Efeito da prescrição não-supervisionada sobre o nível de prática de atividade física em adultos e idosos de Governador Valadares-MG

Autores

  • Gabriel Mendes Oliveira Universidade Fderal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • André Marques Fernandes Silva Universidade Fderal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Hiltomar Martins Oliveira Júnior Universidade Fderal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Claudia Lúcia de Moraes Forjaz Universidade Fderal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares
  • Andreia Cristiane Carrenho Queiroz Universidade Fderal de Juiz de Fora - campus avançado Governador Valadares

Palavras-chave:

Exercício físico, Sedentarismo, Doenças cardiometabólicas

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito da prescrição não supervisionada de atividade física (AF) sobre o nível de prática de atividade física em adultos e idosos na cidade de Governador Valadares. Métodos: 87 adultos e idosos (59,2÷1,5 anos, 78,16% mulheres), se submeteram a uma entrevista estruturada que continha perguntas sobre características gerais, condição de saúde prática de atividade física em diferentes contextos. Estes indivíduos receberam uma prescrição de AT de forma orientada (3 primeiras sessões) e não-supervisionada (depois sessões de treinamento). Após um período de 3 a 6 meses, os indivíduos foram questionados sobre mudanças nas práticas de atividade física. Foi realizada uma análise descritiva e os dados estão apresentados como dados individuais, média erropadrão ou percentuais. Resultados: A prevalência de sobrepeso foi 14,9% e obesidade 54%, pela circunferência de cmilurd 59% apresentam risco cardiovascular elevado, 29,8% apresentaram valores alterados de pressão arterial e de glicemia, 8%. Dos indivíduos, 86,2% praticavam AF doméstica, 31% de trabalho, 58,6% de locomoção e 56,3% de lazer. Na amostra, 45,9% foram considerados ativos. Após o período de intervenção, até o comento foram reavaliados 12 voluntários, revelando um ligeiro aumento dos minutos de atividade física semanais, de uma média de 162,5 minutos semanais para 188,75 minutos semanais, sendo que os indivíduos ativos passaram de 41,6% para 50%. Conclusão: Mesmo com a baixa adesão da etapa de reavaliação, pode-se observar um ligeiro aumento da média total de minutos semanais de atividade física moderada e/ou intensa dos indivíduos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2025-02-18

Como Citar

OLIVEIRA, G. M. . .; SILVA, A. M. F. . .; OLIVEIRA JÚNIOR, H. M.; FORJAZ, C. L. de M. . .; QUEIROZ, A. C. C. . . Efeito da prescrição não-supervisionada sobre o nível de prática de atividade física em adultos e idosos de Governador Valadares-MG . Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/rcts/article/view/46699. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2