Projeto de monitoria na disciplina de Pesquisa Quantitativa em Educação Física

Autores

  • Cristiano Diniz da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Andressa Oliveira Silva Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Monitoria, Pesquisa, Ciência do esporte, Atividade física

Resumo

Objetivos: O presente projeto de monitoria objetiva proporcionar auxílio e orientação
tutorial aos discentes de graduação matriculados na disciplina “Pesquisa Quantitativa
em Educação Física”, do 3º período do curso de Educação Física da Universidade
Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares. Além disso, visa oportunizar
vivência prática e didática ao discente monitor (a) que se encontra incluso em um
constante processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: A monitoria teve início
na data de 09/04/2019 e sua vigência é prevista até a data de 06/12/2019, sendo
inédita a seleção de um monitor (a) para tal disciplina. Após a seleção, divulgação e
apresentação do monitor (a) aos discentes. A disciplina possui carga horária de 60
horas sendo grande parte destas executadas em laboratórios de informática, devido
a demanda de utilização de recursos tecnológicos e estatísticos no seu decorrer. As
atividades da monitoria são realizadas as quartas-feiras em acompanhamento dentro
de sala de aula, ocorrendo também encontros extraclasses as quintas e sextas-feiras
nas dependências da Universidade. Ao final da disciplina, os discentes precisam redigir
um projeto de pesquisa experimental na temática da Ciência do Esporte, exercício e
atividade física, sendo este um dos pontos de maior exigência da disciplina. Neste
momento, o monitor (a) fica a disposição para discutir e orientar sobre as ideias
que surgem, sobre os critérios de validação da metodologia elencada, além de dar
segurança aos alunos, principalmente aqueles que possuem maior dificuldade.
Resultados: Até o presente momento, a monitoria instalada na disciplina de Pesquisa
Quantitativa no ano de 2019 vêm se mostrando de grande importância no que diz
respeito ao acompanhamento e aconselhamento dos discentes, contribuindo para
a formação de conhecimento e acarretando em desfechos positivos nas avaliações
dentro da disciplina, proporcionando um aproveitamento acadêmico mais eficaz.
Importância: Tendo sua ementa voltada para os métodos e técnicas da pesquisa
científica e bioestatística, os desenhos experimentais usuais na Ciência do Esporte e
Educação Física, bancos de dados e processamento de rotinas em software estatístico
livre (BIOESTAT) fazem parte da rotina de atividades de ensino. Por relato dos alunos
e resultados referendados pelo professor orientador, a presença de monitor tem se
tornando extremamente necessária para o efetivo alcance dos objetivos da disciplina
na capacitação do futuro Bacharel em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-05-20

Como Citar

SILVA, C. D. da .; PIMENTA, A. O. S. . Projeto de monitoria na disciplina de Pesquisa Quantitativa em Educação Física. Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/47835. Acesso em: 5 dez. 2025.