Monitoria de Práticas Integrativas

Atenção à Saúde

Autores

  • Thais Santos Contenças Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Chloé Dutra de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Thayenne Azevedo Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Monitoria, Fisioterapia, Hospital, Interdisciplinar, Atenção terciária

Resumo

O mercado, atualmente, demanda profissionais com visão abrangente, sistêmica
e interdisciplinar, o que requer uma formação generalista. O projeto de monitoria
vem então buscando proporcionar tanto ao monitor quanto ao aluno de graduação,
uma dinâmica de aula diferente do método tradicional, com abordagem teóricoorientadora e prática da disciplina. O monitor tem a oportunidade de se familiarizar
com a atividade docente por meio de condução de grupos de discussão
relacionados a atuação do profissional fisioterapeuta no ambiente hospitalar, além
de proporcionar o aprofundamento no estudo das diversas áreas de atuação do
fisioterapeuta em ambiente hospitalar. Para o aluno, a monitoria e a experiência no
ambiente hospitalar proporcionará um contraponto às aulas teórico-orientadoras,
havendo mais tempo para discussões, possibilitando a resolução de dúvidas
e opiniões tanto com o monitor quanto com os demais colegas em grupos de
discussão e visitas aos cenários de práticas, sendo possível vivenciar um pouco dos
quesitos que são precisos para uma atuação digna e efetiva, onde o fisioterapeuta
seja capaz de realizar uma avaliação e um diagnóstico cinético-funcional com
eficiência, traçando um plano de tratamento fisioterapêutico adequado, executando
técnicas e acompanhamento da resposta do paciente à intervenção, visando uma
melhora na função e da qualidade de vida. Assim, auxilia numa base profissional
de excelência, visto que na prática hospitalar, o fisioterapeuta deve estar preparado
para trabalhar em equipe e seguir os princípios éticos do exercício profissional,
para equilibrar a técnica bem executada, de acordo com a demanda do paciente, e
contribuir com o grupo de trabalho para a evolução positiva do indivíduo acometido.
Ressaltando-se, finalmente, a importância de uma formação acadêmica prática
generalista e de qualidade, com uma carga horária prática considerável e que
promova o desenvolvimento psicoprofissional em alunos, para que sejam cada
dia melhores e mais preparados para evoluir e lhe dar com situações diversas e
adversas, possibilitando o treinamento em serviço, durante a graduação de forma
efetiva.

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

CONTENÇAS, T. S. .; OLIVEIRA, C. D. de .; AZEVEDO, T. . Monitoria de Práticas Integrativas: Atenção à Saúde. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47854. Acesso em: 5 dez. 2025.

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