Monitoria na disciplina de Fisiologia do Exercício do Curso de Bacharelado em Educação Física

Autores

  • Andreia Cristiane Carrenho Queiroz Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Lander Assunção Patrício Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Laís Mendes Torres Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Tutoria, Graduação, Exercício físico

Resumo

Objeto: Vivenciar e auxiliar no processo ensino-aprendizagem na disciplina de
fisiologia do exercício do Curso de Bacharelado em Educação Física, atuando como
monitor na graduação durante dois semestres no ano de 2019. Metodologia: Os
monitores devem orientar e esclarecer dúvidas, seja de forma direta ou indireta,
através de grupos de estudos e/ou recursos tecnológicos de comunicação,
dando maior suporte durante os estudos e as tarefas disciplinares e, além disso,
preparar os materiais didáticos que serão utilizados durante o período letivo.
Resultados: Tivemos uma apresentação para as turmas, estabelecendo as formas
de contato e os horários disponíveis para o atendimento. Além disso, os monitores
providenciaram os materiais didáticos para os alunos darem seguimento nas aulas
futuras, os dois monitores foram encarregados de imprimir o material referente à
todo período letivo. Dividiram-se as funções de imprimir e grampear os materiais,
para que posteriormente fosse entregue a professora responsável pela disciplina.
Foram aproximadamente 1250 folhas em atividades impressas para fixação da
matéria e as fichas para auxiliar durante as aulas práticas. A divisão das tarefas
e a comunicação ativa de ambos os monitores, resultou em maior velocidade
e eficiência nos encargos que envolvem a monitoria, juntamente com o trabalho
efetivo da professora e da cooperação dos alunos. Importância para a formação
acadêmica dos discentes: Os monitores desenvolveram maior confiança e domínio
do conteúdo ministrado em aula para atender de maneira satisfatória todos os
alunos que buscam auxílio. Essa é uma oportunidade única de vivenciar e obter
um maior conhecimento sobre o meio acadêmico, mantendo a boa comunicação e
visando o crescimento profissional na área do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

QUEIROZ, A. C. C. .; PATRÍCIO, L. A. .; TORRES, L. M. . Monitoria na disciplina de Fisiologia do Exercício do Curso de Bacharelado em Educação Física. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47858. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2