpcias Aguiar Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

PET-Saúde/Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, Ensino-serviço-comunidade

Resumo

O PET-Saúde/Interprofissionalidade é uma política pública interministerial que faz
parte do conjunto de atividades previstas nas linhas de ação do plano nacional para
a implementação da EIP (Educação Interprofissional) no país. Tem como objetivo
a qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade, promoção
de mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais para os
cursos de graduação na área da saúde, envolvendo atores do SUS e da comunidade
acadêmica, com foco na interprofissionalidade, fortalecendo o conceito de
humanização do cuidado e o princípio da integralidade da assistência no contexto
das redes colaborativas na formação para o SUS. As atividades realizadas até o
momento tiveram como objetivos reconhecer o território, realizar o diagnóstico
situacional e implementar o Planejamento Estratégico Situacional (PES) para
nortear ações de intervenção no cenário de prática onde a equipe está inserida. A
territorialização e o reconhecimento da área adscrita foram pautados na obtenção
de dados relacionados à estrutura física, aos recursos humanos, à organização do
atendimento, à referência e contrarreferência na rede e às características gerais,
ambientais e epidemiológicas da população. As informações levantadas durante a
territorialização e o diagnóstico situacional contribuíram para a elaboração do PES, o
qual foi realizado por meio de oficinas com profissionais de saúde, gestores, usuários
e integrantes do PET-Saúde em quatro momentos: explicativo, normativo, estratégico e tático-operacional. Os problemas elencados no momento explicativo do PES foram,
em ordem de prioridade: desvalorização pela comunidade dos serviços ofertados,
falta de capacitação dos profissionais, deficiência de comunicação com a gestão,
demora em exames especializados com; falta de medicamentos, não adesão dos
usuários ao tratamento. As ações e operações de intervenção foram estabelecidas
para o alcance da imagem-objetivo “promover a valorização pela comunidade
dos serviços de saúde ofertados pela ESF”. A vivência no PET oportunizou para
os estudantes várias experiências no campo de prática, como a participação em
reuniões do conselho local de saúde, atendimentos interprofissionais, reuniões
de matriciamento do NASF, desenvolvimento de habilidades de comunicação e
colaborativas. Além disso, proporcionou um olhar crítico e reflexivo da realidade de
saúde da população e dos serviços de saúde.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

BARBOSA, E. G. .; BONOMO, L. de F. .; ALMEIDA, N. A. V. .; GOMES, J. C. .; LIMA, C. P. M. .; MELO, D. G. de .; GUEDES, B. P. .; AGUIAR, M. das N. . Territorialização, diagnóstico situacional e Planejamento Estratégico Situacional (PES) na Unidade de Atenção Primária à Saúde/ Estratégia Saúde da Família Santa Rita I. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47909. Acesso em: 5 dez. 2025.

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