Monitoria na disciplina de Fisiologia do Exercício do Curso de Bacharelado em Educação Física
Palavras-chave:
Tutoria, Graduação, Exercício físicoResumo
Objeto: Vivenciar e auxiliar no processo ensino-aprendizagem na disciplina de
fisiologia do exercício do Curso de Bacharelado em Educação Física, atuando como
monitor na graduação durante dois semestres no ano de 2019. Metodologia: Os
monitores devem orientar e esclarecer dúvidas, seja de forma direta ou indireta,
através de grupos de estudos e/ou recursos tecnológicos de comunicação,
dando maior suporte durante os estudos e as tarefas disciplinares e, além disso,
preparar os materiais didáticos que serão utilizados durante o período letivo.
Resultados: Tivemos uma apresentação para as turmas, estabelecendo as formas
de contato e os horários disponíveis para o atendimento. Além disso, os monitores
providenciaram os materiais didáticos para os alunos darem seguimento nas aulas
futuras, os dois monitores foram encarregados de imprimir o material referente à
todo período letivo. Dividiram-se as funções de imprimir e grampear os materiais,
para que posteriormente fosse entregue a professora responsável pela disciplina.
Foram aproximadamente 1250 folhas em atividades impressas para fixação da
matéria e as fichas para auxiliar durante as aulas práticas. A divisão das tarefas
e a comunicação ativa de ambos os monitores, resultou em maior velocidade
e eficiência nos encargos que envolvem a monitoria, juntamente com o trabalho
efetivo da professora e da cooperação dos alunos. Importância para a formação
acadêmica dos discentes: Os monitores desenvolveram maior confiança e domínio
do conteúdo ministrado em aula para atender de maneira satisfatória todos os
alunos que buscam auxílio. Essa é uma oportunidade única de vivenciar e obter
um maior conhecimento sobre o meio acadêmico, mantendo a boa comunicação e
visando o crescimento profissional na área do ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andreia Cristiane Carrenho Queiroz, Lander Assunção Patrício, Laís Mendes Torres

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).