Influência do EDTA 17% como solução de limpeza do espaço do pino após a utilização de diferentes cimentos endodônticos
Palavras-chave:
EDTA, Pino de fibra de vidro, EugenolResumo
A perda de retenção de pinos de fibra de vidro tem sido relatada quando o eugenol é utilizado como cimento obturador radicular, em virtude dos efeitos deletérios que apresenta sobre a resina composta. Pouca informação existe na literatura em relação aos protocolos de limpeza a serem adotados. O objetivo deste trabalho é avaliar a resistência de união entre um pino de fibra de vidro e a dentina radicular após a aplicação do EDTA 17% como solução de limpeza do espaço do pino, em dentes obturados com diferentes cimentos endodônticos e submetidos à ciclagem mecânica. Foram selecionados 40 incisivos bovinos unirradiculares, em que as coroas foram removidas de modo que as raízes ficassem com 18 mm de comprimento. Elas foram tratadas e obturadas endodonticamente e em seguida os canais foram desobstruídos em 12 mm. Posteriormente, as raízes foram divididas aleatoriamente em quatro grupos, de acordo com o cimento obturador e o protocolo de limpeza do espaço para pino utilizado: OZE + SORO (G1), OZE + EDTA (G2), AH PLUS + SORO (G3), AH PLUS +| EDTA (G4). Os pinos de fibra foram preparados e cimentados com cimento resinoso e foi realizada a reconstrução coronária, ciclagem mecânica e o teste Push-out. Os valores foram submetidos à análise estatística descritiva (média e desvio padrão) e inferencial, mediante o teste paramétrico ANOVA e o teste de Tukey (8-0,05). Constatou-se que a resistência de união entre os diferentes grupos foi maior para G2 (9,1880,76) e G4 (8,7080,81). Quanto à análise em função dos terços radiculares, observou-se que G2 apresentou os maiores valores para a região cervical (15,1881,31) e os menores para a região apical (2,9901,35). Conclui-se que a ação do EDTA 17% como solução de limpeza foi eficaz na remoção de smear layer, aumentando a força de união do cimento resinoso à estrutura dentinária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciana Arruda Mendes de Paula, Lohara Campos de Abreu Reis, Rafael Binato Junqueira, Francielle Silvestre Verner, Rodrigo Furtado de Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Permite: Compartilhar e adaptar para qualquer propósito, exceto comercialmente.
- Requisitos: Atribuição, NonCommercial e ShareAlike (se você remixar, transformar ou criar a partir do material, deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original).