Estudo de propriedades elétricas em leite de cabra via técnica de espectroscopia de impedância elétrica como proposta de método de análise e correlação com a qualidade microbiológica do produto

Autores

  • Reinaldo Martins Cunha Junior Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Leticia Akemi Barros Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Wesley William Gonçalves Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Fabio Alessandro Pieri Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Análises Elétricas, Leite, Controle de qualidade, Micro-organismos

Resumo

O leite de cabra é um produto orgânico, heterogêneo e coloidal, que também é altamente composto por micro-organismos de diversos tipos, o que o torna altamente perecível sendo necessária a promoção de análises constantes. Em função disso, é necessária a utilização de um método de análise rápido, eficaz e de baixo custo, que consiga promover o estudo do produto de forma ampla para entender alterações advindas das proliferações de micro-organismos. Uma proposta de método que atende os pré-requisitos esperados é a técnica da Espectroscopia de Impedância elétrica (EIS), que consiste na aplicação de um campo elétrico em um determinado material de interesse, em que se mede os parâmetros elétricos do mesmo, normalmente a partir da medida da corrente elétrica alternada, convertida matematicamente na propriedade física impedância. Assim, torna-se possível a análise dessa contaminação causar modificações no comportamento das grandezas elétricas e assim coexiste a possibilidade das explorações dessas medidas, podendo utilizá-las como base para uma metodologia de análise. A alteração devido a proliferação ostensiva de micro-organismos se atribuem na alteração da concentração dos íons, na mudança da constante dielétrica e pela viscosidade do sistema. Os resultados demonstraram uma diferença significativa no perfil dos espectros de diversas grandezas elétricas devido as diferentes concentrações de micro-organismos estudadas nas amostras. Este comportamento foi especialmente evidenciado nos espectros de condutância, impedância, a parte real da impedância e a fase. Esse trabalho mostrou que há uma dependência em função da quantidade de micro-organismos e a condutância que pode ser descrita a priori por uma função padrão. Também foi avaliada a dependência entre as grandezas elétricas em função do tempo de estocagem e as mesmas alterações nos perfis dos espectros foram observadas. Portanto, infere-se que a estrutura de medida é simples e apresenta-se como uma alternativa rápida e de baixo custo e os resultados demonstraram que a técnica é viável para a utilização das metodologias propostas nos processos de análises microbiológicas possibilitando, dessa forma, a manutenção da qualidade do produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-14

Como Citar

CUNHA JUNIOR, R. M. . .; BARROS, L. A. . .; NASCIMENTO, W. W. G. . .; PIERI, F. A. . . Estudo de propriedades elétricas em leite de cabra via técnica de espectroscopia de impedância elétrica como proposta de método de análise e correlação com a qualidade microbiológica do produto. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47868. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>